Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DO IFCE

Autor(es):
VIEIRA, GERMANA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação apresenta uma análise da formação cidadã com relação à política de assistência
estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Como
campo empírico de investigação, foi escolhido o Campus de Morada Nova. O objetivo geral da
pesquisa é analisar a relação entre a execução da política de assistência estudantil e a formação
cidadã dos discentes da educação profissional no IFCE. Como guia da jornada, definimos três
objetivos específicos: 1). Problematizar a política de assistência estudantil como política social
de acesso e permanência no contexto dos IFs; 2). Identificar as contribuições e os desafios da
política da assistência estudantil para o desenvolvimento de uma formação cidadã no contexto
da Educação Profissionalizante; 3). Conhecer a perspectiva de servidores e estudantes sobre a
assistência estudantil e a formação cidadã. A investigação perpassa por um diálogo sobre as
categorias: Cidadania, Educação Profissionalizante e Assistência Estudantil. A perspectiva
teórica está fundamentada no método dialético marxista, considerado o ideal para esta
investigação. Como técnicas de pesquisa de campo foram utilizadas entrevistas
semiestruturadas, com o intuito de maior aproximação dos dados que obtivemos com suporte
em análises documentais. Para uma discussão teórica bibliográfica, recorremos a autores
críticos do marxismo: Marx (1996); Marx e Engels (1999); bem como marxistas
contemporâneos: Mészaros (2001) e Netto e Braz (2006); Tonet (2015); Santos e Costa (2015);
dentre outros. No quadro da crise estrutural, o capital põe em curso inúmeras medidas, cujo
interesse é intensificar os mecanismos de exploração do capital sobre o trabalho. Assim sendo,
utiliza-se da educação que ganhou numa perspectiva um caráter mercantil, intensificando o
processo de alienação, levando a criação de políticas compensatórias como forma ideológica
de tentar adequar os indivíduos de acordo com as exigências capitalistas. Nesse sentindo, a
Política de Assistência Estudantil surge como uma política educacional que se insere
diretamente nas expressões das desigualdades sociais, materiais e simbólicas, e que tem o
importante papel de contribuir com os processos formativos dos jovens, potencializando o seu
desenvolvimento humano, cultural, social e político. Concluímos nos estudos realizados que na
atual sociabilidade o conceito de cidadania é limitado e perverso, sendo os direitos dos cidadãos
vinculados aos interesses da classe burguesa. Então, mesmo em meio a tantas adversidades e
contradições presentes na política da educação, é possível organizarmos ações no interior do
IFCE, as quais permitam a formação de sujeitos revolucionários em torno da emancipação
humana. Nesse sentido, buscamos desvelar as possibilidades da assistência estudantil na
construção de uma sociedade mais equânime para os diferentes segmentos da sociedade
inseridos na política de educação.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Profissionalizante. Assistência estudantil.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation presents an analysis of the citizen education regarding the student assistance
policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). As an
empirical field of research, Morada Nova campus was chosen. The general objective of the
research is to analyze the relationship between the execution of student assistance policy and
the citizen education of professional education students at IFCE. As a guide to the journey, we
have defined three specific objectives: 1). To problematize student assistance policy as a social
policy of access and permanence in the context of FIs; 2). To Identify the contributions and
challenges of student assistance policy for the development of a citizen education in the context
of Professional Education; 3). To know the perspective of servants and students on student
assistance and citizen education. The research pervades a dialogue on the categories:
Citizenship, Professional Education and Student Assistance. The theoretical perspective is
based on the Marxist dialectical method, considered the ideal for this investigation. As field
research techniques, semi-structured interviews were used, with the aim of getting closer to the
data that we obtained with support in documentary analyzes. For a theoretical bibliographical
discussion, we appeal to critics of Marxism: Marx (1996); Marx and Engels (1999); as well as
contemporary Marxists: Mészaros (2001) and Netto and Braz (2006); Tonet (2015); Santos and
Costa (2015); among others. In the context of the structural crisis, capital has put in place
countless measures whose interest is to intensify the mechanisms for exploiting capital over
labor. Thus, the education has gained a commercial character, intensifying the process of
alienation, leading to the creation of compensatory policies as an ideological way of trying to
adapt individuals according to capitalist demands. In this sense, the Student Assistance Policy
emerges as an educational policy that is inserted directly into the expressions of social, material
and symbolic inequalities, and which has the important role of contributing to the formative
processes of young people, enhancing their human, cultural, social and political development.
We conclude from our studies that in the current sociability, the conception of citizenship is
limited and perverse, and the rights of citizens are bound to the interests of the bourgeois class.
So even in the midst of so many adversities and contradictions in the politics of education, it is
possible to organize actions within the IFCE, which allow the formation of revolutionary
subjects around human emancipation. In this sense, we seek to unveil the possibilities of student
assistance in building a more equitable society for the different segments of society inserted in
education policy.
Keywords: Citizenship. Professional Education. Student assistance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VIEIRA, GERMANA DE SOUSA. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DO IFCE . 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1