Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ABORDAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS COM O AUXÍLIO DOS SOFTWARES FECHE A CAIXA E A TABUADA DO DINO

Autor(es):
NEGRITO, ZÉLIA MARIA MACIEL TIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O uso do software, como recurso didático no processo ensino aprendizagem foi objeto neste
trabalho, que objetivou a abordagem das quatro operações matemáticas básicas com o auxílio
dos softwares FECHE A CAIXA e a TABUADA DO DINO, em uma turma do 4º ano do
Ensino Fundamental I. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Alto Santo,
município que compõe a região do Vale do Jaguaribe no Estado do Ceará. O trabalho foi
fundamentado teoricamente a partir das concepções dos autores: Valente (1999); Carlos
Libâneo (1999); Piletti (1985); Almeida (2012) e Vidal (2012), bem como nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Matemática (1997). Através da
abordagem metodológica quali-quantitativa foram aplicados dois questionários com questões
objetivas e subjetivas para o público-alvo. Este método teve a pretensão de diagnosticar o
estímulo à aprendizagem dos alunos, quando usaram didaticamente os softwares em questão.
Como resultado principal foi possível constatar que o uso desses softwares modificou a
estrutura do ensinar e aprender no campo de pesquisa aqui delimitado.
Palavras Chaves: Operações Matemáticas. Software Educativo.Aprendizagem.

Abstract:
ABSTRACT
The use of software as a teaching resource in the learning process was covered in this study,
which aimed to the approach of the four basic mathematical operations with the aid of
software CLOSE BOX and DINO'S multiplication tables in a class of 4th year of elementary
school . the research was conducted in a municipal school of Alto Santo, the municipality that
make up the region of the Jaguaribe Valley in the state of Ceará. The work was theoretically
grounded from the views of the authors: Valente (1999); Carlos Libâneo (1999); Piletti
(1985); Almeida (2012), Vidal (2012) and the National Curricular Parameters for Elementary
Education of Mathematics (1997). By methodological approach qualitative and quantitative
two questionnaires were applied with objective and subjective questions to the audience. This
method had the intention to diagnose stimulating students' learning when didactically used the
software in question. The main result it was found that the use of these software modified the
structure of teaching and learning in research here delimited field.
Keywords: Four basic mathematical. Software. Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
NEGRITO, ZÉLIA MARIA MACIEL TIRA. ABORDAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS COM O AUXÍLIO DOS SOFTWARES FECHE A CAIXA E A TABUADA DO DINO. 2016. 44 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1