O uso dos tic's no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental I de uma escola pública municipal em Jaguaribe-Ce
Autor(es):
Carmo, Ronaldo Adriano Silvestre do
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
RESUMO É importante compreender que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) são indispensáveis nas escolas públicas brasileiras, por se tornarem recursos didaticopedagógicos no processo de ensino e aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos. O presente artigo trata de discutir o uso das TIC´s no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, em uma escola pública de Jaguaruana-CE, na perspectiva de identificar as dificuldades de uso das TIC´s na prática de ensino-aprendizagem para os professores do Ensino Fundamental, além de analisar como as TIC´s poderão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos professores; identificar as necessidades e limitações que enfrentam os professores do ensino público no uso das TIC´s no processo de ensino aprendizagem, como ainda, identificar as tecnologias disponíveis e acessíveis à escola pública para uso no processo de ensino e aprendizagem dos educadores. O estudo se justificou diante a sua contribuição para com os professores e acadêmicos que possam ter acesso as reflexões contidas no trabalho. Para tanto, o estudo bibliográfico foi realizado mediante acesso a artigos e periódicos disponíveis nas bibliotecas virtuais brasileiras, como ainda contou com o subsídio de um estudo de campo realizado em uma escola pública, na qual se submeteu professores e coordenador a entrevistas estruturadas. Assim tornou-se possível perceber que as escolas públicas embora disponibilizando de tecnologias para subsídio pedagógico para os professores, os mesmos não se encontram preparados para operacionalizarem, tampouco, explorar de forma satisfatória os referidos recursos junto aos alunos. Assim, o estudo evidencia a necessidade de disponibilizar-se aos professores formação continuada na área das tecnologias como forma de prepara-los para o uso das mais diversificadas TIC´s no processo de ensino, contribuindo para a melhoria do aprendizado de seus alunos. Assim, o estudo tornou-se relevante, tanto para minha formação quanto para a comunidade escolar, uma vez que possibilitou a compreensão do papel da TIC na escola e, em especial no desenvolvimento integral dos professores e alunos, através da dinâmica relação tecnologia e conhecimento. Palavras-chave: TIC’s. Professor. Ensino. Aprendizagem.
Abstract:
ABSTRACT It is important to understand that Information and Communication Technologies (TIC´s) are essential in Brazilian public schools, by becoming didactic and pedagogical resources in the teaching and learning of children, adolescents and adults. This article is to discuss the use of TIC’s in the teaching-learning process in primary education in a public school in Jaguaruana-CE, in order to identify the difficulties of use of TIC in teaching and learning practice for Teaching teachers fundamental as well as analyze how TIC’s can assist in teaching and teacher learning process; identify the needs and constraints facing public school teachers in the use of TIC in teaching and learning process, but also to identify the technologies available and accessible to public school for use in the teaching of educators process. The study on justified its contribution to teachers and academics who can access the reflections contained in the work. Thus, the bibliographical study was carried out by access to articles and journals available in Brazilian online libraries, but also had the benefit of a field study in a public school, where teachers and submitted to the coordinator structured interviews. Thus it became possible to realize that public schools while providing technologies for teaching allowance for teachers, they are not prepared to operationalize, either, explore the satisfaction of those resources to the students. Thus, the study shows the need to be made available to continuing education teachers in the area of technology as a way to prepare them for the use of the most diverse TIC’s in the teaching process, contributing to the improvement of student learning. Thus, the study has become relevant for both my training, and for the school community, as it enabled the understanding of the role of TIC’s in school and in particular in the integral development of teachers and students through the dynamic relationship technology and knowledge. Keywords: TIC’s. Teacher. Teaching. Learning.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Carmo, Ronaldo Adriano Silvestre do. O uso dos tic's no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental I de uma escola pública municipal em Jaguaribe-Ce . 2016. 47 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1