RESUMO
Esta dissertação apresenta uma análise da formação cidadã com relação à política de assistência
estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Como
campo empírico de investigação, foi escolhido o Campus de Morada Nova. O objetivo geral da
pesquisa é analisar a relação entre a execução da política de assistência estudantil e a formação
cidadã dos discentes da educação profissional no IFCE. Como guia da jornada, definimos três
objetivos específicos: 1). Problematizar a política de assistência estudantil como política social
de acesso e permanência no contexto dos IFs; 2). Identificar as contribuições e os desafios da
política da assistência estudantil para o desenvolvimento de uma formação cidadã no contexto
da Educação Profissionalizante; 3). Conhecer a perspectiva de servidores e estudantes sobre a
assistência estudantil e a formação cidadã. A investigação perpassa por um diálogo sobre as
categorias: Cidadania, Educação Profissionalizante e Assistência Estudantil. A perspectiva
teórica está fundamentada no método dialético marxista, considerado o ideal para esta
investigação. Como técnicas de pesquisa de campo foram utilizadas entrevistas
semiestruturadas, com o intuito de maior aproximação dos dados que obtivemos com suporte
em análises documentais. Para uma discussão teórica bibliográfica, recorremos a autores
críticos do marxismo: Marx (1996); Marx e Engels (1999); bem como marxistas
contemporâneos: Mészaros (2001) e Netto e Braz (2006); Tonet (2015); Santos e Costa (2015);
dentre outros. No quadro da crise estrutural, o capital põe em curso inúmeras medidas, cujo
interesse é intensificar os mecanismos de exploração do capital sobre o trabalho. Assim sendo,
utiliza-se da educação que ganhou numa perspectiva um caráter mercantil, intensificando o
processo de alienação, levando a criação de políticas compensatórias como forma ideológica
de tentar adequar os indivíduos de acordo com as exigências capitalistas. Nesse sentindo, a
Política de Assistência Estudantil surge como uma política educacional que se insere
diretamente nas expressões das desigualdades sociais, materiais e simbólicas, e que tem o
importante papel de contribuir com os processos formativos dos jovens, potencializando o seu
desenvolvimento humano, cultural, social e político. Concluímos nos estudos realizados que na
atual sociabilidade o conceito de cidadania é limitado e perverso, sendo os direitos dos cidadãos
vinculados aos interesses da classe burguesa. Então, mesmo em meio a tantas adversidades e
contradições presentes na política da educação, é possível organizarmos ações no interior do
IFCE, as quais permitam a formação de sujeitos revolucionários em torno da emancipação
humana. Nesse sentido, buscamos desvelar as possibilidades da assistência estudantil na
construção de uma sociedade mais equânime para os diferentes segmentos da sociedade
inseridos na política de educação.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Profissionalizante. Assistência estudantil.