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Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IFCE CAMPUS CANINDÉ: UMA ANÁLISE DO AUXÍLIO FORMAÇÃO

Autor(es):
LOPES, LUDIMILA FAÇANHA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO Este estudo objetivou analisar as contribuições da assistência estudantil no processo formativo dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Canindé, tomando como ponto de análise o auxílio formação. Além disso, pretendeu caracterizar o Programa de Assistência Estudantil no IFCE, destacando sua relação com a formação dos estudantes; caracterizar o trabalho desenvolvido com os discentes do auxílio formação no campus Canindé e compreender as concepções dos professores-orientadores e estudantes beneficiários acerca das contribuições dessa experiência no auxílio formação em sua formação inicial como professores. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso como método para o alcance dos objetivos. Nesse sentido, foram utilizados procedimentos técnicos indispensáveis para a apreensão do caso estudado, como: pesquisa bibliográfica, pesquisa e análise documental, observação e entrevistas com os professores-orientadores e estudantes beneficiários do auxílio formação. Além disso, para embasar as discussões em torno dos objetivos desta pesquisa, foram feitas reflexões teóricas em torno da política educacional brasileira, da expansão da educação superior no Brasil, da assistência estudantil e da formação de professores, utilizando autores como: Frigotto (2010), Saviani (2009), Behring e Boschetti (2008), Cunha (2004), Lima (2013), Nascimento (2013), Andrade, Santos e Cavaignac (2016), Silva e Veloso (2012), Ciavatta (2006), García (1999), Pimenta (1999), Imbernón (2011), Tardif (2014), dentre outros. Este estudo revelou que a assistência estudantil, por meio do auxílio formação, trouxe importantes contribuições para o percurso formativo dos estudantes das licenciaturas, não só no aspecto de promoção das condições de permanência, mas, principalmente, no contato com a prática docente, na identificação com o ser professor, na construção de novos conhecimentos a partir da experiência, dentre outras contribuições evidenciadas por esta pesquisa. Palavras-chave: Política Educacional. Expansão da Educação Superior. Formação de Professores. Assistência Estudantil.

Abstract:
ABSTRACT
This study aimed to analyze the contributions of student assistance in the formative process of the undergraduate students of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Canindé campus, taking as a point of analysis the training aid. In addition, it aimed to characterize the Student Assistance Program at the IFCE, highlighting its relationship with student training; characterize the work developed with the students of the training aid on the Canindé campus and understand the conceptions of the teacher-advisors and beneficiaries students about the contributions of this experience in training aid in their initial training as teachers. This research was of a qualitative nature, with case study as a method to achieve the objectives. In this sense, indispensable technical procedures to the apprehension of the case studied were used, such as: bibliographical research, research and documentary analysis, observation and interviews with the teacher-advisors and beneficiaries students of the training aid. In addition, to support discussions about the objectives of this research, theoretical reflections on Brazilian educational policy, on the expansion of higher education in Brazil, on student assistance and teacher training were made using authors such as: Frigotto (2010) , Saviani (2009), Behring and Boschetti (2008), Cunha (2004), Lima (2013), Nascimento (2013), Andrade, Santos and Cavaignac (2016), Silva e Veloso (2012), Ciavatta (1999), Pimenta (1999), Imbernón (2011), Tardif (2014), among others. This study revealed that the student assistance, through the training aid, brought important contributions to the formative route of the students, not only in the aspect of promoting the permanence conditions, but mainly in the contact with the teaching practice, in the identification with being a teacher, in the construction of new knowledge from experience, among other contributions evidenced by this research. Keywords: Educational Policy. Expansion of Higher Education. Teacher Training. Student Assistance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LOPES, LUDIMILA FAÇANHA. AS CONTRIBUIÇÕES DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IFCE CAMPUS CANINDÉ: UMA ANÁLISE DO AUXÍLIO FORMAÇÃO. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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