RESUMO
O Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência - Le@d desenvolve e
aplica cursos EAD para formação de programadores, nos quais os conteúdos são adaptados para
Pessoas com Deficiência(PCD). Durante a aplicação do curso, foi possível perceber a dificuldade
que alunos surdos e deficientes auditivos (SDA) tinham para desenvolver e evoluir seus códigos.
Decidiu-se, então, analisar o desempenho de alunos SDA e ouvintes (não SDA) durante a tarefa
de depuração de um código Java. Os resultados mostraram que programadores SDA têm mais
dificuldade para desempenhar essa tarefa, sendo esta dificuldade atenuada quando utilizado um
depurador visual. Por esta razão, decidiu-se propor o Java Accessible Debugguer(JAD), um
depurador visual acessível. Ele, utiliza-se do conceito de interfaces metafóricas, apropriando-se
de simbolos e sinais do trânsito para auxiliar no processo de depuração e evolução de código.
Experimentos aplicados ao JAD, mostrou que sua utilização pode proporcionar as mesmas
oportunidades de aprendizado e evolução de código para SDA e não SDA, tornando SDA mais
competitivos para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Surdos. Deficientes auditivos. Depurador. Acessibilidade. Usabilidade.
Interfaces Metafóricas