Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
OS CINEMÕES COMO ESPAÇOS DE TENSIONAMENTO À ORDEM HEGEMÔNICA DA SEXUALIDADE NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE FORTALEZA – CE

Autor(es):
VASCONCELOS, ANA PAULA DO NASCIMENTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação visa dilucidar alguns aspectos que envolvem a produção do espaço
urbano e as sexualidades dissidentes. Têm como recorte espacial o Centro e foco
de análise os cinemões. Os cinemões, no contexto da normatividade, constituem-se
como espacialidades subversivas aglutinadoras de uma constelação de
performances de gênero e práticas sexuais masculinas. Fortaleza apresenta-se
como metrópole cujo Centro foi minando à medida que a cidade foi sendo produzida
e outras centralidades foram surgindo, como os bairros Jacarecanga, Benfica e
Aldeota; este transformou-se em principal espaço de moradia, lazer e consumo da
elite. O Centro, que dantes concentrava os espaços mais sofisticados da cidade e as
melhores salas de cinema, foi sendo desvalorizado. Com o processo de
metropolização a partir da década de 1970 e o surgimento dos shoppings, o Centro
efetivou-se como atrativo para pessoas de classe social baixa. Também foram
ganhando visibilidade, neste local, as boates gays, as casas de prostituição e as
saunas. As salas de cinema tradicionais foram fechando as portas ou reproduzindo
filmes pornôs. Mas é a partir sobretudo dos anos 1990 que os cinemões ganham
visibilidade no Centro, fazendo parte do circuito erótico da cidade. A pesquisa tem
como grupo focal os homens que fazem sexo com homens; e os homens gays. O
objetivo é compreender de que forma as espacialidades dos cinemões no Centro de
Fortaleza - CE constituem-se em tensionamentos à ordem hegemônica da
sexualidade na produção do espaço urbano. Para tanto, é traçado um panorama
sobre o percurso da pesquisa e as escolhas teórico-metodológicas. As noções
fundamentais postas são: Espaço urbano; Poder e Micropolítica; Sexualidade e
Gênero; Sujeito e Subjetividade; e Heteronormatividade com nexo na produção do
espaço para tornar compreensível o entendimento da relação Espaço e
Sexualidade. São resgatados alguns aspectos da urbanização da cidade e o seu
caráter higienista para ter a ideia da desvalorização e do imaginário de espaços e
pessoas decadentes. O exercício teórico-metodológico tem como base as propostas
pós-estruturalistas alinhadas, principalmente, às ideias da geógrafa Dorren Massey,
para quem a multiplicidade, a coetaneidade e o devir fazem parte da abordagem
geográfica que possa vir a desconstruir as histórias únicas dos lugares.
Palavras-chave: Espaço urbano. Centro. Sexualidade. Cinemão.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation aims to elucidate some aspects that involve the production of urban
space and dissident sexualities. They have as spatial clipping the city centre and the
focus of analysis the cinemões. (Porn cinemas, where gay man, most of them, go to
satisfy sexual desires). The ‘Cinemões’, in the context of normality, constitute as
subversive spatiality agglutinative of a constellation of gender performances and
masculine sexual practices. The city of Fortaleza presents itself as a metropolis
whose centre was undermining as the city was being produced and other centralities
were emerging, such as the neighbourhoods Jacarecanga, Benfica and Aldeota, this
became the main space for housing, leisure and consumption of the elite. The centre,
which formerly concentrated the most sophisticated spaces of the city and the best
cinemas, was devaluated. With the process of metropolisation from the 70’s and the
emergence of the malls, the centre was effective as an attraction for people of lower
social class. Gay nightclubs, houses of prostitution and saunas were also gaining
visibility. The traditional cinema rooms have been closed the doors or played porn
movies. But it is, especially since the 90's that the ‘cinemões’ gain visibility in the
centre, being part of the erotic circuit of the city. The research focuses on the group
of men who have sex with men and gay men. The objective is to understand how the
spatialities of cinemas in the Centre of Fortaleza-CE, constitute tensions to the
hegemonic order of sexuality in the production of the urban space. For this purpose,
an overview is presented on the course of the research and the theoretical and
methodological choices. The fundamental notions are: Urban space; Power and
Micropolitics; Sexuality and Gender; Subject and Subjectivity; and Heteronormativity
with nexus in the production of the space to make comprehensible the understanding
of the relation Space and Sexuality. Some dimensions of urbanization of the city and
its hygienist character are rescued for the idea of devaluation and imagination of
spaces and decadent people. The theoretical and methodological exercise is based
on post-structural assessments, especially the ideas from geographer Dorren
Massey, for whom multiplicity, coetaneity and advent are part of the geographical
approach that may deconstruct the unique histories of places.
Keywords: Urban spaces. Centre. Sexuality. Cinemão.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VASCONCELOS, ANA PAULA DO NASCIMENTO. OS CINEMÕES COMO ESPAÇOS DE TENSIONAMENTO À ORDEM HEGEMÔNICA DA SEXUALIDADE NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE FORTALEZA – CE. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1