Uma investigação acerca da prática pedagógica do uso das tecnologias da informação e comunicação pelos professores do ensino médio da Escola Estadual Deputado Joaquim de Figueiredo Correia no Município de Iracema
Autor(es):
Martins, Augusto Cézar Sandino de Moura
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Apresentamos neste trabalho uma reflexão acerca das tecnologias da educação e
comunicação, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da E.E.F.M.
Deputado Joaquim de Figueiredo Correia na cidade de Iracema, objetivando
examinar a aplicação e uso das tecnologias da informação e comunicação como
prática de ensino educativa cujas práticas procura acompanhar o desenvolvimento
técnico-científico mediante a incorporação de novos paradigmas de ensino às
abordagens já existentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo,
através da qual elencamos alguns aspectos considerados relevantes no processo de
desenvolvimento do educando com a utilização, das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC’S) na educação é um dos assuntos mais corriqueiros no âmbito
educacional. Para tanto, foram relevantes as contribuições de teóricos como:
Peixoto (1984); Andrade (1993); Valente (1996); Tavares (1999), dentre outros. A
escola citada foi o espaço onde colhemos dados importantes para conhecermos
melhor este universo, a partir da observação da vivência dos alunos e professores
que trabalham com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’S). Com
base nesta pesquisa podemos afirmar que esses novos paradigmas criados para
responder aos atuais desafios da educação, representam um grande avanço no
processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção do conhecimento
de forma mais eficaz.
Palavras-chave: Tecnologia na Educação. Ensino-aprendizagem. Informática
educativa.
Abstract:
We present in this paper a reflection on education and communication technologies,
in the teaching-learning process of the students Dep. Joaquim de Figueiredo
E.E.F.M. Belt in the city of Iracema, in order to examine the application and use of
information and communication technologies as teaching educational practice whose
practices seeks to follow the technical and scientific development by the
incorporation of new paradigms of teaching existing approaches. This is a
bibliographic and field research, through which we highlight some aspects
considered relevant in the process of developing the learner with the use of
information and communication technologies (TIC’S) in education is one of the most
common issues within education. To do so, were relevant theoretical contributions
as: Pandey (1984); Andrade (1993); Valente (1996); Tavares (1999), among others.
The school cited was the space where we reap important data to learn about the
universe, from the note of the experience of the students and teachers who work with
information and communication technologies (TIC’S). Based on this research we can
say that these new paradigms created to respond to the current challenges of
education, represent a major advancement in the teaching-learning process,
contributing to the construction of knowledge more effectively.
Keywords: Technology in Education. Teaching and learning. Educational computing.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Martins, Augusto Cézar Sandino de Moura. Uma investigação acerca da prática pedagógica do uso das tecnologias da informação e comunicação pelos professores do ensino médio da Escola Estadual Deputado Joaquim de Figueiredo Correia no Município de Iracema. 2016. 64 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1