RESUMO
Reporta-se à educação estética de professoras do Ensino Fundamental, mediada
por experiências com o patrimônio cultural. Tem como objetivo geral investigar
processos de educação estética nas experiências de professores de Arte das séries
iniciais do Ensino Fundamental, mediadas pelo patrimônio. Os objetivos específicos
foram explorar as experiências estéticas e os conhecimentos prévios das
colaboradoras sobre Arte; promover experiências de visitação a espaços de cultura
e Arte da cidade de Fortaleza, no Ceará; estimular a reflexão sobre as experiências
estéticas em diário de campo, diálogos reflexivos e por meio de atividades; dialogar
com as professoras sobre as experiências estéticas promovidas, dentro e fora da
escola, e as mudanças percebidas pelas colaboradoras; estimular a efetiva inserção
da Arte na escola; analisar os processos de Educação Estética nas falas e registros
escritos das colaboradoras da pesquisa-ação. A metodologia de investigação
adotada foi a pesquisa-ação, que tem caráter colaborativo, e traz como proposta de
ação, neste trabalho, a educação estética de professoras em experiências estéticas
com Arte e Cultura. As principais referências teóricas que embasaram a elaboração
deste trabalho são Sales (2011) sobre visitação, Barbosa (1998, 2009) acerca de
Educação Estética, Dewey (2010) a respeito de experiência estética e Freire (2002,
2005) no concernente ao diálogo. A pesquisa de campo dividiu-se em momentos de
identificação, projetação, realização e avaliação. A fase final da pesquisa consistiu
em organizar os dados, analisá-los e escrever o relatório final. Nas primeiras
visitações, chamou a atenção a falta de experiência das professoras em museus de
Arte, por questões variadas como ausência de tempo, falta de estímulo,
desconhecimento da existência destes espaços, bem como, a deficiência de
elementos técnicos da área de Arte. Foram percebidas nas participantes o interesse
pela experiência e a motivação para continuar a pesquisa, a formação. Fato este
claro na fase de planejamento e execução de aulas de Arte com cada uma das
professoras em suas turmas de alunos, bem como nas suas falas coletadas. Uma
das maiores dificuldades é a tecnocracia, que superpõe a técnica à fomação
humana, a qual se habitua como professores. Conclui-se que a educação estética
de professoras, pressupondo-se a formação humana, é uma necessidade e que
ações como as que foram empreendidas nesta pesquisa podem contribuir
sobremaneira para mudanças na formação e nas práticas das professoras,
principalmente, para a inserção da Arte nos currículos escolares e na formação das
professoras.
Palavras-chave: Educação Estética. Experiência Estética. Formação de
Professores. Patrimônio. Visitação.