RESUMO
A Avaliação Psicológica é uma área de plena relevância para a Psicologia e o
desenvolvimento do seu ensino tem se modificado ao longo dos anos para enfrentar déficits
na formação inicial do profissional. O que se tem percebido é um aumento no número de
Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Psicologia e, por isso, é importante
investigar se as formações nessas instituições contemplam a complexidade envolvida nessa
área. Além desse ponto, é relevante conhecer quem são esses professores formadores e
investigar se os mesmos tiveram uma formação voltada para atuarem como docentes . Para
conhecer esse panorama, o intuito dessa pesquisa foi analisar o funcionamento e as condições
estruturais disponibilizadas para o ensino de Avaliação Psicológica nos cursos de Psicologia
das Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. Para alcançar esse objetivo, foi feito o
contato com os coordenadores das 10 instituições com o curso de Psicologia reconhecido pelo
Ministério da Educação e, posteriormente, foi realizado o contato com os professores da área
de Avaliação Psicológica para coletar os dados da pesquisa. Foi obtida a autorização de
coordenadores de oito instituições (80%) e foi realizado o contato com 14 professores. Os
instrumentos utilizados na pesquisa foram o questionário para ser respondido pelos
professores, o roteiro de observação das Instituições de Ensino Superior que foi seguido pelo
pesquisador e os planos de ensino das disciplinas de Avaliação Psicológica das instituições.
Com os dados foram realizadas análises de estatística descritiva com o programa Microsoft
Excel 2010 e para auxiliar no processamento dos dados foi utilizado o software IRAMUTEQ
para realizar análises textuais dos tipos nuvem de palavras e análise de similitude . Foi
possível constatar que 12 professores (85,70%) eram do sexo feminino, seis professores
(42,85%) tinham como titulação máxima o doutorado e todos tinham prática na área de
Avaliação Psicológica. O conteúdo de testes psicológicos foi lembrado por 10 professores
(76,90%) como importante para ser ensinado e todos os professores reconheceram a
importância dos testes psicológicos atenderem às qualidades psicométricas para serem
autorizados para utilização. Foi percebido que existe uma grande variedade na nomenclatura
das disciplinas, todas as instituições guardavam os instrumentos psicológicos em armários
trancados e duas instituições (25%) possuíam testoteca. Os resultados foram discutidos e
perceberam-se avanços no ensino da área de Avaliação Psicológica.
Palavras-chave: Avaliação psicológica. Ensino da psicologia. Formação de professores.
Formação do psicólogo. Instituições de ensino superior.