Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Autor(es):
MUNIZ, VERA CRISTINA RABELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta  pesquisa  objetivou  apresentar  contribuições  da  teoria  psicológica  de  Lev 
Semionovich  Vigotski,  e  seus  colaboradores,  à  formação  do  educador.  De  caráter 
teórico-bibliográfico e documental, nosso estudo apresenta as categorias educação 
e  consciência  sob  perspectiva  vigotskiana,  reiterando  o  trabalho  como  atividade 
basilar  na  constituição  do  homem  como  ser  social,  evidenciando  assim,  a 
fundamentação  marxista  dessa  psicologia.  Nesse  sentido,  a  pesquisa  está 
alicerçada na ontologia marxiano-lukasiana, destacando como principais referenciais 
teóricos, as clássicas obras de Lukács  (2013), Marx (2013), Marx e Engels (2007, 
2008,  2009),  Vigotski  (2004,  2007,  2009,  2016)  e  Leontiev  ([s.d.],  2004),  além  de 
intelectuais  marxistas  brasileiros  como: Carmo  (2008),  Duarte  (1996,  2004,  2006),
Saviani  (1994,  2008,  2011,  2012),  Tonet  (2005,  2013,  2016)  e  Tuleski  (2008).
Inicialmente  resgata-se  o  percurso  histórico  da  educação,  da  época  primitiva  aos 
dias atuais. Prossegue-se com a contextualização do cenário da Revolução Russa 
(1917),  na  qual,  simultaneamente,  Vigotski  elaborou,  junto  a  seus  co laboradores 
Luria  e  Leontiev,  uma  psicologia  marxista.  Em  seguida,  registra-se  as  principais 
categorias do  legado vigotskiano e  realiza-se  uma  breve  análise do programa  das 
disciplinas  que  abordam  a  psicologia  no  curso  de  Pedagogia  da  Universidade 
Estadual  do  Ceará  –  UECE.  Ao  final  da  pesquisa,  depreende-se  que  a  atual 
formação docente, subserviente ao capitalismo, embota consciências, deformando e 
tolhendo  a  formação  integral  dos  sujeitos.  Por  conseguinte,  asseveramos  que  a 
teoria vigotskiana, estruturada  no materialismo-histórico, evidencia fundamentos que 
possibilitam  uma  práxis  educativa  conscientizadora,  com  ensino  sistemático  e 
intencional  dos  conceitos  científicos,  promotor  do  desenvolvimento  das  funções 
psíquicas superiores dos educandos e de uma autêntica compreensão da realidade 
objetiva, imprescindíveis a uma formação docente crítica. Destarte, ressaltando na 
educação  o  caráter  mediador  entre  os  indivíduos,  consideramos  indispensável,  na 
formação  do  professor  atual,  a  apropriação  de  elementos  que  p roporcionem  ao 
sujeito  uma  possível  elevação  de  sua  consciência,  almejando,  dessa  forma,  a 
superação das relações dicotômicas estruturais instauradas.
Palavras-chave: Educação. Consciência. Vigotski. Formação crítica do educador.

Abstract:
ABSTRACT
This  research  aimed  to  present  contributions  from  Lev  Semionovich  Vygotsky 
psychological  theory  to  the  educator  formation.  Presenting  as  a  theoreticalbibliographical  and  documentary  research,  our  study  shows  education  and 
consciousness by Vygotskian perspective, reiterating  work as a basic activity in the 
constitution of man as a social being, thus evidencing the Marxist  foundation  of this 
psychology.  In  this  sense,  research  is  based  on  Marxian-Lukasian  ontology, 
highlighting  as main theoretical references  the classic works of Lukács (2013), Marx 
(2013), Marx and Engels (2007, 2008, 2009), Vigotski  (2004, 2007, 2009, 2016) and 
Leontiev  ([s.d.], 2004),  in addition  to  Brazilian  Marxist  intellectuals  such  as:  Carmo 
(2008), Duarte (1996, 2004, 2006), Saviani (1994, 2008, 2011, 2012), Tonet (2005, 
2013, 2016) and Tuleski (2008). Initially the historical course of education  is rescued
from  the  primitive  to  the  present  day.  The  Russian  Revolution  (1917)   scenario 
contextualization continues, in which, at the same time,  Vygotsky developed, along 
with  his  collaborators  Luria  and  Leontiev,  a  Marxist  psychology.  Then  the  main 
categories of vigotskian legacy are registered and  is carried out  a brief analysis of 
disciplines  program  that  approach  the  psychology  in  Pedagogical  course  of  State 
University of Ceará  -  UECE.  At the end of the research, it was concluded that the 
current  teacher  training,  subservient  to  capitalism,  dulls  consciousness,  deforming 
and  hindering  the  integral  formation  of  subjects.  Therefore,  we  affirm  that  the 
Vygotskian  theory,  structured  in  historical  materialism,  reveals  fundamentals  that 
enable a conscientious educational practice, with systematic and intentional teaching 
of  scientific  concepts,  promoting  the  development  of  students'  higher  psychic 
functions and a truly understanding of objective reality, essential for critical training of 
teachers.  Hence,  emphasizing  the  mediating  character  among  individuals  in 
education, we consider it indispensable, in the formation of the current teacher, the 
appropriation of elements that provide the subject with a possible elevation of his/her 
conscience, aiming at overcoming dichotomous structural relations pre-established.
Keywords: Education. Consciousness. Vigotski. Educator formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MUNIZ, VERA CRISTINA RABELO. EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA EM VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1