Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DO ORIGAMI

Autor(es):
DIAS, MARIA DA CONCEIÇÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Visando as relações entre a Geometria e o Origami, este trabalho tem como objetivo
investigar as contribuições do origami na construção de conceitos geométricos nos
anos finais do Ensino Fundamental, através da construção das dobraduras para a
apresentação dos resultados da Geometria e o uso da Geometria para justificar as
construções. Neste trabalho usei como procedimento metodológico a pesquisa
bibliográfica, que abrange a leitura, a análise e a interpretação do tema a ser
estudado, colaborando para a atualização e ampliação de conhecimentos préexistentes.
Para tal, este trabalho foi divido em três etapas: a primeira foi à
fundamentação e retrospectiva histórica da Geometria e sua relevância no ensino
aprendizagem da matemática; na segunda etapa, busquei apresentar alguns
conceitos e definições básicas da Geometria e como podem ser trabalhados através
do origami, podendo, desse modo, utilizar o origami como mais um recurso para
uma aprendizagem mais divertida e concreta; na ultima etapa deste trabalho,
apresento a análise feita, após uma triagem, de três trabalhos já publicados sobre
essa arte e sua utilização na Geometria, tendo como resultado o origami não mais
como apenas uma arte de transformar papel em imagens de bichos e formas, mas
sim um auxiliador de conhecimento com que o aluno pode colocar na prática aquilo
que foi estudado.
Palavras-chave: Origami. Geometria. Ensino Fundamental.

Abstract:
ABSTRACT
Aiming at the relationship between geometry and origami, this study aims to
investigate the origami contributions in the construction of geometric concepts in the
final years of elementary school through the construction of folding for the
presentation of the results of the geometry and the use of geometry to justify
construction. In this work used as a methodological procedure to literature, which
covers reading, analysis and interpretation of the subject to be studied, contributing
to the upgrade and expansion of pre-existing knowledge. To this end, the work was
divided into three stages: the first was the historical basis and retrospective geometry
and its relevance in the teaching and learning of mathematics; in the second stage,
sought to present some concepts and basic definitions of geometry and how they can
be worked through origami and can thus use origami as an additional resource for a
more fun and practical learning; in the last stage of this work, I present the analysis
done after a screening, three papers published on this art and its use in geometry,
resulting origami not as just an art to turn paper into pictures of animals and shapes,
but a helper of knowledge the student can put into practice what has been studied.
Keywords: Origami, Geometry, Elementary School.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
DIAS, MARIA DA CONCEIÇÃO. A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DO ORIGAMI. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1