Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PROJETO PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Autor(es):
NUNES, FRANCISCA SUELI FARIAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A Educação Inclusiva presume o atendimento às diferenças de todos os alunos, em todos os 
níveis,  etapas  e  modalidades,  com  flexibilizações  e  recursos  que  supram  os  seus 
impedimentos ao desenvolvimento  cognitivo e socioafetivo. Assim, esta pesquisa teve como
objetivo  analisar  a  compreensão  dos  professores  acerca  dos  contributos  da  formação 
continuada  do  ‗Projeto  Portas  Abertas  para  a  Inclusão‘  no  desenvolvimento  de  práticas 
educativas inclusivas na escola, na realidade concreta da Rede pública Municipal de Ensino 
da  cidade  de  Fortaleza,  Ceará.  Os  principais  referenciais  teóricos  do  estudo  foram  Sassaki 
(1997),  Mantoan  (2006)  e  Poulin  (2010),  quando  se  tratar  de  inclusão  de  alunos  com 
deficiência no ensino regular. Para abordar o tema formação e o desenvolvimento profissional 
de  professores,  apresentam-se  as  discussões  desenvolvidas,  preferencialmente,  por  Garcia 
(1999),  Imbernón  (2009,  2011)  e  Tardif  (2014).  No  que  se  refere  às  práticas  inclusivas  na 
escola e na Educação Física Escolar, foram selecionados os trabalhos de Zylberberg (2007), 
Rodrigues (2003; 2006) e Mendes (2014; 2015; 2016). A metodologia utilizada  assentou-se 
nos pressupostos da pesquisa qualitativa,  delineada pelo procedimento técnico de um estudo 
de  caso  por  este  favorecer  uma  análise  holística  do  fenômeno  investigado.  O  estudo  foi 
desenvolvido,  por  meio de  uma  entrevista  realizada  com  11  participantes  do  Projeto  Portas 
Abertas para a Inclusão e de uma busca documental dos  Projetos Locais  desenvolvidos nas 
escolas. Os resultados indicaram que  a formação continuada  exprime princípios e dimensões 
fomentadoras  da  constituição  de  uma  escola  verdadeiramente  inclusiva.  Esses  princípios  e 
dimensões  promovem  uma  ruptura  com  a  concepção  conservadora  da  escola  homogênea  e 
possibilitam  a  efetivação  de  práticas  educativas  inclusivas,  sobretudo,  na  Educação  Física, 
disciplina que historicamente exclui os alunos com deficiência de suas salas/quadras de aula. 
As análises evidenciaram ainda, as dificuldades  e limitações dos educadores em perceber as 
possibilidades  de  aprendizagem  dos  alunos  com  deficiências.  Assim,  aponta-se  como 
fundamental para se efetivar a educação inclusiva no contexto educacional, a implantação de 
uma  política  de  formação  continuada  de  professores  por  parte  dos  sistemas  de  ensino,  de 
modo a  possibilitar  aos docentes o desenvolvimento de estratégias  que garantam educação de 
qualidade e com equidade para todos os alunos, valorizando suas diferenças e estimulando sua 
participação nas aprendizagens.
Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Física Inclusiva. Portas Abertas para a 
Inclusão. Educação Inclusiva 

Abstract:
ABSTRACT
The  Inclusive  Education  presumes  the  support  for  all  the  studants,  at  all  levels,  stages  and 
modalities, with flexibilizations and resources that overcome their impediments to cognitive 
and socio-affective development. So, this research had the objective of analyzing the teachers' 
understanding  of  the  contributions  of  the  continuous  training  of  the  ‗Open  Doors  for 
Inclusion‘ project in the development of inclusive educational practices in the school, in the 
concrete  reality  of  the  Municipal  Public  Education  Network  of  Fortaleza,  Ceará.  The  main 
theoretical references of the study were Sassaki (1997), Mantoan (2006) and Poulin (2010), 
when dealing with the inclusion of students with disabilities in regular education. In order to 
address the topic of teacher training and professional development, the discussions developed, 
preferably  by  Garcia  (1999),  Imbernón  (2009,  2011)  and  Tardif  (2014),  are  presented. 
Regarding  inclusive  practices  in  school  and  Physical  School  Education,  the  works  of 
Zylberberg  (2007),  Rodrigues  (2003,  2006)  and  Mendes  (2014,  2015,  2016)  were  selected. 
The methodology used was based on the assumptions of  the qualitative research, outlined by 
the technical procedure of a case study because it favors a holistic analysis of the phenomenon 
investigated. The study was developed through an interview with 11 participants of the Open 
Doors for Inclusion Project and a documentary search of Local Projects developed in schools. 
The  results  indicated  that  continuing  education  expresses  principles  and  dimensions  that 
foster the constitution of a truly inclusive school. These principles and dimensions promote a 
rupture  with  the  conservative  conception  of  the  homogeneous  school  and  enable  the 
realization of inclusive educational practices, above all in Physical Education, a discipline that 
historically  excludes  students  with  disabilities  from  their  classrooms.  The  analyzes  also 
revealed the difficulties and limitations of educators in perceiving the learning possibilities of 
students  with  disabilities.  Thus,  it  is  pointed  out  as  fundamental  to  actualize  the  inclusive 
education in the educational context, the implementation  of a policy of continuous training of 
teachers by the education systems, in order to enable teachers to develop strategies that ensure 
quality  education and  with equity  for all students, valuing their differences and stimulating 
their participation in learning.
Keywords:  Continuous Formation. Inclusive Physical Education. Open Doors for Inclusion. 
Inclusive Education

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NUNES, FRANCISCA SUELI FARIAS. FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PROJETO PORTAS ABERTAS PARA A INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1