Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA: ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):
MENEZES, IANY BESSA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada e as práticas de ensino em Arte dos professores da Educação Infantil, sendo necessário especificamente caracterizar as práticas de Arte na Educação Infantil, identificando as linguagens relacionadas com o ensino de Arte; Verificar como a formação continuada contribui para a compreensão das concepções e práticas do ensino de Arte na Educação Infantil; identificar elementos que possam caracterizar a assimilação ou a reflexão sobre o processo formativo em suas práticas de ensino, estabelecendo a relação com os conteúdos das formações realizadas pelo município. Essa relação entre formações e práticas dos professores pode contribuir significativamente para a compreensão das concepções da Arte como conhecimento, como vivência estética, fundamentada e contextualizada. Na análise de alguns elementos pertinentes a este estudo, a autonomia, a competência e a racionalidade pedagógica, situamos saberes fundamentais que podem ser utilizados pelos professores, de modo a favorecer a sua prática com crianças na sala de aula. Discutimos a necessidade da formação continuada e a compreensão de sua importância pelos professores, de modo que em sua prática possam dar sentido ao aprendizado das crianças. Para fundamentar a formação e a prática docente, tomamos como referencial teórico Pimenta (2005) e Lima (2010), Salles (2006), Imbérnon (2001), Freire (2011) e conceitos sobre formação de Arte, em autores como Fusari; Ferraz (1993), Barbosa (2008), Pilloto (2007), Picosque (1998), Kraemer (2000), que são referências para o estudo e o entendimento da Arte na escola infantil, através dos quais a formação docente foi contextualizada, bem como os estudos sobre as concepções de Educação Infantil na contemporaneidade nos documentos oficiais para a Educação Infantil. Como metodologia da pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa, pelo estudo de caso, fundamentado em Bogdan e Biklen (1994); Yin (2001); Flic (2009), entre outros autores. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas, através de observações não participantes, que resultaram em registros. Participaram do estudo, seis professores que lecionam na Educação Infantil. A coleta dos dados foi obtida durante os meses de março a novembro de 2012. O lócus da pesquisa foi a Secretaria de Educação do Município de Caucaia, na qual foram analisadas as formações ofertadas para a educação Infantil, tendo sido escolhidas para a pesquisa seis escolas; cada uma representando uma região do município de Caucaia. Por meio da análise dos dados, buscamos respostas para compreender o que os sujeitos da pesquisa buscam nas formações e como são suas práticas pedagógicas em sala de aula, tomando também como referência o reconhecimento de nossas próprias percepções acerca das formações e das práticas de Arte em salas de Educação Infantil, no contato com a docência. Consideramos como achados a falta de políticas voltadas para uma fundamentação teórica mais aprofundada e efetiva das formações e uma política de incentivo à vivência cultural do município, o que repercute em suas práticas nas escolas.
Palavras- chave: Arte, Formação Prática e Educação Infantil

Abstract:
ABSTRACT
This research had as general objective of the study was to understand the relation between the continued formation and the practical ones of education in Art of the professors of the Infantile Education, being necessary specifically to characterize the practical ones of Art in the Infantile Education, identifying the languages related with the education of Art; To verify as the continued formation contributes for the understanding of the practical conceptions and of the education of Art in the Infantile Education; to identify elements that can characterize the assimilation or reflection on the formative process in its practical of education establishing the relation with the contents of the formations carried through for the city. This relation with the contents of the formations carried through for the city. This relation between practical formations and of the professors can contribute significantly for the understanding of the conceptions of the Art as knowledge, as aesthetic, based and contextualizada experience. In the analysis of some pertinent elements to this study, the autonomy, the ability and the pedagogical rationality, we point out to know basic that they can be used by the professors in order to favor practical its with children in the classroom. We argue the necessity of the continued formation and the understanding of its importance for the professors, in way that in practical its can give sensible to the learning of the children. To base the formation and the practical professor, we take as referencial theoretician Pepper (2005) and Rasp (2010), Salles (2006), Imbérnon (2001), Freire (2011) and concepts on formation of Art, in authors as Fusari; Ferraz (1993), Barbosa (2008), Pilloto between practical (2007), Picosque (1998), Kraemer (2000) that they are references for the study and agreement of the Art in the infantile school, for which the contextualizada teaching formation, as well as the studies on the conceptions of Infantile Education in the contemporaneidade in official documents for the Infantile Education. As methodology of the research, we opt to the qualitative boarding, for the study of case, based on Bogdan and Biklen (1994); Yin (2001); Flic (2009) among others authors. The data had been collected in half-structuralized interviews, comments not participant, registers of the comments. They had participated of the study, six professors who lecionam in the Infantile Education. The collection of the data was gotten during the March months the November of 2012. Lócus of the research was the Secretariat of Education of the City of Caucaia, in which the formations offered for the Infantile education had been analyzed, six schools, one representing each region of the city of Caucaia. By means of the analysis of the data we search answers to understand what the citizens of the research search in the pedagogical practical formations and as they are its in classroom, also taking as reference the recognition of our proper perceptions concerning the formations and of the practical ones of Art in rooms of Infantile Education, in the contact with the docência. We consider as found the lack of politics directed toward a theoretical recital more deepened and effective of the formations and one politics of incentive to the cultural experience of the city, what it rees-echo in its practical in the schools.
Words key: Art, Formation, Practical and Infantile Education

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MENEZES, IANY BESSA SILVA. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA: ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1