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Repositório Institucional - UECE
Título:
OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
MIRANDA, RAQUEL SALES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Os saberes docentes que fundamentam os critérios de seleção do livro didático (LD) de Biologia
constituem a temática deste trabalho dissertativo. Para o seu desenvolvimento, considerou-se
que os professores reúnem os saberes provenientes de sua vida, de sua formação e de sua prática
profissional para realizar esta escolha. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa, ancorada
no paradigma interpretativo e em uma abordagem qualitativa, foi compreender como os saberes
docentes fundamentam os critérios de seleção do LD de Biologia, adotado por professores das
Escolas Estaduais de Ensino Não Profissionalizante (EEENP) de Maracanaú-CE. Os sujeitos
da investigação foram professores iniciantes (4 a 6 anos de docência) e experientes (11 a 20
anos de profissão), que lecionam Biologia nessas escolas e já participaram de, pelo menos, uma
seleção de LD. Os principais critérios para seleção do público-alvo foram: tempo de profissão,
participação em processos de seleção, tempo de atuação na mesma escola, formação inicial e
formação continuada. O método de pesquisa utilizado consistiu do Estudo de Caso Múltiplo e
as técnicas de coleta de dados empregadas foram: registros em arquivos, aplicação de
questionários (Fase exploratória), entrevista e produção de registros em notas no trabalho de
campo (Fase de aprofundamento). Para tratamento dos dados obtidos utilizou-se a Análise
Temática de Conteúdo a partir de três categorias temáticas que emergiram da fala dos
professores entrevistados: ‘Seleção do Livro Didático de Biologia na Escola’, ‘Saberes que
Fundamentam os Critérios de Seleção’ e ‘Critérios de Seleção do Livro Didático de Biologia’.
Os achados mostraram que os saberes da formação profissional e os disciplinares pouco
contribuem para a seleção do LD de Biologia. Os saberes curriculares se apresentaram como
relevantes, especialmente no que se refere à sequência dos conteúdos, no entanto, os da
experiência profissional foram apontados como os mais importantes. Evidenciou-se também
que a instabilidade profissional, a dificuldade de leitura dos alunos, a carência de recursos na
escola e a atuação das editoras, também interferem na seleção do LD. Os principais critérios
usados pelos professores nesse processo são: adequação às necessidades dos alunos e da escola;
conteúdo textual/sequência de conteúdos e elementos visuais. Identificou-se uma carência de
critérios pedagógicos e específicos do Ensino de Biologia. Estes achados indicam que as
formações inicial e contínua precisam estar focadas na prática docente, incrementando temas
do Ensino de Biologia para dar melhor suporte ao professor na seleção do LD.
Palavras-chave: Livro didático. Ensino de Biologia. Seleção de livro didático. Saberes
docentes. Critérios de seleção.

Abstract:
ABSTRACT
The teaching knowledge that underlies the selection criteria of the Biology textbook is the
subject matter of this dissertation. For their development, it was considered that the teachers
gather the knowledge coming from their life, their formation and their professional practice to
make this choice. However, the general goal of this research, anchored in the interpretative
paradigm and in a qualitative approach, was to understand how the teaching knowledge bases
the selection criteria of Biology textbook, adopted by teachers of the State Schools of Non-
Vocational Education of Maracanaú -CE. The subjects of the research were beginner teachers
(4 to 6 years of teaching) and experienced (11 to 20 years of profession), who teach Biology in
these schools and have already participated in at least one selection of textbook. The main
criteria for selecting the target audience were time of profession, participation in selection
processes, time in the same school, initial training and continuous training. The research method
used consisted of the Multiple Case Study and the data collection techniques used were records
in files, application of questionnaires (exploratory phase), interview and records production in
field work notes (deepening phase). For the treatment of the data, the Thematic Content
Analysis was used from three thematic categories that emerged from the interviewed teachers
'speech:' Selection of the Didactic Book of Biology in the School ',' Knowledge that Grounds
the Selection Criteria 'and' Criteria Of Biology Didactic Book '. The findings showed that the
knowledge of the professional and disciplinary formation contribute little to the selection of
Biology textbook. The curricular knowledge presented itself as relevant, especially as regards
the sequence of contents, however, those of professional experience were pointed out as the
most important. It was also evidenced that the professional instability, the difficulty of reading
the students, the lack of resources in the school and the performance of the publishers, also
interfere in the selection of textbook. The main criteria used by teachers in this process are
adequacy to the needs of the students and the school; Textual content / sequence of contents
and visual elements. A lack of pedagogical and specific criteria of the Teaching of Biology was
identified. These findings indicate that the initial and continuous training needs to be focused
on the teaching practice, increasing Biology Teaching subjects to give better support to the
teacher in the selection of textbook.
Keywords: Textbook. Teaching of Biology. Selection of textbook. Teacher knowledge.
Selection criteria.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MIRANDA, RAQUEL SALES. OS SABERES DOCENTES QUE FUNDAMENTAM A SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA ADOTADO NO ENSINO MÉDIO. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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