Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PRÁXIS PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM CONTÍNUA DA DOCÊNCIA: OS SABERES DA COMUNICAÇÃO E OS SABERES DA EXPERIÊNCIA EM INTERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autor(es):
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Defende-se a tese de que a  docência é laborada, fortalecida e modificada pelo movimento das 
sucessivas aprendizagens expressas na prática pedagógica, que são apropriadas, reestruturadas 
e consolidadas em contextos experienciais de interação com os discentes, em face de realizar 
a gestão e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Essas aprendizagens podem 
ser  decorrentes  e/ou  mobilizadas  pela  práxis  transformadora,  pautando-se  na  reflexão  da 
teoria com a prática. Tais contextos de aprendizagem contínua potencializam a elaboração dos 
saberes  da  comunicação,  explicitados  por  via  de racionalidades  dialógicas  e  comunicativas, 
que articulam os saberes curriculares, disciplinares, profissionais e experienciais no âmbito da 
constituição e do exercício do magistério. A pesquisa buscou compreender que aprendizagens 
contínuas  da  docência,  explicitadas  na  práxis  pedagógica,  são  expressas  no  repertório  de 
saberes da experiência na (e da) comunicação dialógica constituída em contexto de interação 
com os discentes na gestão e na transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. O estudo, 
de abordagem qualitativa, foi elaborado com aproximações etnometodológicas, realizado, de 
2014  a  2017,  em  uma  escola  pública  municipal  de  Itapipoca  –  Ceará,  pautando-se  na 
bricolagem científica como postura e como abordagem investigativa. A pesquisa de campo foi 
estruturada em duas fases, a primeira referente à coleta de informações da escola e a segunda 
foi  organizada  em  cinco  etapas  (uso  de  um  questionário,  aplicação  de  uma  entrevista 
semiestruturada, realização de observações de sala de aula, efetivação de uma entrevista de 
explicitação  e  de  uma  entrevista  de  aprofundamento),  com  o  intuito  de  colher  e  produzir 
dados com os sujeitos selecionados (quatro docentes que ministram aula nos Anos Iniciais do 
Ensino Fundamental). Os resultados desta pesquisa evidenciaram que os docentes, juntos aos 
saberes da experiência, na interação com os discentes, elaboram os saberes da comunicação, 
dentre os quais: saber fazer uso pedagógico do diálogo; saber ouvir; saber organizar a ordem 
da fala dos alunos e do professor na comunicação; saber falar; saber compreender a opinião 
dos alunos; saber interpretar o que o aluno está dizendo; e saber refletir sobre os aspectos da 
sala  de  aula,  com  base  na  comunicação.  Percebe-se  que,  na  prática  pedagógica,  o  docente 
pode  constituir  a  práxis  transformadora,  mobilizando,  articulando  e  reestruturando  vários 
conhecimentos  e  saberes,  aspectos  esses  que  repercutem  sobre  sua  formação  contínua  e 
atuação profissional.
Palavras-chave: Práxis Pedagógica. Formação Contínua. Didática e Docência

Abstract:
ABSTRACT
The thesis argues that the teaching is labored, strengthened and modified by the movement of 
the  successive  learning  processes  expressed  in  the  pedagogical  practice,  which  are 
appropriate, restructured and consolidate in interaction experiential contexts with the students, 
aiming  the  management  and  the  pedagogical  transformation  of  the  teaching  content.  These 
learning processes could be due to and/or mobilized by the transformation praxis, basing itself 
on  the  reflection  of  the  theory  with  the  practice.  Those  continuous  learning  contexts 
strengthen  the  elaboration  of  communication  knowledges,  evidenced  by  dialogical  and 
communicative  rationalities,  which  combine  the  curricular,  disciplinary,  professional  and 
experiential  knowledges  in  the  scope  of  the  constitution  and  the  teaching  practice.  This 
research aimed to understand that continue learning of teaching, as they are evidenced in the 
pedagogical  praxis,  are  expressed  in  the  range  of  experience  knowledges  in  (and  of  the) 
dialogical communication which is composed by the interaction context with the students in 
the  management  and  in  the  pedagogical  transformation  of  teaching  content.  This  study,  of 
qualitative type, was elaborated with ethnic-methodological approaches, carried out in 2014-2017, in a public school of Itapipoca city  –  Ceará, basing itself on the scientific structure as 
stance and as investigative approach. The field research was structured in two steps, in which 
the  first  of  them  aimed  to  collect  information  about  the  school  and  the  second  one  was 
organized  into  five  steps  (the  using  of  a  questionnaire,  the  application  of  a  semi-structured 
interview, a serial number of observations performed in classrooms, an explanation interview 
and an improvement interview), with the objective of collecting and producing data using the 
selected subjects (in a number of four teachers which conduct classes in the beginning years 
of  Primary  School).  The  research  results  evidenced  that  the  teachers,  connected  to  the 
experience  knowledges,  in  the  interaction  with  the  students,  develop  the  communication 
knowledges, such as: be able to make use of the pedagogical dialogue; be able to listen; to 
comprehend the student opinions; be able to interpret what the student is saying; and be able 
to make a reflection about the classroom based on the communication. It is observed that, in 
the  pedagogical  practice,  the  teacher  can  constitute  the  transformation  praxis,  mobilizing, 
articulating  and  restructuring  a  range  of  knowledges,  in  which  such  aspects  have  a 
repercussion for their continuous formation and professional performance.
Keywords: Pedagogical Praxis. Continuous Professional Formation. Didactic and Teaching.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura. A PRÁXIS PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM CONTÍNUA DA DOCÊNCIA: OS SABERES DA COMUNICAÇÃO E OS SABERES DA EXPERIÊNCIA EM INTERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE. 2018. 365 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1