Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS MEDIADAS PELO PATRIMÔNIO

Autor(es):
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Reporta-se à educação estética de professoras do Ensino Fundamental, mediada
por experiências com o patrimônio cultural. Tem como objetivo geral investigar
processos de educação estética nas experiências de professores de Arte das séries
iniciais do Ensino Fundamental, mediadas pelo patrimônio. Os objetivos específicos
foram explorar as experiências estéticas e os conhecimentos prévios das
colaboradoras sobre Arte; promover experiências de visitação a espaços de cultura
e Arte da cidade de Fortaleza, no Ceará; estimular a reflexão sobre as experiências
estéticas em diário de campo, diálogos reflexivos e por meio de atividades; dialogar
com as professoras sobre as experiências estéticas promovidas, dentro e fora da
escola, e as mudanças percebidas pelas colaboradoras; estimular a efetiva inserção
da Arte na escola; analisar os processos de Educação Estética nas falas e registros
escritos das colaboradoras da pesquisa-ação. A metodologia de investigação
adotada foi a pesquisa-ação, que tem caráter colaborativo, e traz como proposta de
ação, neste trabalho, a educação estética de professoras em experiências estéticas
com Arte e Cultura. As principais referências teóricas que embasaram a elaboração
deste trabalho são Sales (2011) sobre visitação, Barbosa (1998, 2009) acerca de
Educação Estética, Dewey (2010) a respeito de experiência estética e Freire (2002,
2005) no concernente ao diálogo. A pesquisa de campo dividiu-se em momentos de
identificação, projetação, realização e avaliação. A fase final da pesquisa consistiu
em organizar os dados, analisá-los e escrever o relatório final. Nas primeiras
visitações, chamou a atenção a falta de experiência das professoras em museus de
Arte, por questões variadas como ausência de tempo, falta de estímulo,
desconhecimento da existência destes espaços, bem como, a deficiência de
elementos técnicos da área de Arte. Foram percebidas nas participantes o interesse
pela experiência e a motivação para continuar a pesquisa, a formação. Fato este
claro na fase de planejamento e execução de aulas de Arte com cada uma das
professoras em suas turmas de alunos, bem como nas suas falas coletadas. Uma
das maiores dificuldades é a tecnocracia, que superpõe a técnica à fomação
humana, a qual se habitua como professores. Conclui-se que a educação estética
de professoras, pressupondo-se a formação humana, é uma necessidade e que
ações como as que foram empreendidas nesta pesquisa podem contribuir
sobremaneira para mudanças na formação e nas práticas das professoras,
principalmente, para a inserção da Arte nos currículos escolares e na formação das
professoras.
Palavras-chave: Educação Estética. Experiência Estética. Formação de
Professores. Patrimônio. Visitação.

Abstract:
ABSTRACT
It refers to the aesthetic education of elementary school teachers, mediated by
experiences with cultural heritage. Its general objective is to investigate processes of
aesthetic education in the experiences of Art teachers from the initial series of
Elementary School, mediated by patrimony. The specific objectives were to explore
the aesthetic experiences and the prior knowledge of collaborators on Art; to promote
experiences of visitation to spaces of culture and Art of the city of Fortaleza, in
Ceará; stimulate reflection on aesthetic experiences in field diaries, reflexive
dialogues and through activities; dialog with the teachers about the aesthetic
experiences promoted, inside and outside the school, and the changes perceived by
the collaborators; to stimulate the effective insertion of art in school; analyze the
processes of Aesthetic Education in the speeches and written records of the
collaborators of the action research. The research methodology adopted was the
action research, which has a collaborative character, and brings as a proposal of
action, in this work, the aesthetic education of teachers in aesthetic experiences with
Art and Culture. The main theoretical references that support this work are Sales
(2011) on Visitation, Barbosa (1998, 2009) on Aesthetic Education, Dewey (2010) on
aesthetic experience and Freire (2002, 2005) regarding dialogue. The field research
was divided into moments of identification, design, realization and evaluation. The
final phase of the research consisted of organizing the data, analyzing it, and writing
the final report. In the first visits, attention was drawn to the lack of experience of the
teachers in Art museums, due to varied issues such as absence of time, lack of
stimulation, lack of knowledge of the existence of these spaces, as well as the lack of
technical elements of the Art area. Participants perceived the interest in the
experience and the motivation to continue the research, the training. This fact is clear
in the planning and execution phase of Art classes with each of the teachers in their
classes of students, as well as in their speeches collected. One of the greatest
difficulties is technocracy, which superimposes technique on human formation, which
is used as teachers. It is concluded that the aesthetic education of teachers,
assuming human formation, is a necessity and that actions such as those undertaken
in this research can contribute greatly to changes in the formation and practices of
teachers, especially for the insertion of Art school curricula and teacher training.
Keywords: Aesthetic Education. Aesthetic Experience. Teacher Training. Patrimony.
Visitation.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE. EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS MEDIADAS PELO PATRIMÔNIO. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1