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Repositório Institucional - UECE
Título:
FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA

Autor(es):
DIAS, FRANCISCO YAGO ELIAS DE CASTRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O ensino de Botânica é marcado por inúmeros problemas, dentre eles está a escassez de metodologias que permitam gerar motivação nos alunos para a via de ensino-aprendizagem. As feiras de ciências representam uma oportunidade para que os alunos apresentem o conhecimento científico produzido, constituindo uma importante estratégia de ensino alternativa ao método de ensino convencional. Desta forma, foi proposto aos alunos das disciplinas de Morfologia e Taxonomia de Criptógamas e Morfologia e Anatomia de Espermatófitas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará que preparassem material didático para compor uma feira de ciências, com conteúdo exclusivamente botânico. Assim, objetivou-se avaliar a utilização dessa estratégia alternativa de ensino, das ferramentas didáticas utilizadas e do mapa conceitual como fatores motivadores dos alunos graduandos matriculados nessas disciplinas, bem como dos alunos expectadores do colégio, para o ensino de Botânica. Foi feito um estudo de caso com caráter quanti-qualitativo. A feira ocorreu na quadra de esportes do E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, com a participação dos alunos de 9° ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Após a realização da feira, foram aplicados questionários nos alunos graduandos e nos alunos do colégio, visando coletar informações acerca da experiência vivida. Posteriormente os dados foram tabulados para serem feitas as análises quantitativas e qualitativas. Observou-se que tanto a “Feira Botânica” quanto as estratégias utilizadas nela foram ferramentas interessantes para o ensino, despertando a curiosidade dos alunos, tanto da escola quanto da graduação, pelo conteúdo. O mapa conceitual também foi classificado como uma ferramenta prática de ensino e como um excelente guia de apresentação, embora nem todos os alunos tenham construído mapas de boa qualidade. Percebeu-se que estratégias de ensino como a feira de ciências necessitam de uma série de fatores que possibilitem que ela ocorra com êxito, dentre eles a disponibilidade de recursos e o tempo hábil para executa-la. Portanto, verificou-se que tal estratégia de ensino é uma ferramenta valiosa que desperta o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, desde que haja suporte para tal, podendo servir de complemento à metodologia tradicional expositiva.
Palavras-chave: Educação básica; Modelos didáticos; Botânica; Feira de ciências.

Abstract:
ABSTRACT
Botany teaching is marked by numerous problems, among them is the lack of methodologies to generate motivation in students for teaching and learning pathway. Science Fairs is an opportunity for students to present scientific knowledge produced, representing an important alternative teaching strategy to the conventional teaching method. Thus, it was offered to the students of the subjects of Morphology and Taxonomy of Cryptogamae and Morphology and Anatomy of Spermatophytes Degree in Biological Sciences at the State University of Ceará to prepare teaching materials to compose a science fair, with only botanical content. The objective of this study was to evaluate the use of this alternative botany teaching strategy, the didactic tools and conceptual map used as motivating factors of students enrolled in these disciplines, as well as the viewers of college students. A case study with quantitative and qualitative approach was carried out. The fair took place in the sports court of E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, with participation of students from 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school. After the fair, questionnaires were applied to the students of the subjects and the college students, to collect information about the lived experience. Then, data were tabulated in order to run quantitative and qualitative analyses. It was observed that both the "Fair Botany" and the strategies used in it were interesting tools for teaching, stimulating the curiosity of both school and undergraduate students. The concept map was also classified as a practical teaching tool and as an excellent guide presentation, although not all students have built good quality maps. It was realized that teaching strategies as the science fair require a number of factors that enable it to occur successfully, including the availability of resources and the time for performing it. So it was verified that this teaching strategy is a valuable tool that arouses students' interest for the subjects and it may serve to complement traditional exhibition methodology.
Keywords: Basic Education; Didactic models; botany; Science fair.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
DIAS, FRANCISCO YAGO ELIAS DE CASTRO. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA. 2016. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

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