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Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMEIRA NO BRASIL E NO CEARÁ: O ESTADO DA ARTE

Autor(es):
CRISÓSTOMO, SUN-EIBY SIEBRA GONÇALVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
No presente estudo direcionamos nosso olhar para a história da formação profissional da enfermeira no Brasil e no Ceará, analisando tal objeto investigativo através dos desdobramentos das pesquisas produzidas na área da História da enfermagem, sobre a formação da enfermeira. Objetivamos, por tanto, realizar o Estado da Arte da pesquisa sobre a História da formação da Enfermeira no Brasil e no Ceará, explorando suas tendências em temáticas investigativas, metodologias utilizadas e autores citados, visando contribuir para o campo do conhecimento na área da História da profissão. A pesquisa do tipo estado da arte, contou com uma abordagem quantitativa e também qualitativa, analisando artigos, teses, dissertações, livros e capítulos de livro. Ao examinar o quantitativo no entorno das produções sobre história da formação da enfermeira no Brasil, verificamos que a partir da década de 2000 houve uma elevação no número de artigos, teses, dissertações, livros e capítulos de livro, tendo se perpetuado este crescimento na década seguinte. Concluímos por meio do presente estudo que as pesquisas sobre formação profissional da enfermeira no Brasil e no Ceará tendem a apresentar temáticas investigativas relacionadas a cinco categorias, com base em seus focos temáticos: Escolas e Universidades (48%), Trajetória histórica do ensino de enfermagem (19%), Currículo (14%), Personalidades Marcantes (11%) e Ensino de enfermagem no Ceará (7%). As tendências evidenciadas nas metodologias das produções indicam o predomínio das pesquisas intituladas como sendo do tipo Histórica, Histórico-social e Histórico-documental, nos artigos, nas teses e dissertações. As pesquisas de abordagem qualitativa se sobressaem em detrimento das pesquisas de abordagem quantitativa e quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos e técnicas, foi perceptível o predomínio da análise documental, seguida pela história oral, que também esteve relacionada à análise documental e à arqueologia. Já a identificação dos principais autores referenciados nos trabalhos sinalizou o predomínio de Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Ieda de Alencar Barreira e Taka Oguisso. Evidenciamos, por fim, que apesar do aumento no quantitativo de produções sobre a história da formação profissional da enfermeira no Brasil e no Ceará, o comparativo de tais produções com outras áreas da enfermagem, revela a necessidade de maior incentivo à produção, visto que ainda existem inúmeras questões a serem respondidas e amplamente divulgadas, para que este conhecimento faça parte da formação dos profissionais da Área.
Palavras-chave: Formação. Enfermagem. História. Pesquisa.

Abstract:
ABSTRACT
In the present study we directed our look to the history of the professional training of the nurse in Brazil and Ceará, analyzing such research object through the unfolding of the research produced in the area of Nursing History, about the nurse 's education. We aim, therefore, to accomplish the State of the research of Art on the History of Nurse Training in Brazil and Ceará, exploring its trends in research themes, methodologies used and authors cited, aiming to contribute to the field of knowledge in the area of History of the profession. The kind of research called state of art used the quantitative and qualitative approach, analyzing articles, theses, dissertations, books and book chapters. By examining the number around the productions about the history of nurse education in Brazil, we find that from the decade of 2000 there had been an increase in the number of articles, theses, dissertations, books and book chapters, and this growth has been perpetuated in the following decade. We conclude from the present study that researches on nursing professional training in Brazil and Ceará tend to present research topics related to five categories, based on their thematic focus: Schools and Universities (48%), Historical trajectory of nursing education (19%), Curriculum (14%), Higher Personalities (11%) and Nursing Education in Ceará (7%). The trends evidenced in the methodologies of productions indicate the predominance of the researches titled as Historical, Social-historycal and Documentary-historycal, at the articles, theses and dissertations. Qualitative approach research stands out to the detriment of quantitative and quali-quantitative approach. As for the procedures and techniques, it was observed the predominance of documental analysis, followed by oral history, which was also related to documentary analysis. But the identification of the main authors referenced in the works signaled the predominance of Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Ieda de AlencarBarreira and Taka Oguisso. Finally, we point that despite the increase in the number of productions on the history of professional training in Brazil and Ceará, the comparison of such productions with other areas of nursing reveals the need for greater incentive to production, whereas there are many questions to be answered and widely disseminated so that this knowledge is part of thetraining of professionals in the Area.
Keywords: Training. Nursing. History. Search.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CRISÓSTOMO, SUN-EIBY SIEBRA GONÇALVES. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMEIRA NO BRASIL E NO CEARÁ: O ESTADO DA ARTE. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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