O DESAFIO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA
Autor(es):
CASTRO, MARÍLIA BRITO DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
RESUMO Este trabalho teve como temática as condições de trabalho e formação das professoras de alunos com Transtornos do espectro Autista. A revisão da literatura utilizou-se as noções do autismo, transtornos funcionais específicos, inclusão na escola, crianças com deficiência na escola e o papel da escola inclusiva, estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. Este trabalho mostra uma visão ampla sobre a inclusão de pessoas com deficiência, na sociedade como um todo, principalmente no ambiente escolar. E para que essa inclusão seja possível, é necessário que toda a comunidade escolar tenha conhecimento sobre a natureza das necessidades, a fim de que o espaço escolar seja um lugar onde possa oferecer as possibilidades do desenvolvimento pleno do aluno. A partir das fontes pesquisadas, de autores como Medeiros (2010), foi possível identificar estratégias pedagógicas que favorecem a inclusão de alunos com Transtorno Espectro do Autismo. O conhecimento restrito do que seja o autismo e suas características, por grande parte dos professores que atuam na rede comum ou especial de ensino, tem contribuído para a marginalização e/ou atendimento inapropriado de crianças e adolescentes autistas inseridas no processo educacional. Assim, a preocupação com o processo ensino-aprendizagem destes alunos não tem sido uma prioridade da ação pedagógica. A ausência dos estudos e pesquisas sobre o assunto é uma questão preocupante. Palavras-chave: Autismo. Estratégias. Formação docente. Inclusão. Processo ensino-aprendizagem. Paradigmas educacionais.
Abstract:
ABSTRACT This work had the theme working conditions and training of teachers of students with Autistic Spectrum Disorders. The literature review we used the notions of autism, specific functional disorders, including at school, children with disabilities in school and the role of the inclusive school, including strategies for students with Autism Spectrum Disorder. This work shows a wide view over the inclusion of people with disabilities in society as a whole, especially at school. And for that inclusion is possible, it is necessary that the whole school community is aware of the nature of needs, so that the school environment is a place to offer the possibilities of full development of the student. From researched sources, authors like Medeiros (2010), it was possible to identify teaching strategies that favor the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The limited knowledge of what autism and its characteristics, for much of the teachers who work in ordinary or special school system, has contributed to the marginalization and / or inappropriate care of autistic children and adolescents inserted in the educational process. Thus, concerns about the teaching-learning of these students have not been a priority of pedagogical action. The lack of studies and research on the subject is a concern. Keywords: autism. Strategies. Teacher training. Inclusion. Teaching-learning process. Educational paradigms.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CASTRO, MARÍLIA BRITO DE. O DESAFIO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1