RESUMO
A presente dissertação propõe analisar a paisagem litorânea captada através
do olhar do artista cearense Raimundo Brandão Cela, desenvolvida através de
suas obras no período entre 1929-1941. Por meio de uma leitura embasada na
iconografia da paisagem, estabeleceremos assim, a possibilidade de
efetivarmos um diálogo entre a geografia e a arte. A partir do viés centralizado
nas artes visuais, especificamente na pintura, apresentamos uma alternativa
voltada para o estudo da paisagem.Para a construção do arcabouço teórico
que fundamenta as discussões concernentes da paisagem apreendida por
Cela, e a sua representação pictórica, buscamos esteio nas concepções de
autores os quais abordam a temática da paisagem sob a ótica geográfica
cultural, admitindo a interdisciplinaridade com a arte, como uma forma para
expressar as percepções geográficas. Deste modo, almejamos a compreensão
da obra de Cela na qual caracteriza-se como um registro geográfico e cultural
de um período vivido pelo pintor na cidade de Camocim, no Ceará. A
paisagem em Cela transpassa o campo da objetividade, associado às
descrições dos objetos e das formas distribuídas em Camocim. Desta maneira,
assenta-se uma tessitura simbólica conduzindo-nos a compreender a paisagem
elaborada pelo pintor, como um fenômeno vivido. Neste contexto, a leitura das
obras de Cela escolhidas para esta pesquisa, norteada pelo conceito de
paisagem, nos revela a dimensão das experiências ocorridas no lugar que
significou um palco de manifestações na vida do artista. Com o seu olhar e
sensibilidade o pintor elege a paisagem litorânea que é constituída por seus
personagens, pelascores, movimentos, sabores, texturas, odores e sons, como
sendo aquela que representa socioespacialmente o litoral cearense, não de
maneira aleatória, mas é uma seleção justificada a partir de uma existência
envolvida na paisagem de Camocim. Portanto, neste trabalho dissertativo a
arte emerge como uma extensão das percepções do artista para com o seu
mundo, a experiência na paisagem de Camocim é então traduzida no âmbito
da representação artística, evocando as vivências socioespacias do artista.
Palavras-chave: Geografia cultural. Paisagem litorânea. Arte. Raimundo cela.