RESUMO
Os saberes docentes que fundamentam os critérios de seleção do livro didático (LD) de Biologia
constituem a temática deste trabalho dissertativo. Para o seu desenvolvimento, considerou-se
que os professores reúnem os saberes provenientes de sua vida, de sua formação e de sua prática
profissional para realizar esta escolha. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa, ancorada
no paradigma interpretativo e em uma abordagem qualitativa, foi compreender como os saberes
docentes fundamentam os critérios de seleção do LD de Biologia, adotado por professores das
Escolas Estaduais de Ensino Não Profissionalizante (EEENP) de Maracanaú-CE. Os sujeitos
da investigação foram professores iniciantes (4 a 6 anos de docência) e experientes (11 a 20
anos de profissão), que lecionam Biologia nessas escolas e já participaram de, pelo menos, uma
seleção de LD. Os principais critérios para seleção do público-alvo foram: tempo de profissão,
participação em processos de seleção, tempo de atuação na mesma escola, formação inicial e
formação continuada. O método de pesquisa utilizado consistiu do Estudo de Caso Múltiplo e
as técnicas de coleta de dados empregadas foram: registros em arquivos, aplicação de
questionários (Fase exploratória), entrevista e produção de registros em notas no trabalho de
campo (Fase de aprofundamento). Para tratamento dos dados obtidos utilizou-se a Análise
Temática de Conteúdo a partir de três categorias temáticas que emergiram da fala dos
professores entrevistados: ‘Seleção do Livro Didático de Biologia na Escola’, ‘Saberes que
Fundamentam os Critérios de Seleção’ e ‘Critérios de Seleção do Livro Didático de Biologia’.
Os achados mostraram que os saberes da formação profissional e os disciplinares pouco
contribuem para a seleção do LD de Biologia. Os saberes curriculares se apresentaram como
relevantes, especialmente no que se refere à sequência dos conteúdos, no entanto, os da
experiência profissional foram apontados como os mais importantes. Evidenciou-se também
que a instabilidade profissional, a dificuldade de leitura dos alunos, a carência de recursos na
escola e a atuação das editoras, também interferem na seleção do LD. Os principais critérios
usados pelos professores nesse processo são: adequação às necessidades dos alunos e da escola;
conteúdo textual/sequência de conteúdos e elementos visuais. Identificou-se uma carência de
critérios pedagógicos e específicos do Ensino de Biologia. Estes achados indicam que as
formações inicial e contínua precisam estar focadas na prática docente, incrementando temas
do Ensino de Biologia para dar melhor suporte ao professor na seleção do LD.
Palavras-chave: Livro didático. Ensino de Biologia. Seleção de livro didático. Saberes
docentes. Critérios de seleção.