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Repositório Institucional - UECE
Título:
USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autor(es):
COSTA, EDUARDO RAFAEL COSTA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O objetivo deste trabalho é produzir uma revisão bibliográfica das publicações acadêmicas sobre a aplicação de atividades lúdicas, incluindo jogos, no ensino de química brasileiro. Foram incluídos histórico das publicações na área, aspectos teóricos relacionados à aprendizagem, análise do papel docente no ensino, trechos da legislação que delimitam suas funções e os recursos didáticos que podem ser usados para enriquecer os momentos de aprendizagem. Em pauta estão abordados a história da aplicação de jogos educativos; as diferentes concepções que a palavra jogo recebe no Brasil; diferenciação de termos como jogo, brinquedo, atividade lúdica e brincadeira; os diferentes contextos de uso dos jogos nas aulas e suas classificações. Neste trabalho foram incluídos a apresentação de outras atividades lúdicas presentes nas obras analisadas e de sua eficácia na aprendizagem, tais como ferramentas tecnológicas, histórias em quadrinhos e músicas parodiadas. A literatura revisada mostra que os jogos podem ser empregados como ferramenta de inclusão para alunos deficientes e, dentro de outros contextos, acepção de menores infratores. Foram selecionados teses e dissertações do Banco de Teses da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICIT; artigos dos periódicos: Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Ensino de Química e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; e trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química, nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Diante da revisão trabalhada, é notável a eficácia do uso de atividades lúdicas em vários contextos da aula, tais como inserção de conteúdo, avaliação, ilustração de abstrações e modelos, contextualização e integração de disciplinas. O interesse e a motivação despertados por essa atividade aumentam a probabilidade de uma aprendizagem significativa. A análise das produções revela que o campo de pesquisa sobre o lúdico no ensino de química ainda está em estruturação e necessita de um maior aprofundamento teórico, bem como de uma melhor compreensão do potencial do lúdico, importância e necessidade de sua exploração.
Palavras-chave: Jogos de química. Ensino de química. .

Abstract:
ABSTRACT
The purpose of this work is to produce an academic literature review about the implementation of recreational activities, including games, in the Brazilian chemical education. The list of most important publications has been added, as well as, theoretical aspects of learning, teacher's role, related legislation and teaching resources to diversify classes. In this work are discussed the history of the application of educational games; the different conceptions that the game has in Brazil; differentiation of terms such as play, toy, leisure activity, and joke; how games can be used and their classification. This academic publication included the presentation of other recreational activities present in the analyzed works and their effectiveness in learning such as technological tools, comic books and parodied songs. The literature reviewed shows that games can be used as a tool of inclusion for students with disabilities and, in other contexts, inclusion of juvenile offenders. In this work are selected thesis and dissertations from database of CAPES and Digital Library of thesis and dissertations of the IBICIT; articles of journals: Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Ensino de Química and Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; and papers published in National Meetings of Chemistry Teaching, Annual Meetings of the Brazilian Society of chemistry and the National Meetings of Research in Science Education. The use of recreational activities in various contexts, such as the introduction of topics, evaluation, models of explanation, contextualization and integration of disciplines is an effective alternative. The interest and motivation aroused by this activity increase the likelihood of a meaningful learning. The analysis of the papers published shows that the field of research on the use of games in education is still in structuring and requires a greater deepening theoretical, as well as a better understanding of the potential of the playful, importance and need for their exploitation.
Keywords: Chemical games. Chemistry teaching. Teaching resources.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, EDUARDO RAFAEL COSTA DA. USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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