RESUMO
A formação de professores na Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade
Estadual do Ceará, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil, é um tema instigante
em face da multiplicidade de contornos pelos quais têm passado, nas últimas décadas. Pensar
nos componentes curriculares da gestão escolar à luz da analítica da aprendizagem (learning
analytics – LA) remete à discussão da complexidade dos sistemas de dados provenientes dos
ambientes virtuais e do conjunto de dados de interação que podem ser extraídos relacionados
com a aprendizagem. Procurou-se, nesta investigação, responder a esta indagação de
pesquisa: como se dá a formação dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia a
distância da UAB/UECE na área da gestão escolar e seu desempenho no curso, sob a
perspectiva da analítica da aprendizagem? Para tanto, foi definido o objetivo geral de analisar
a formação oferecida aos estudantes da Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE
na área da gestão escolar e o seu desempenho no curso, tomando por base a analítica da
aprendizagem. Com suporte nesse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos
específicos: Analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os livros-texto da Licenciatura
em Pedagogia a distância da UAB/UECE, com ênfase nos componentes curriculares e ações
voltados para a formação na área da gestão escolar; Identificar recursos e atividades utilizados
no ambiente virtual de aprendizagem nos componentes curriculares na área da gestão escolar
do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE; Estabelecer um modelo
preditivo que auxilie no acompanhamento do desempenho dos estudantes do curso de
Licenciatura em Pedagogia a distância da UAB/UECE, no tocante à formação na área de
gestão escolar; Propor ações ao curso analisado com vistas à melhoria do desempenho na
formação em gestão escolar. Esta investigação assenta-se no paradigma pragmático e numa
abordagem mista, com os componentes quantitativos e qualitativos. Foram identificados os
recursos e as atividades utilizados no AVA-Moodle da UAB/UECE pela análise das interações
dos estudantes da licenciatura em Pedagogia a distância e seus desempenhos, viabilizada por
meio do método estatístico. O foco do trabalho foram as interações dos alunos produzidas nas
disciplinas Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Política, Planejamento e
Gestão Educacional, dos polos de Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Jaguaribe,
Maranguape, Mauriti e Quixeramobim. A regressão logística multinomial tornou-se
apropriada ao objeto de investigação, com a utilização do software Stata, versão 15, visando à
criação de um modelo preditivo para auxiliar no acompanhamento do desempenho dos
estudantes do curso. A etapa qualitativa foi desenvolvida empregando-se o método da análise
documental, cujos documentos foram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e os livros-texto
utilizados nas duas disciplinas citadas. Empregou-se, para auxiliar na análise dos dados
qualitativos, o software NVivo, versão 11. Os resultados evidenciam que as ações de fazer um
upload de um arquivo para uma tarefa, clicar em um tópico de discussão em um fórum,
visualizar um recurso e visualizar todas as tarefas em uma mesma tela interferem diretamente
no desempenho dos estudantes. Ademais, constatou-se que a formação para a gestão escolar é
realizada de modo superficial e fragmentado, carecendo de aperfeiçoamento. Além disso, são
propostas ações ao curso analisado com vistas à melhoria do desempenho na formação em
gestão escolar, sabendo que a formação da Licenciatura em Pedagogia a distância para a área
da gestão escolar precisa ser redimensionada para atender aos objetivos do curso e às
demandas educacionais.
Palavras-chave: Formação de Professores. Analítica da Aprendizagem. Learning Analytics.
Pedagogia. Gestão Escolar.