Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA

Autor(es):
DOMICIANO, ROSANI DE LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO 
O trabalho intitulado “Possibilidades e Desafios na Construção da Práxis Pedagógica 
dos  Professores  do  Curso  de  Pedagogia  da  URCA”,  está  inserido  na  linha  de 
pesquisa (A) formação, didática e trabalho docente no núcleo temático (1) didática, 
saberes  docentes  e  práticas  pedagógicas,  do  Programa  de  Pós-Graduação  em 
Educação  –  PPGE/UECE,  com  o  objetivo  de  “Compreender  os  desafios  e 
possibilidades  da  relação  teoria-prática  na  prática  de  professores  de  Didática  e 
Estágio do Curso de Pedagogia da  URCA, tendo em vista a práxis”.  A pesquisa é 
fruto  de  inquietações  a  partir  das  experiências  vivenciada s  na  docência  na 
universidade,  na qual nos  questionamos como os professores de Didática  e Estágio 
do Curso de Pedagogia da URCA estabelecem a relação teoria-prática (práxis)  no
desenvolvimento  da  sua  prática  pedagógica.  Nossa  metodologia  teve  como 
paradigma  o  enfoque  sociocrítico  fundamentado  na  teoria  crítica  de  natureza 
histórica  e  dinâmica,  a  abordagem  é  de  cunho  qualitativo,  pois  tratamos  da 
percepção de sujeitos histórico e sociais, o método abordado foi o estudo de caso, 
sustentado  na  perspectiva  de  Yin  (2005),  que  é  uma  pesquisa  empírica  que 
investiga um fenômeno contemporâneo dentro do   seu contexto da vida real. Para a 
coleta  e  análise  dos  dados  utilizamos  a  análise  documental  do  Projeto  Político 
Pedagógico e entrevistas semiestruturadas  na forma de relatos com os professores 
de  Didática  e  Estágio  Supervisionado  do  Curso  de  Pedagogia  da  URCA.  O 
tratamento de dados foi a análise de conteúdo temática defendida por Bardin (1979). 
Os resultados possibilitaram perceber que o Projeto Político Pedagógico propõe uma 
formação  pautada  na  articulação  entre  teoria  e  prática,  na  perspectiva  de  uma 
educação a partir de uma práxis emancipatória e transformadora, tendo como eixo 
central  o  desenvolvimento  do  pensamento  crítico.  Percebemos  que  os  docentes 
possuem  suas  concepções  sobre  a  práxis  e  percebem  a  necessidade  da  sua 
construção,  porém  reconhecem  que  existem  inúmeros  desafios  que  precisam  ser 
superados,  partindo  de  questões  estruturais,  pedagógicas  e  curriculares,  mas 
também  indicam  possibilidades  de  construção  de  uma  práxis  por  meio  de 
experiências que podem ser exitosas na articulação entre teoria e prática. 
Palavras-chave: Práxis. Curso de Pedagogia. Estágio Supervisionado. Didática. 

Abstract:
ABSTRACT 
The  work  entitled  "Possibilities  and  Challenges  in  the  Construction  of  the 
Pedagogical Praxis of the Teachers of the URCA Pedagogy Course" is inserted  in 
the research line (A) teaching, didactics and teaching work in the thematic core (1) 
didactic, knowledge teaching and Practices pedagogical aspects of the Postgraduate 
Program  in  Education  -  PPGE  /  UECE,  with  the  objective  of  "Understanding  the 
challenges  and  possibilities  of  the  theoretical-practical  relationship  in  the  teaching 
practice  of  the  Teachers'  Course  and  Pedagogical  Seminar  of  the  Regional 
University  of  Cariri-URCA.  In  view  of  praxis.  "The  research  is  the  result  of  a 
discomfort  with  university  teaching  experience,  in  which  we  question  how  the 
teaching  and  teaching  professors  of  the  URCA  Pedagogy  Course  establish  the 
theory-practice relationship (praxis) in the development of their pedagogical practice. 
Our  methodology  was  based  on  the  sociocritical  approach  based  on  the  critical 
theory  of  historical  and  dynamic  nature,  the  approach  is  qualitative,  once  we  deal 
with the perception of historical and social issues, the approach was the case study, 
based  on  the  perspective  of  Yin  (2005),  which  is  an  empirical  research  that 
investigates  a  contemporary  phenomenon  in  its  real -life  context.  In  order to  collect 
and analyze the data, we used the documentary analysis of the Political Pedagogical 
Project  and  semi-structured  interviews  in  the  form  of  reports  with  Teachers  and 
Supervisors  of  the  URCA  Pedagogy  Course.  Data  processing  was  the  thematic 
content analysis advocated by Bardin (1979). The results allowed to realize that the 
Pedagogical Political Project proposes a formation based on the articulation between 
theory  and  practice,  in  the  perspective  of  an  education  based  on  an  emancipatory 
and transforming praxis, having as central axis the development of critical thinking. 
We realize that teachers have their conceptions about praxis and perceive the need
for their construction, but recognize that there are many challenges that need to be 
overcome,  from  structural,  pedagogical  and  curricular  issues,  but  also  indicate 
possibilities of constructing a praxis through experiences which can be successful in 
articulating theory and practice.
Keywords: Praxis. Course of Pedagogy. Supervised internship. Didactics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DOMICIANO, ROSANI DE LIMA. POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1