Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO E PRÁTICA DA ENFERMEIRA CEARENSE: IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI N° 775 DE 1949

Autor(es):
LOPES, ROBERLANDIA EVANGELISTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este  trabalho  de  tese  teve  por  objetivo  analisar  a  formação  da  Enfermeira  e  da 
Auxiliar de  Enfermagem na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo nos anos 
de 1949 a 1961, evidenciando as consequências da promulgação e implantação da 
Lei  nº  775  de  1949  e  seu  respectivo  Decreto  de  nº  27.496  de  1949. 
Metodologicamente,  se  priorizou  a  abordagem  qualitativa  e  o  estudo  histórico,  em 
especial,  focou-se  nos  documentos  escritos.  Mas  para  amparar  essa  decisão, 
resolveu-se “enxergar” as fontes utilizadas através da História  Cultural. Entretanto, 
mesmo  diante  das  fontes  documentais  escritas  encontradas  e,  analisadas  neste 
estudo, ainda, viu-se necessidade de dispor de uma fonte aliada para reconstituir, 
principalmente,  a  formação  da  Auxiliar  de  Enfermagem(1954-1961),  assim  como 
mediar o entendimento das consequências oriundas da nova ordem no Ceará. Logo, 
depreendeu-se  das  fontes  orais,  por  meio  da  entrevista  temática  de  quatro 
professoras  da  Escola  de  Enfermagem  São  Vicente  de  Paulo  que  tiveram 
experiência  nos  dois  cursos,  a  saber:  Enfermagem  e  Auxiliar  de  Enfermagem. 
Procedeu-se  à  análise  dos  documentos  escritos  obedecendo  aos  procedimentos 
internos  e  a  materialidade  do  documento.    Referente  às  entrevistas  realizadas  se 
obedeceu  aos  seguintes  critérios:  após  a  recolha  do  documento  sonoro  que  foi 
gravado  e  autorizado  pelas  professoras,  se  realizou  a  transcrição  bruta  das 
entrevistas temáticas, após se processou a fase do copidesque e por fim, foi feito a 
mediação  do  diálogo  entre  as  fontes  orais  e  a  teoria.  Assim,  constatou-se  que  os 
ocupacionais  existentes  na  enfermagem  desde  Brasil  Império  (1822-1989)  à
República  Populista  (1945-1961)  vinham  atendendo  a  uma  modalidade  mais  de 
treinamento  no  exercício  da  prática.  Pós-nova  ordem,  é  inserido  outra  categoria 
profissional,  sob  a  égide  do  discurso  da  carência  de  pessoal  para  cuidar  dos 
enfermos  no  Brasil  e  Ceará,  mas  agora  formada  e  um  programa  de  ensino 
delimitado,  no  caso  a  auxiliar  de  enfermagem.  Enquanto  proposta  de  conteúdo  e 
campos de práticas da enfermeira cearense foi possível encontrar que seu programa 
de ensino  extrapolava  o programa de ensino expresso na  nova ordem.  Já o ensino 
proposto  para  Auxiliar  de  enfermagem  cearense  atendia  as  orientações  da  nova 
ordem, assim como foi proposto um programa de ensino com a presença de mais 
disciplinas  e  unidades  de  estágios  para  formar  essa  profissional  cearense.  Foi 
possível, ainda, colher que as disciplinas teóricas práticas e os estágios ofertados a 
Auxiliar de enfermagem, também eram dados a Enfermeira cearense. Nestes dois 
programas  as  disciplinas  teórico-práticas  e  os  estágios  atendiam  a  demanda 
assistencial e  curativa do cuidado. Logo, esse fator contribuía para propostas mais 
frágeis e com referências menos consistentes de delimitação, especialmente, devido 
ao histórico prematuro da enfermeira em processos iniciais de profissionalização no 
país. Essa condição, ora referida, instala no interior da profissão o reconhecimento 
de  uma  só  imagem  e  identificação  de  uma  só  profissão  ou  profissional, 
especialmente  pelo  paciente.  Assim,  a  instituição  de  Auxiliar  de  enfermagem  para 
dividir  o  cuidado  a  enfermeira  promoveu-se  uma  „nova  ordem‟  no  campo  desta 
profissão, que gerou consequências em sua formação e na função por ela exercida, 
em seu reconhecimento social, identitário e de campo de poder.
Palavras-chave: Enfermeira. Formação. Legislação. Auxiliar de Enfermagem. 

Abstract:
ABSTRACT
This  thesis  aimed  at  analyzing  the  formation  of  the  Nursing  Assistant  and  Nursing 
Assistant at the São Vicente de Paulo Nursing School from 1949 to 1961, evidencing 
the consequences of the promulgation and implementation of Law 775 of 1949 and 
its respective Decree No. 27,496 of 1949. Methodologically, the qualitative approach 
was prioritized and the historical study, in particular, focused on written documents. 
But  to  support  this  decision,  it  was  decided  to  "see"  the  sources  used  through 
Cultural History.  However, even in  view of the written documentary sources found, 
and  analyzed  in  this  study,  it  was  also  necessary  to  have  an  allied  source  to 
reconstitute, mainly, the formation of the Nursing Assistant (1954 -1961), as well as to 
mediate  the  understanding  of  the  consequences  of  the  new  order  in  Ceará. 
Therefore, it was deduced from the oral sources, through the thematic interview of 
four professors of the São Vicente de Paulo School of Nursing who had experience 
in both courses, namely: Nursing and Nursing Assistant. The written documents were 
analyzed  in  accordance  with  the  internal  procedures  and  the  materiality  of  the 
document.  Regarding the interviews carried out, the following criteria were met: after 
the  collection  of  the  sound  document  that  was  recor ded  and  authorized  by  the 
teachers, the gross transcription of the thematic interviews was performed, after the 
copidesque phase was processed and, finally, the dialogue was mediated between 
oral sources and theory. Thus, it was found that the existing occupations in nursing 
from Brazil Empire (1822-1989) to the Populist Republic (1945-1961) were attending 
to  a  more  training  modality  in  the  practice  exercise.  Post -new  order,  another 
professional  category  is  inserted,  under  the  aegis  of  the  discourse  of  the  lack  of 
personnel to care for the sick in Brazil and Ceará, but now formed and a delimited 
teaching  program,  in  the  case  of  Nursing  Assistant.  As  a  proposal  of  content  and 
practice  fields  of  the  nurse  from  Ceará,  it  was  possible  to  find  that  her  teaching 
program extrapolated the teaching program expressed in the new order. On the other 
hand,  the  proposed  teaching  for  Nursing  Assistants  from  Ceará  attended  to  the 
guidelines of the new order, as well as a teaching program with the presence of more 
disciplines  and  units  of  trainees  to  train  this  professional  from  Ceará.  It  was  also 
possible  to  gather  that  the  practical  theoretical  subjects  and  the  stages  offered  to 
Nursing Assistant were also given to a nurse from Ceará. In these two programs the 
theoretical-practical  disciplines  and  the  stages  attended  the  care  and  curative 
demand of the care. Therefore, this factor contributed to more fragile proposals with 
less consistent references of delimitation, especially due to the nurse's early history 
in the initial processes of professionalization in the country. This condition, referred to 
here,  establishes  within  the  profession  the  recognition  of  a  single  image  and 
identification of a single profession or professional, especially by the patient. Thus, 
the institution of Nursing Assistant to divide nursing care promoted a 'new order' in 
the field of this profession, which generated consequences in its formation and in the 
function it exercised, in its social, identity and field recognition. power.
Keywords: Nurse. Formation. Legislation. Nursing assistant

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
LOPES, ROBERLANDIA EVANGELISTA. FORMAÇÃO E PRÁTICA DA ENFERMEIRA CEARENSE: IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI N° 775 DE 1949. 2017. 205 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1