Título:
O SAMBA DE KIKO FREITAS
Autor(es):
MOTA, WLADIMIR CATUNDA TORRES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
RESUMO* ( Nas(práticas(interpretativas(do(samba(na(bateria,(é(comum(o(uso(de(padrões(rítmicos( consagrados( pelo( tempo.( No( entanto,( Leonardo( Francisco( de( Castro( Freitas,( conhecido( como( Kiko( Freitas,( ao( começar( a( trabalhar( com( o(músico( João(Bosco,( percebeu( que( as( músicas( desse( compositor( pediam( uma( nova( abordagem( interpretativa.(Nosso(objetivo(é:(analisar(a(técnica(utilizada(por(ele(e(demonstrar(a(sua( aplicabilidade( no( samba( através( de( duas( músicas( escolhidas.( A( natureza( deste( trabalho( é( o( de( uma( pesquisa( aplicada( segundo( PRODANOV( (2013).( Como( metodologia,(fizemos(uma(revisão(bibliográfica(pesquisando(a(palavra(samba(e(a(sua( históriai(quando(passou(a( significar(um(gênero(de(música(urbana(cariocai(quando( passou(a(ser(sinônimo(de(gênero(musical(brasileiro(por(excelênciai(e(um(breve(estudo( sobre( a( história( da( bateria( no( Brasil( e( sua( inserção( no( samba( nos( baseando( em( Franceschi((2010),(Sandroni((2010),(Tinhorão((1998i(2012i(2014)(e(Tatit((2008).(Ainda( como( revisão(bibliográfica,( também(analisamos(os( instrumentos(de(percussão(das( escolas(de(samba(e(os(ritmos(mais(usados(por(bateristas(ao(tocar(os(diversos(tipos( de(músicas(derivadas(do(samba(como:(sambapbatucado,(sambapcanção,(sambapjazz,( bossa(nova(e(partidopalto,(com(base(em(Bolão((2010),(Gomes((2008),(Nenê((2008)(e( Rocca((1986).(Para(o(estudo(de(caso,(trazemos(duas(músicas(em(que(Kiko(Freitas( participa,(apresentando(a(sua(filosofia(sobre(a(técnica(na(bateria(e(demonstrando(sua( interpretação(do(samba(nesse(instrumento.(Concluímos(que(Kiko(Freitas(retira(dos( instrumentos(de(percussão(das(escolas(de(samba(as(melodias(para(montar(os(ritmos( na(bateria.(Ademais,(devido(à(sua(técnica(no(instrumento,(outras(possibilidades(de( difícil(execução,(como(o(uso(da(melodia(do(repinique(na(mão(esquerda,(puderam(ser( incorporadas,(sendo(observadas(nas(musicas(ora(analisadas.( ( PalavrasFchave:*Samba.(Kiko(Freitas.(Bateria.( ( (
Abstract:
ABSTRACT In(interpretive(practices(on(samba(at(the(drums(it(is(customary(the(using(of(rhythmic( standards( established( over( time.(However,( Leonardo( Francisco( de(Castro( Freitas,( known( as( Kiko( Freitas,( when( first( started( working( with( João( Bosco,( came( to( a( conclusion( that( this( composer's(music( needed( another( approach( on( interpretation.( Based(on(that,(this(paper(is(justified(by(showing(new(samba(interpretative(possibilities( for(drums(developed(by(kiko(Freitas.(Therefore,(our(objective(is:(present(his(techniques( and(show(its(applicability(on(drums.(This(paper(category(is(an(applied(research(based( on( Prodanov( (2013).( The( methodology( included( a( literature( review( in( which( we( explored(where(the(word(samba(came(fromi(what(is(its(historyi(when(did(it(first(start(to( designate(a(carioca(urban(musical(genre(and(then,(when(it(became(synonymous(of( Brazilian(music(per(excellence(based(on(Franceschi((2010),(Sandroni((2010),(Tinhorão( (1998i(2012i(2014)(and((Tatit((2008).(At(the(same(time,(we(will(study(a(little(bit(about( the(history(of(drums(in(Brazil(and(its(placing(on(samba.(Continuing,(we(analyzed(all( the(samba(percussion(instruments(and(also(all(the(rhythms(used(for(drummers(in(the( derived(samba(styles(as:(sambapbatucado,(sambapcanção,(sambapjazz,(bossa(nova( and(partidopalto(based(on(Bolão((2010),(Gomes((2008),(Nenê((2008)(e(Rocca((1986).( As(a(case(study(we(brought(two(songs(performed(by(Kiko(Freitas,(demonstrating(his( technical(philosophy(and(his(interpretation(at(the(drums.(We(conclude(that(Kiko(Freitas( utilizes( the( melodies( of( the( percussion( instruments( of( samba( to( create( rhythms.( Furthermore,(due(to(his(technique(at(the(drums,(other(difficult(possibilities(could(be( added,( as( the( repinique( melody( in( the( left( hand,( being( observed( in( the( musical( analyses.( Keywords:(Samba.(Kiko(Freitas.(Bateria(
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MOTA, WLADIMIR CATUNDA TORRES. O SAMBA DE KIKO FREITAS. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82674> Acesso em: 26 de abril de 2024