Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EFICÁCIA DE FILME EDUCATIVO DE CURTA-METRAGEM PARA O AUTOCUIDADO COM O PÉ DIABÉTICO: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO

Autor(es):
MENEZES, LUCIANA CATUNDA GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
O estudo teve por objetivos: testar os efeitos do filme educativo de curta-metragem
para a habilidade do autocuidado na prevenção do pé diabético, construir um filme
educativo de curta-metragem para a prevenção do pé diabético, validar o conteúdo e
características técnicas do filme educativo de curta-metragem, validar o filme
educativo de curta-metragem junto à população-alvo, comparar a habilidade do
autocuidado para a prevenção do pé diabético entre o grupo controle e grupo
intervenção. Trata-se de um estudo com duas etapas, a primeira uma pesquisa
metodológica e a segunda um estudo experimental, do tipo ensaio clínico controlado
randomizado. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Estadual do Ceará sob CAEE: 47663215.5.0000.5534 e registrada na
Plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob nº de identificação
universal TRIAL: RBR-3PFCJS. O estudo metodológico foi desenvolvido em três
fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na validação, os proficientes de
conteúdo (31 enfermeiros), validaram a primeira versão do roteiro com o Índice de
Validade de Conteúdo global de 0,95 e o segundo grupo, da área de comunicação (6
técnicos), com o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,97. A tecnologia criada
foi um filme educativo de curta-metragem intitulado “Pés Que Te Quero®” contendo
doze cenas com tempo de duração de 24 minutos e sete segundos, que abordou as
habilidades de autocuidado com o diabetes e com os pés. Registrou-se o filme no
Escritório de Direitos Autorais do Ministério da Cultura sob nº 696.446 e em cartório
sob protocolo nº 468282. O filme educativo foi avaliado pelo público-alvo e
considerado relevante, com pontuação global que variou de 0,95 a 0,97. Na segunda
etapa, executou-se um Ensaio Clínico Controlado Randomizado. Fez-se a coleta de
dados com a validação clínica da tecnologia, que ocorreu de maio a agosto de 2016,
com 82 pessoas com diabetes, realizada em dois momentos nos postos de saúde
das seis Secretarias Executivas Regionais, divididas em dois grupos: controle
(n=39), que recebeu orientações por meio de uma palestra educativa, e intervenção
(n=43), que assistiu ao filme. Verificou-se a homogeneidade dos grupos, pois não
houve associação estatisticamente significante nas variáveis sociodemográficas,
relacionadas à doença e à clinica (p>0,05). A avaliação da adequação das
habilidades do autocuidado com os pés segundo as variáveis relacionadas à doença
e à clínica demonstrou melhoria em quase todos os itens no grupo intervenção. No
21
grupo controle, só foi estatisticamente significante no tempo de diabetes de dois a
cinco anos, na presença de outras doenças crônicas, no hábito de não fumar, de
não ingerir bebidas alcóolicas, na a pressão arterial diastólica normal e na glicemia
alterada (p<0,05). Nos dois grupos (controle e intervenção), ao longo dos quatro
meses de acompanhamento, a habilidade do autocuidado com os pés elevou-se.
Conclui-se que, a intervenção educativa com o filme de curta-metragem “Pés Que
Te Quero®” mostrou significância clínica, repercutindo no aumento do conhecimento
sobre a doença e nos cuidados corretos com os pés, na melhora das habilidades do
autocuidado, bem como na prevenção de complicações nos pés.
Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa metodológica em enfermagem. Ensaio
clínico controlado aleatório. Pé diabético. Autocuidado. Cinema como assunto.

Abstract:
ABSTRACT
This study aimed to analyze the effects of an educational short-film for the self-care
ability in diabetic foot prevention; construct an educational short-film for the diabetic
foot prevention; validate its content and technical characteristics; validate it with the
target population; and compare the self-care ability for diabetic foot prevention
between the control and the intervention groups. This is a two-step study, the first
being a methodological research and the second an experimental study of
randomized controlled clinical trial type. Research Ethics Committee of the State
University of Ceará approved the research under CAEE No. 47663215.5.0000.5534
and it was registered in the Brazilian Clinical Trials Registry under TRIAL: RBR-
3PFCJS. The methodological study occurred in three phases: pre-production,
production, and post-production. In the validation, the content experts (31 nurses)
validated the first version of the script with the overall Content Validity Index of 0.95,
and the second group, of the communication area (6 technicians), with the overall
Content Validity Index of 0.97. The technology created was an educational short-film
called “Pés Que Te Quero®” containing twelve scenes, lasting 24 minutes and seven
seconds, and addressing the self-care ability with diabetes and feet. The film was
registered in the Copyright Office of the Ministry of Culture under No. 696,446 and in
the public registry under protocol No. 468282. The target audience evaluated the
educational film and considered it relevant, with a global score ranging from 0.95 to
0.97. In the second step, a Randomized Controlled Clinical Trial took place. Data
collection occurred with the clinical validation of the technology, which occurred from
May to August 2016, with 82 people with diabetes, performed in two moments at the
health units of the six Regional Executive Offices, divided into two groups: control
(n=39), who received guidance through an educational lecture; and intervention
(n=43), who watched the film. The groups were homogeneous, since there was no
statistically significant association in the socio-demographic variables, related to the
disease and the clinic (p>0.05). The evaluation of the adequacy of self-care ability
with the feet according to the variables related to the disease and the clinic presented
improvement in almost all the items in the intervention group. In the control group,
only the following variables were statistically significant: time of diabetes of two to five
years; presence of other chronic diseases; non-smoking habit; non-consumption of
alcohol; normal diastolic blood pressure; and altered glycaemia (p<0.05). In both
23
groups (control and intervention), during the four months of follow-up, the self-care
ability with the feet increased. Thus, it was concluded that the educational
intervention with the short-film “Pés Que Te Quero®” presented clinical significance,
impacting on the increase of knowledge about the disease and correct foot care, on
the improvement of self-care ability, as well as on the prevention of foot
complications.
Keywords: Nursing. Nursing Methodology Research. Randomized Controlled Trial.
Diabetic Foot. Self Care. Motion Pictures as Topic.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
MENEZES, LUCIANA CATUNDA GOMES DE. EFICÁCIA DE FILME EDUCATIVO DE CURTA-METRAGEM PARA O AUTOCUIDADO COM O PÉ DIABÉTICO: ENSAIO CLÍNICO CONTROLADO RANDOMIZADO. 2016. 264 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1