Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor(es):
Melo, Bergson Rodrigo Siqueira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A presente pesquisa objetiva investigar as contribuições dos elementos da Teoria da Atividade no processo de apropriação e transmissão de conceitos Matemáticos na prática do bom professor através de cartas. Na perspectiva de busca de superações, a presente Tese se debruça sobre essa realidade, delimitando seu campo de investigação dentro do cenário da educação brasileira, mais especificamente, junto a um processo de formação de professor, que envolve a construção de saberes e reflexões de licenciandos. Este trabalho busca compreender a essência da prática docente através de reflexões baseadas no aporte teórico da Teoria da Atividade a partir dos escritos dos estudos de Leontiev (1978, 2016); Vigotski (1994, 2016); Moura (1996, 2001, 2016,2017), dentre outros que conduzem seus estudos nessa direção a partir de um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório. Essa investigação foi concretizada com a análise das cartas pelos sujeitos participantes da pesquisa, ou seja, 12 (doze) alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Trazemos como tese: A Teoria da Atividade é mobilizada pela organização pedagógica capaz de aproximar o professor, o aluno e o conteúdo trabalhado no ensino de Matemática. Dessa forma a superação das dificuldades ligam-se ao planejamento e a avaliação do ensino-aprendizagem e às ações dirigidas ao atendimento e às necessidades do grupo em um processo cooperativo e coletivo que envolvem homem-mundo. Os resultados apontam que os estudantes têm uma visão crítica e reflexiva sobre a postura da prática pedagógica do bom professor de Matemática, reconhecendo os docentes que contribuem e motivam de forma significativa a sua jornada formativa com o exemplo da sua prática. Sua relevância se justifica pela importância de investigar práticas pedagógicas que colaboram com a orientação de formação de estudantes de Matemática, tomando como pressuposto suas percepções e suas necessidades discentes, assim como ressignificação e troca de experiências com seus pares inseridos numa mesma comunidade multicultural.
Palavras-chave: Teoria da Atividade. Educação Matemática. Carta. Formação de Professor de Matemática.

Abstract:
The present research aims to investigate the contributions of the elements of the Theory of Activity in the process of appropriation and transmission of mathematical concepts in the practice of the good teacher through letters. In the perspective of the search for overcomes, this thesis focuses on this reality, delimiting its field of investigation within the scenario of Brazilian education, more specifically, with a process of teacher training, which involves the construction of knowledge and reflection of graduates . This work seeks to understand the essence of teaching practice through reflections based on the theoretical contribution of Theory of Activity from the writings of Leontiev's studies (1978, 2016); Vigotski (1994, 2016); Moura (1996, 2001, 2016,2017), among others who conduct their studies in this direction from a qualitative, exploratory study. This research was carried out with the analysis of the letters by the subjects participating in the research, that is, 12 (twelve) students of the Mathematics Degree course of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony-UNILAB. We draw as thesis: The Theory of Activity is mobilized by the pedagogical organization able to bring the teacher, the student and the content worked in the teaching of Mathematics. In this way, the difficulties overcome are related to the planning and evaluation of teaching and learning and to actions directed to the group's needs and needs in a cooperative and collective process involving man-world. The results show that students have a critical and reflexive view on the pedagogical practice of the good teacher of Mathematics, recognizing the teachers who contribute and motivate in a significant way their formative journey with the example of their practice. Its relevance is justified by the importance of investigating pedagogical practices that collaborate with the orientation of Mathematics students, taking as presupposition their perceptions and their students' needs, as well as re-signification and exchange of experiences with their peers inserted in the same multicultural community.
Keywords: Theory of Activity. Mathematics Education. Letter. Teacher Training in Mathematics.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Melo, Bergson Rodrigo Siqueira de. A TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2018. 149 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1