Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: UMA NECESSIDADE ONTO-HISTÓRICA PARA ALÉM DA PARTICULARIDADE DO CAPITAL

Autor(es):
OLIVEIRA, ROGÉRIO PAES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A  Educação  Física  brasileira  passou  e  passa  por  inúmeras  transformações  do  seu  sentido  e 
significado  durante  o  processo  histórico,  estando,  predominantemente,  em  última  instância, 
sempre atrelado aos interesses da reprodução do capitalismo.  Tendência que foi criticada no 
final da década de 1980 e início da década de 1990 com a culminância na obra do coletivo de 
autores  (1992)  e  uma  reação  conservadora  e  reacionária,  em  seguida,  com  a  criação  do 
Conselho Federal de Educação Física e seus conselhos regionais (1994). É a serviço da classe 
dominante  que  a  Educação  Física  passa  a  ser  obrigatória  em  alguns  momentos  que 
influenciam  os  intelectuais  da  área  a  buscar  uma  justificativa  para  sua  presença  na  escola, 
sempre  questionada  de  tempo em tempo por seu papel direto na nova forma de acumulação 
capitalista.  Diferentemente  de  uma  defesa  corporativista,  esse  trabalho  busca  debater  a 
necessidade da Educação Física na escola, enquanto complexo necessário para a reprodução
social  e,  portanto,  partícipe  da  formação  humana.  Na  busca  de  uma  análise  comprometida 
com  os  interesses  da  classe  trabalhadora,  nossas  análises  se  deram  alicerçados  nos 
pressupostos  teóricos,  filosóficos  e  metodológicos  do  materialismo  histórico  fundados  por 
Karl  Marx  e  Friedrich  Engels,  além  de  outros  autores  da  tradição  marxista,  como  Gyorgy 
Lukács. Dos estudos realizados, chegamos  a seguinte  conclusão: a produção da existência é  a 
chave  para  compreendermos  a  essência  histórica  e  provisória  do  ser  social,  em  que  ele  é 
produto  de  sua  própria  atividade  metabólica  com  a  natureza  mediante  as  circunstâncias 
histórico-concretas,  fato  que  o  torna  diferente  dos  demais  animais  e  se  desenvolvem
atividades exclusivamente humanas, como é o caso da Educação Física.  Na ação metabólica 
do trabalho é necessário que o ser social tenha sob seu controle as ações corporais, ou seja, as 
capacidades  corporais  (físicas  e  espirituais).  A  Educação  Física  é  um  complexo  produzido 
pela  atividade  vital  humana  e  presente  também  nessa  atividade,  nesse  sentido,  sempre  os 
homens necessitarão para se reproduzirem ter sobre o seu controle os elementos presentes no 
complexo da Educação Física e, por conseguinte, a presença da Educação Física na escola não 
é um debate epistemológico, de obrigatoriedade formal ou de uma legitimidade abstrata, pelo 
contrário, a Educação Física é uma necessidade ontológica na formação humana.
Palavras-chave:  Educação  Física.  Capacidades  Corporais.  Ontologia  do  Ser  Social. 
Materialismo Histórico.

Abstract:
ABSTRACT
The Brazilian Physical  Education passed  and  goes through numerous transformations of its 
meaning and meaning during the historical process, being predominantly, in the last instance, 
always tied to the interests of the reproduction of capitalism. This trend  was criticized in the 
late 1980s and early 1990s with the culmination in the work of the authors collective (1992) 
and a conservative and reactionary reaction, followed by the creation of the Federal Council 
of Physical Education and its advice (1994). It is at the service of the ruling class that Physical 
Education becomes compulsory in some moments that influence the intellectuals of the area 
to seek a justification for their presence in school, always questioned from time to time by 
their direct role in  the new form of capitalist accumulation. Unlike a corporatist defense, this 
work seeks to debate the need of Physical Education in school, as a complex necessary for 
social  reproduction  and,  therefore,  a  participant  in  human  formation.  In  the  search  for  an
analysis  committed  to  the  interests  of  the  working  class,  our  analyzes  were  based  on  the 
theoretical, philosophical and methodological assumptions of historical materialism founded 
by Karl Marx and Friedrich Engels, and other authors of the Marxist tradition, such as Gyorgy 
Lukács. From the studies carried out, we arrive at the following conclusion: the production of 
existence is the key to understanding the historical and provisional essence of the social being, 
in which it is the product of its own metabolic activity with nature through concrete historical 
circumstances, makes it different from other animals and only human activities are developed, 
such  as  Physical  Education.  In  the  metabolic  action  of  work  it  is  necessary  that  the  social 
being  has  under  his  control  the  bodily  actions,  that  is,  the  bodily  capacities  (physical  and 
spiritual). Physical Education is a complex produced by human vital activity and also present 
in this activity, in this sense, men will always need to reproduce to have over their  control the 
elements  present  in  the  complex  of  Physical  Education  and,  therefore,  the  presence  of 
Physical Education in the school is not an epistemological debate, of formal obligatoriness or 
of an abstract legitimacy, on the contrary, Physical Education  is an ontological necessity in 
human formation.
Keywords:  Physical Education. Body Capabilities. Ontology of the Social Being.  Historical 
Materialism. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, ROGÉRIO PAES DE. A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: UMA NECESSIDADE ONTO-HISTÓRICA PARA ALÉM DA PARTICULARIDADE DO CAPITAL. 2018. 196 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1