Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ

Autor(es):
OLIVEIRA, ANTONIO IVANILO BEZERRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
ESUMO
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como foram constituídos os saberes que são mobilizados pelos professores de História, integrantes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, com a utilização do cinema em suas práticas pedagógicas. Para tanto, foram estabelecidas as seguintes categorias de análises: Ensino de História e Cinema; Saberes e Práticas Docentes e Formação de Professores. Foram relevantes os estudos de Napolitano (2013); Guimarães (2012); Bittencourt (2011); Tardif (2011); Mocellin (2009); Nóvoa (2009); Monteiro (2007); Gauthier (1998); Ferro (1992) dentre outros. Em relação à metodologia adotada para o alcance de nosso objetivo, fizemos a opção pela investigação, de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, cujo público-alvo foi, de forma amostral, professores de História do quadro efetivo da Rede Municipal de Fortaleza, que atuam nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Portanto, o nosso estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para a análise das entrevistas, foi utilizado o Método de Interpretação dos Sentidos proposto por Gomes e Minayo (2015). O recorte temporal da investigação foi o ano de 2016, entre os meses de agosto e setembro. A pesquisa evidenciou que a formação de professores ainda se encontra distante da realidade das escolas e que os saberes disciplinares se sobressaem aos saberes da experiência, o que leva os professores egressos desses cursos a constituírem os saberes da docência somente quando já estão no exercício da atividade profissional, em uma espécie de “susto”, conforme relatado por um de nossos sujeitos. No que se refere às práticas de ensino de História com o uso dos filmes do cinema, constatamos que a formação de professores – tanto a inicial quanto a continuada – pouco contribuiu para esse processo. Também foi evidenciado que os professores da Rede Municipal de Fortaleza, que se constituem sujeitos desta investigação, atentam para os pressupostos teórico-metodológicos estabelecidos pelos especialistas para o uso do cinema e que os saberes mobilizados em suas práticas foram constituídos, em grande parte, quando ainda eram alunos da educação básica ou do ensino superior ao observarem seus professores utilizarem esse recurso didático. Concluímos que as práticas de nossos sujeitos com o uso do cinema não se resume à reprodução de práticas de seus antigos professores, mas que foram constituídas através dos processos de reflexão na e sobre a prática (NUNES, 2001), tendo em vista o contexto em que atuam, contribuindo assim para a efetivação de sua identidade profissional. (NÓVOA, 1995).
Palavras-chave: Ensino de História e Cinema. Saberes e Práticas Docentes. Formação de Professores.

Abstract:
ABSTRACT
The main purpose of this paper is to understand how the knowledge that was mobilized by of analysis were established: teaching History and movies, learning and teaching practices, and teacher training in which the studies of Napolitano (2013) Guimarães (2012); Bittencourt (2011); Tardif (2011); Mocellin (2009); Nóvoa (2009); Monteiro (2007); Gauthier (1998); History teachers, members of the Municipal Teaching Network of Fortaleza, was set up with the use of movies in their pedagogical practices. In order to do so, the following categories (1992), among others, were relevant. A qualitative research methodology was adopted to reach our goal. By using semi-structured interviews with History teachers, who were in charge of the final years of elementary school (6th to 9th year) of the Municipal Network of Fortaleza, our study is not only bibliographical but also a field research. The Method of Interpretation of Senses proposed by Gomes & Minayo (2015) was used to analyze the interviews. The temporal cut of the investigation was the year 2016, and the interviews were conducted between August and September of that year. It was also noticed that teacher training is still far from the reality of schools and that the disciplinary knowledge excels at the knowledge of experience, which leads the teachers graduated from these courses to constitute the knowledge of teaching only when they are already in their professional life, in a kind of "shock", as reported by one of our interviewees. As far as the teaching of history is concerned with the use of movies, we found that teacher training (both initial and continuing) contributed little to this process. The research showed clearly that the teachers of the Municipal Network of Fortaleza, who are the subjects of this research, consider the theoretical and methodological assumptions established by the specialists and that the knowledge mobilized in these practices were constituted, in large part, when they were still students of basic education or even higher education when they observed their teachers using this didactic resource. We conclude that their practices with the cinema are not limited to the mere reproduction of practices of their former teachers, but that these were constituted through the processes of reflection in and about the practice (NUNES, 2001), taking into account the context in which they operate, thus contributing to the realization of their professional identity (NÓVOA, 1995). Keywords: Teaching History and Cinema. Knowledge and Teaching Practices. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, ANTONIO IVANILO BEZERRA DE. ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1