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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ARTE E GEOGRAFIA: A ANÁLISE DA PAISAGEM LITORÂNEA EM RAIMUNDO CELA

Autor(es):
ALMEIDA, KARLA MARIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A presente dissertação propõe analisar a paisagem litorânea captada através
do olhar do artista cearense Raimundo Brandão Cela, desenvolvida através de
suas obras no período entre 1929-1941. Por meio de uma leitura embasada na
iconografia da paisagem, estabeleceremos assim, a possibilidade de
efetivarmos um diálogo entre a geografia e a arte. A partir do viés centralizado
nas artes visuais, especificamente na pintura, apresentamos uma alternativa
voltada para o estudo da paisagem.Para a construção do arcabouço teórico
que fundamenta as discussões concernentes da paisagem apreendida por
Cela, e a sua representação pictórica, buscamos esteio nas concepções de
autores os quais abordam a temática da paisagem sob a ótica geográfica
cultural, admitindo a interdisciplinaridade com a arte, como uma forma para
expressar as percepções geográficas. Deste modo, almejamos a compreensão
da obra de Cela na qual caracteriza-se como um registro geográfico e cultural
de um período vivido pelo pintor na cidade de Camocim, no Ceará. A
paisagem em Cela transpassa o campo da objetividade, associado às
descrições dos objetos e das formas distribuídas em Camocim. Desta maneira,
assenta-se uma tessitura simbólica conduzindo-nos a compreender a paisagem
elaborada pelo pintor, como um fenômeno vivido. Neste contexto, a leitura das
obras de Cela escolhidas para esta pesquisa, norteada pelo conceito de
paisagem, nos revela a dimensão das experiências ocorridas no lugar que
significou um palco de manifestações na vida do artista. Com o seu olhar e
sensibilidade o pintor elege a paisagem litorânea que é constituída por seus
personagens, pelascores, movimentos, sabores, texturas, odores e sons, como
sendo aquela que representa socioespacialmente o litoral cearense, não de
maneira aleatória, mas é uma seleção justificada a partir de uma existência
envolvida na paisagem de Camocim. Portanto, neste trabalho dissertativo a
arte emerge como uma extensão das percepções do artista para com o seu
mundo, a experiência na paisagem de Camocim é então traduzida no âmbito
da representação artística, evocando as vivências socioespacias do artista.
Palavras-chave: Geografia cultural. Paisagem litorânea. Arte. Raimundo cela.

Abstract:
ABSTRACT
This thesis aims to analyze the coastal landscape captured through the eyes of
the Ceará artist Raimundo Brandão Cela, developed through his work in the
period 1929-1941. Through a reading based on the iconography of the
landscape, and will establish the possibility of making a dialogue between
geography and art. From the bias centered on the visual arts, specifically in
painting, we present an alternative focused on the study of the landscape. For
the construction of the theoretical structure framework that bases the
discussions concerning the landscape learned by Cela, and its pictorial
representation, we seek the authors' conceptions which approach the theme of
the landscape from the geographic cultural perspective, admitting
interdisciplinarity with art, as a way to express the geographical perceptions.
Thus,we aim at understanding Cela’s work in which it is characterized as a
geographic and cultural record of a period lived by the painter in the city of
Camocim, Ceará. The landscape in Cela crosses the field of objectivity,
associated with the descriptions of objects and forms distributed in Camocim .In
this way, a symbolic texture is established, leading us to understand the
landscape elaborated by the painter, as a lived phenomenon. In this context,
the reading of Cela’s work chosen for this research, guided by the concept of
landscape, reveals to us the dimension of the experiences that took place in the
place that meant a stage of manifestations in the life of the artist. With his look
and sensitivity, the painter chooses the coastal landscape that is constituted by
his characters, by the colors, movements, flavors, textures, odors and sounds,
as the one that represents socio-spatially the coast of Ceará, not in a random
way, but is a selection justified from an existence involved in the Camocim
landscape. Therefore, in this dissertative work, art emerges as an extension of
the artist's perceptions towards his world, the experience in the landscape of
Camocim is then translated into the scope of artistic representation, evoking the
artist's socio-spatial experiences.
Keywords: Cultural geography. Coastal landscape.Art. Raimundo cela.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, KARLA MARIA DA SILVA. ARTE E GEOGRAFIA: A ANÁLISE DA PAISAGEM LITORÂNEA EM RAIMUNDO CELA. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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