RESUMO
A Educação Inclusiva presume o atendimento às diferenças de todos os alunos, em todos os
níveis, etapas e modalidades, com flexibilizações e recursos que supram os seus
impedimentos ao desenvolvimento cognitivo e socioafetivo. Assim, esta pesquisa teve como
objetivo analisar a compreensão dos professores acerca dos contributos da formação
continuada do ‗Projeto Portas Abertas para a Inclusão‘ no desenvolvimento de práticas
educativas inclusivas na escola, na realidade concreta da Rede pública Municipal de Ensino
da cidade de Fortaleza, Ceará. Os principais referenciais teóricos do estudo foram Sassaki
(1997), Mantoan (2006) e Poulin (2010), quando se tratar de inclusão de alunos com
deficiência no ensino regular. Para abordar o tema formação e o desenvolvimento profissional
de professores, apresentam-se as discussões desenvolvidas, preferencialmente, por Garcia
(1999), Imbernón (2009, 2011) e Tardif (2014). No que se refere às práticas inclusivas na
escola e na Educação Física Escolar, foram selecionados os trabalhos de Zylberberg (2007),
Rodrigues (2003; 2006) e Mendes (2014; 2015; 2016). A metodologia utilizada assentou-se
nos pressupostos da pesquisa qualitativa, delineada pelo procedimento técnico de um estudo
de caso por este favorecer uma análise holística do fenômeno investigado. O estudo foi
desenvolvido, por meio de uma entrevista realizada com 11 participantes do Projeto Portas
Abertas para a Inclusão e de uma busca documental dos Projetos Locais desenvolvidos nas
escolas. Os resultados indicaram que a formação continuada exprime princípios e dimensões
fomentadoras da constituição de uma escola verdadeiramente inclusiva. Esses princípios e
dimensões promovem uma ruptura com a concepção conservadora da escola homogênea e
possibilitam a efetivação de práticas educativas inclusivas, sobretudo, na Educação Física,
disciplina que historicamente exclui os alunos com deficiência de suas salas/quadras de aula.
As análises evidenciaram ainda, as dificuldades e limitações dos educadores em perceber as
possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiências. Assim, aponta-se como
fundamental para se efetivar a educação inclusiva no contexto educacional, a implantação de
uma política de formação continuada de professores por parte dos sistemas de ensino, de
modo a possibilitar aos docentes o desenvolvimento de estratégias que garantam educação de
qualidade e com equidade para todos os alunos, valorizando suas diferenças e estimulando sua
participação nas aprendizagens.
Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física Inclusiva. Portas Abertas para a
Inclusão. Educação Inclusiva