RESUMO
Esta pesquisa objetivou apresentar contribuições da teoria psicológica de Lev
Semionovich Vigotski, e seus colaboradores, à formação do educador. De caráter
teórico-bibliográfico e documental, nosso estudo apresenta as categorias educação
e consciência sob perspectiva vigotskiana, reiterando o trabalho como atividade
basilar na constituição do homem como ser social, evidenciando assim, a
fundamentação marxista dessa psicologia. Nesse sentido, a pesquisa está
alicerçada na ontologia marxiano-lukasiana, destacando como principais referenciais
teóricos, as clássicas obras de Lukács (2013), Marx (2013), Marx e Engels (2007,
2008, 2009), Vigotski (2004, 2007, 2009, 2016) e Leontiev ([s.d.], 2004), além de
intelectuais marxistas brasileiros como: Carmo (2008), Duarte (1996, 2004, 2006),
Saviani (1994, 2008, 2011, 2012), Tonet (2005, 2013, 2016) e Tuleski (2008).
Inicialmente resgata-se o percurso histórico da educação, da época primitiva aos
dias atuais. Prossegue-se com a contextualização do cenário da Revolução Russa
(1917), na qual, simultaneamente, Vigotski elaborou, junto a seus co laboradores
Luria e Leontiev, uma psicologia marxista. Em seguida, registra-se as principais
categorias do legado vigotskiano e realiza-se uma breve análise do programa das
disciplinas que abordam a psicologia no curso de Pedagogia da Universidade
Estadual do Ceará – UECE. Ao final da pesquisa, depreende-se que a atual
formação docente, subserviente ao capitalismo, embota consciências, deformando e
tolhendo a formação integral dos sujeitos. Por conseguinte, asseveramos que a
teoria vigotskiana, estruturada no materialismo-histórico, evidencia fundamentos que
possibilitam uma práxis educativa conscientizadora, com ensino sistemático e
intencional dos conceitos científicos, promotor do desenvolvimento das funções
psíquicas superiores dos educandos e de uma autêntica compreensão da realidade
objetiva, imprescindíveis a uma formação docente crítica. Destarte, ressaltando na
educação o caráter mediador entre os indivíduos, consideramos indispensável, na
formação do professor atual, a apropriação de elementos que p roporcionem ao
sujeito uma possível elevação de sua consciência, almejando, dessa forma, a
superação das relações dicotômicas estruturais instauradas.
Palavras-chave: Educação. Consciência. Vigotski. Formação crítica do educador.