Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MARIA DO SOCORRO CORREIA DE ABREU BARBOSA

Autor(es):
BARBOSA, MARIA DO SOCORRO CORREIA DE ABREU

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso se constitui como um esforço que traduz o exercício de olhar o passado, para compreender melhor o presente e projetar melhor o futuro (NÓVOA, 2001). Voltar ao passado para analisar as experiências formativas vividas na família e na escola não é tarefa fácil, pois revolve terrenos que se encontram aparentemente despovoados como é o caso das lembranças mais remotas. Metodologicamente este trabalho se classifica como autobiográfico, pois sustenta-se no resgate e organização das experiências, que se encontram organizadas em três capítulos, além da introdução e das considerações finais. Dentre os autores utilizados para iluminar minhas reflexões, destaco Kishimoto (2002) que aborda a importância das experiências lúdicas para a formação das crianças e Paulo Freire (1996), trazendo discussões sobre a importância da valorização dos conhecimentos de mundo dos sujeitos. O exercício reflexivo realizado na construção deste TCC me permitiu aprender, que a teoria sem a prática é em vão, ensinar é uma arte, precisando está sempre em constante estudo, o ensino significativo é mediar os conhecimentos para que possa construir cada um sua história de vida. No final desta escrita considero que a formação do docente alia elementos da vida pessoal e profissional que ajuda no exercício da profissão.
Palavras-chave: PARFOR. Formação. Docência.

Abstract:
ABSTRACT
This course conclusion work is constituted as an effort that reflects the exercise of looking at the past to understand the present better and better plan for the future (NÓVOA, 2001). Back to the past to analyze the formative experiences in family and school is no easy task, as it revolves land that apparently lie depopulated as is the case of the most remote memories. Methodologically this work is classified as autobiographical as it is sustained in the rescue and organization of experiences, which are organized into three chapters, besides the introduction and the final considerations. Among the authors used to illuminate my reflections, I highlight Kishimoto (2002) which addresses the importance of play experiences for the formation of children and Paulo Freire (1996), bringing discussions on the importance of valuing the world of knowledge of the subjects. Reflective exercise carried out in the construction of TCC allowed me to learn, that theory without practice is in vain, teaching is an art, need is always in constant study, significant education is to mediate knowledge so you can build each of your story life. At the end of this writing I believe that the training of teaching combines elements of personal and professional life that helps in the profession. Keywords: PARFOR. Formation. Teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BARBOSA, MARIA DO SOCORRO CORREIA DE ABREU. MARIA DO SOCORRO CORREIA DE ABREU BARBOSA. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1