Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso dos tic's no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental I de uma escola pública municipal em Jaguaribe-Ce

Autor(es):
Carmo, Ronaldo Adriano Silvestre do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
É importante compreender que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s)
são indispensáveis nas escolas públicas brasileiras, por se tornarem recursos
didaticopedagógicos no processo de ensino e aprendizagem das crianças,
adolescentes e adultos. O presente artigo trata de discutir o uso das TIC´s no processo
de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, em uma escola pública de
Jaguaruana-CE, na perspectiva de identificar as dificuldades de uso das TIC´s na
prática de ensino-aprendizagem para os professores do Ensino Fundamental, além de
analisar como as TIC´s poderão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos
professores; identificar as necessidades e limitações que enfrentam os professores do
ensino público no uso das TIC´s no processo de ensino aprendizagem, como ainda,
identificar as tecnologias disponíveis e acessíveis à escola pública para uso no
processo de ensino e aprendizagem dos educadores. O estudo se justificou diante a
sua contribuição para com os professores e acadêmicos que possam ter acesso as
reflexões contidas no trabalho. Para tanto, o estudo bibliográfico foi realizado mediante
acesso a artigos e periódicos disponíveis nas bibliotecas virtuais brasileiras, como
ainda contou com o subsídio de um estudo de campo realizado em uma escola pública,
na qual se submeteu professores e coordenador a entrevistas estruturadas. Assim
tornou-se possível perceber que as escolas públicas embora disponibilizando de
tecnologias para subsídio pedagógico para os professores, os mesmos não se
encontram preparados para operacionalizarem, tampouco, explorar de forma
satisfatória os referidos recursos junto aos alunos. Assim, o estudo evidencia a
necessidade de disponibilizar-se aos professores formação continuada na área das
tecnologias como forma de prepara-los para o uso das mais diversificadas TIC´s no
processo de ensino, contribuindo para a melhoria do aprendizado de seus alunos.
Assim, o estudo tornou-se relevante, tanto para minha formação quanto para a
comunidade escolar, uma vez que possibilitou a compreensão do papel da TIC na
escola e, em especial no desenvolvimento integral dos professores e alunos, através
da dinâmica relação tecnologia e conhecimento.
Palavras-chave: TIC’s. Professor. Ensino. Aprendizagem.

Abstract:
ABSTRACT
It is important to understand that Information and Communication Technologies (TIC´s)
are essential in Brazilian public schools, by becoming didactic and pedagogical
resources in the teaching and learning of children, adolescents and adults. This article
is to discuss the use of TIC’s in the teaching-learning process in primary education in a
public school in Jaguaruana-CE, in order to identify the difficulties of use of TIC in
teaching and learning practice for Teaching teachers fundamental as well as analyze
how TIC’s can assist in teaching and teacher learning process; identify the needs and
constraints facing public school teachers in the use of TIC in teaching and learning
process, but also to identify the technologies available and accessible to public school
for use in the teaching of educators process. The study on justified its contribution to
teachers and academics who can access the reflections contained in the work. Thus,
the bibliographical study was carried out by access to articles and journals available in
Brazilian online libraries, but also had the benefit of a field study in a public school,
where teachers and submitted to the coordinator structured interviews. Thus it became
possible to realize that public schools while providing technologies for teaching
allowance for teachers, they are not prepared to operationalize, either, explore the
satisfaction of those resources to the students. Thus, the study shows the need to be
made available to continuing education teachers in the area of technology as a way to
prepare them for the use of the most diverse TIC’s in the teaching process, contributing
to the improvement of student learning. Thus, the study has become relevant for both
my training, and for the school community, as it enabled the understanding of the role of
TIC’s in school and in particular in the integral development of teachers and students
through the dynamic relationship technology and knowledge.
Keywords: TIC’s. Teacher. Teaching. Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Carmo, Ronaldo Adriano Silvestre do. O uso dos tic's no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental I de uma escola pública municipal em Jaguaribe-Ce . 2016. 47 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1