RESUMO
Defende-se a tese de que a docência é laborada, fortalecida e modificada pelo movimento das
sucessivas aprendizagens expressas na prática pedagógica, que são apropriadas, reestruturadas
e consolidadas em contextos experienciais de interação com os discentes, em face de realizar
a gestão e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Essas aprendizagens podem
ser decorrentes e/ou mobilizadas pela práxis transformadora, pautando-se na reflexão da
teoria com a prática. Tais contextos de aprendizagem contínua potencializam a elaboração dos
saberes da comunicação, explicitados por via de racionalidades dialógicas e comunicativas,
que articulam os saberes curriculares, disciplinares, profissionais e experienciais no âmbito da
constituição e do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender que aprendizagens
contínuas da docência, explicitadas na práxis pedagógica, são expressas no repertório de
saberes da experiência na (e da) comunicação dialógica constituída em contexto de interação
com os discentes na gestão e na transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. O estudo,
de abordagem qualitativa, foi elaborado com aproximações etnometodológicas, realizado, de
2014 a 2017, em uma escola pública municipal de Itapipoca – Ceará, pautando-se na
bricolagem científica como postura e como abordagem investigativa. A pesquisa de campo foi
estruturada em duas fases, a primeira referente à coleta de informações da escola e a segunda
foi organizada em cinco etapas (uso de um questionário, aplicação de uma entrevista
semiestruturada, realização de observações de sala de aula, efetivação de uma entrevista de
explicitação e de uma entrevista de aprofundamento), com o intuito de colher e produzir
dados com os sujeitos selecionados (quatro docentes que ministram aula nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental). Os resultados desta pesquisa evidenciaram que os docentes, juntos aos
saberes da experiência, na interação com os discentes, elaboram os saberes da comunicação,
dentre os quais: saber fazer uso pedagógico do diálogo; saber ouvir; saber organizar a ordem
da fala dos alunos e do professor na comunicação; saber falar; saber compreender a opinião
dos alunos; saber interpretar o que o aluno está dizendo; e saber refletir sobre os aspectos da
sala de aula, com base na comunicação. Percebe-se que, na prática pedagógica, o docente
pode constituir a práxis transformadora, mobilizando, articulando e reestruturando vários
conhecimentos e saberes, aspectos esses que repercutem sobre sua formação contínua e
atuação profissional.
Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Formação Contínua. Didática e Docência