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Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NAS INSTITUIÇÕES NO CEARÁ: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autor(es):
GOMES, GABRIEL VITOR ACIOLY

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A  Avaliação  Psicológica  é  uma  área  de  plena  relevância  para  a  Psicologia  e  o
desenvolvimento do  seu  ensino tem se modificado ao longo dos anos para enfrentar déficits 
na  formação  inicial  do  profissional.  O  que  se  tem  percebido  é  um  aumento  no  número  de 
Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Psicologia e, por isso, é importante 
investigar  se  as  formações  nessas  instituições  contemplam a  complexidade envolvida  nessa 
área.  Além  desse  ponto,  é  relevante  conhecer  quem  são  esses  professores  formadores  e 
investigar  se  os  mesmos  tiveram  uma  formação  voltada  para  atuarem  como  docentes .  Para 
conhecer esse panorama, o intuito dessa pesquisa foi analisar o  funcionamento e as condições 
estruturais disponibilizadas para o  ensino de Avaliação Psicológica nos cursos de Psicologia 
das Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. Para alcançar esse objetivo, foi feito o 
contato com os coordenadores das 10 instituições com o curso de Psicologia reconhecido pelo 
Ministério da Educação e, posteriormente, foi realizado o contato com os professores da área 
de  Avaliação  Psicológica  para  coletar  os  dados  da  pesquisa.  Foi  obtida  a  autorização  de 
coordenadores  de  oito  instituições  (80%)  e  foi  realizado  o  contato  com  14  professores.  Os 
instrumentos  utilizados  na  pesquisa  foram  o  questionário  para  ser  respondido  pelos 
professores, o roteiro de observação das Instituições de Ensino Superior que foi seguido pelo 
pesquisador e os planos de ensino das disciplinas de Avaliação Psicológica das instituições.
Com os dados foram realizadas análises de estatística descritiva  com o programa  Microsoft 
Excel 2010 e  para auxiliar no processamento dos dados foi  utilizado o  software  IRAMUTEQ
para  realizar  análises  textuais  dos  tipos  nuvem  de  palavras  e  análise  de  similitude .  Foi 
possível  constatar  que  12  professores  (85,70%)  eram  do  sexo  feminino,  seis  professores 
(42,85%)  tinham  como  titulação  máxima  o  doutorado  e  todos  tinham  prática  na  área  de 
Avaliação  Psicológica.  O  conteúdo  de  testes  psicológicos  foi  lembrado  por  10  professores 
(76,90%)  como  importante  para  ser  ensinado  e  todos  os  professores  reconheceram  a 
importância  dos  testes  psicológicos  atenderem  às  qualidades  psicométricas  para  serem 
autorizados para utilização. Foi percebido que existe uma grande variedade na nomenclatura 
das  disciplinas,  todas  as  instituições  guardavam  os  instrumentos  psicológicos  em  armários
trancados  e  duas  instituições  (25%)  possuíam  testoteca.  Os  resultados  foram  discutidos  e 
perceberam-se avanços no ensino da área de Avaliação Psicológica.
Palavras-chave:  Avaliação  psicológica.  Ensino  da  psicologia.  Formação  de  professores. 
Formação do psicólogo. Instituições de ensino superior.   

Abstract:
ABSTRACT
The  Psychological  Assessment  is  an  area  of  full  relevance  for  Psychology  and  the 
development of its teaching has changed over the years to face deficits in the i nitial training of 
professional.  What  has  been  perceived  is  an  increase  in  the  number  of  Higher  Education 
Institutions that offer the Psychology course and, therefore, it is important to investi gate who 
are the training teachers and if the formations in these institutions contemplate the complexity 
involved in this area.  In addition to this point, it is important to know who these teachers are 
and to investigate if they have been trained to act a s  professors.  To know this panorama, the 
purpose of this research was to analyze the  functioning and the structural conditions available 
for  teaching  of  Psychological  Assessment  in  the  courses  of  Psychology  from  Higher 
Education Institutions in the state of Ceará.  To achieve this goal, contact was made with the 
coordinators  of  the  10  institutions  with a  Psychology  course  recognized  by  the  Ministry  of 
Education  and,  later,  contact  was  made  with  the  teachers  of  the  Psychological  Assessment 
area  to  collect  the  research  data.  Authorization  was  obtained  from  coordinators  of  eight 
institutions  (80%)  and  contact  was  made  with  14  teachers.  The  instruments  used  in  the 
research were the questionnaire to be answered by the  professors, the observation route of the 
Higher Education Institutions that was followed by the researcher and the teaching plans of 
the disciplines of Psychological Assessment of the institutions.  With the data were performed 
descriptive  statistics  analysis  with  the  program  Microsoft  Excel  2010  and  to  aid  in  the 
processing  of  the  data,  the  software  IRAMUTEQ  was  used  to  perform  textual  analysis  of 
cloud word and similarity analysis.  It was possible to verify that  12  teachers  (85.70%)  were 
female,  six  professors  (42.85%)  had  a  doctorate  degree  and  all  had  practice  in  the  area  of 
Psychological Assessment.  The content of psychological tests was recalled by 10  professors 
(76.90%)  as  important  to  be  taught  and  all  teachers  recognized  the  importance  of 
psychological tests to meet the psychometric qualities to be authorized for use. It was noticed 
that  there  is  a  great  variety  in  nomenclature   of  the  disciplines,  all  institutions  kept  the 
psychological  instruments  in  lockers  and  two  institutions  (25%)  had  testoteca.  The  r esults 
were discussed and progress was noted in the teaching of Psychological Assessment.
Keywords:  Psychological  assessment.  Psychology  education.  Teacher  education. 
Psychologist education. Higher education institutions.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, GABRIEL VITOR ACIOLY. ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NAS INSTITUIÇÕES NO CEARÁ: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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