Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO E PESQUISA: RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, COLEÇÃO ESCOLA APRENDENTE E O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS – NTPPS EM FORTALEZA, CE

Autor(es):
RODRIGUES, GEOVANIO CARLOS BEZERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A dissertação aqui apresentada versa sobre a prática dos professores de História, mediante o processo de reformulação do Ensino Médio no estado do Ceará. Desta forma, objetivamos compreender como e que mudanças podem ser identificadas nas práticas docentes dos professores de História que atuam na rede estadual de ensino, no município de Fortaleza, em escolas que vivenciam uma intervenção curricular proposta do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), no que tange a relação ensino e pesquisa. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia no paradigma Interpretativo-qualitativo. Como metodologia adotamos o Estudo de Caso, realizando a coleta de dados por meio da pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa foi à escola EEFM João Mattos, situada na região central de Fortaleza, no bairro Montese. Foram elencados seis sujeitos de pesquisa, sendo quatro professores de História (dois docentes do Ensino Médio e dois técnicos educacionais), uma professora de NTPPS, e uma representante do Instituto Aliança (responsável pela idealização do NTPPS). O marco temporal adotado para a pesquisa foi o primeiro triênio de implementação do referido Núcleo (2012-2014). A fundamentação teórica basilar se pautou em Abud (2013), Bittencourt (2013), Demo (1998), Fonseca (2011), Freinet (1974), Freire (1986; 2011a; 2011b), Gauthier (1998), Martineau (1997), Moehlecke (2012), Monteiro (2007), Pacheco (2005), Perrenoud (1999; 2000), Tardif (2002), Vieira (2002). A pesquisa mostrou que a prática dos professores de História, em relação ao ensino pela pesquisa, é desenvolvida sobre pouca influência da formação adquirida na universidade. Adotando-se os pressupostos metodológicos do protótipo curricular NTPPS e uma dicotomia entre a prática de orientação de projetos e o exercício da docência, mediante o currículo escolar. Esse processo deixa em aberto à discussão em torno de uma proposição de formação que leve em conta a perspectiva da prática pela pesquisa, no contexto da formação dos cursos de Licenciatura em História.
Palavras-chave: Prática Docente. Ensino de História. Ensino Médio. Coleção Escola Aprendente. Núcleo de Trabalho Pesquisa e ensino e Práticas Sociais.

Abstract:
ABSTRACT
The thesis presented here deals with the practice of History teachers, through high school redesign process in the state of Ceará. Thus, we aim to understand how and what changes can be identified in the teaching practices of History teachers who work in State schools, in Fortaleza city, in schools that experience a curriculum intervention proposed by Núcleo de Trabalho Pesquisa e Ensino e Práticas Sociais (NTPPS), regarding the relationship between teaching and research. The interest in the topic arises from the concern to identify the possibilities of teaching action, mediated by research, correlated between the curriculum prototype described above, and the national curricular parameters (PCNEM), as well as the State parameters (Escola Aprendente Collection). The research, of qualitative nature, rests in the interpretative - quality paradigm. The methodology adopted was the case study, performed data collection through documentary research and semi-structured interview. The locus of the research was the school EEFM João Mattos, located in the central region of Fortaleza, Montese. It was listed six research subjects, four History teachers (two high school teachers and two educational technicians), a teacher of NTPPS, and a representative of the Alliance Institute (responsible for the creation of NTPPS). The timeframe for the research was the first three years of implementation of the aforementioned NTPPS (2012-2014). The basic theoretical framework was guided in Abud (2013), Bittencourt (2013), Demo (1998), Fonseca (2011), Freinet (1974), Freire (1986; 2011a; 2011b), Gauthier (1998), Martineau (1997), Moehlecke (2012), Monteiro (2007), Pacheco (2005), Perrenoud (1999; 2000), Tardif (2002), Vieira (2002). Research has shown that the practice of history teachers, in relation to teaching by research, is built on little influence formation acquired at university. Adopting the methodological assumptions of curricular prototype NTPPS and a dichotomy between the practice of project orientation and the teaching exercise, through the school curriculum. This process leaves open the discussion around a formation proposal that takes into account the perspective of the practice by research, in the context of the formation of graduate courses in History.
Keywords: Teaching Practice. History Teaching. High School. Escola Aprendente Collection. Núcleo de Trabalho Pesquisa e Ensino e Práticas Sociais.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, GEOVANIO CARLOS BEZERRA. ENSINO E PESQUISA: RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, COLEÇÃO ESCOLA APRENDENTE E O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS – NTPPS EM FORTALEZA, CE. 2016. 250 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1