Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O DESAFIO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA

Autor(es):
CASTRO, MARÍLIA BRITO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Este trabalho teve como temática as condições de trabalho e formação das
professoras de alunos com Transtornos do espectro Autista. A revisão da literatura
utilizou-se as noções do autismo, transtornos funcionais específicos, inclusão na
escola, crianças com deficiência na escola e o papel da escola inclusiva, estratégias
de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. Este trabalho mostra
uma visão ampla sobre a inclusão de pessoas com deficiência, na sociedade como
um todo, principalmente no ambiente escolar. E para que essa inclusão seja
possível, é necessário que toda a comunidade escolar tenha conhecimento sobre a
natureza das necessidades, a fim de que o espaço escolar seja um lugar onde
possa oferecer as possibilidades do desenvolvimento pleno do aluno. A partir das
fontes pesquisadas, de autores como Medeiros (2010), foi possível identificar
estratégias pedagógicas que favorecem a inclusão de alunos com Transtorno
Espectro do Autismo. O conhecimento restrito do que seja o autismo e suas
características, por grande parte dos professores que atuam na rede comum ou
especial de ensino, tem contribuído para a marginalização e/ou atendimento
inapropriado de crianças e adolescentes autistas inseridas no processo educacional.
Assim, a preocupação com o processo ensino-aprendizagem destes alunos não tem
sido uma prioridade da ação pedagógica. A ausência dos estudos e pesquisas sobre
o assunto é uma questão preocupante.
Palavras-chave: Autismo. Estratégias. Formação docente. Inclusão. Processo
ensino-aprendizagem. Paradigmas educacionais.

Abstract:
ABSTRACT
This work had the theme working conditions and training of teachers of students with
Autistic Spectrum Disorders. The literature review we used the notions of autism,
specific functional disorders, including at school, children with disabilities in school
and the role of the inclusive school, including strategies for students with Autism
Spectrum Disorder. This work shows a wide view over the inclusion of people with
disabilities in society as a whole, especially at school. And for that inclusion is
possible, it is necessary that the whole school community is aware of the nature of
needs, so that the school environment is a place to offer the possibilities of full
development of the student. From researched sources, authors like Medeiros (2010),
it was possible to identify teaching strategies that favor the inclusion of students with
Autism Spectrum Disorder. The limited knowledge of what autism and its
characteristics, for much of the teachers who work in ordinary or special school
system, has contributed to the marginalization and / or inappropriate care of autistic
children and adolescents inserted in the educational process. Thus, concerns about
the teaching-learning of these students have not been a priority of pedagogical
action. The lack of studies and research on the subject is a concern.
Keywords: autism. Strategies. Teacher training. Inclusion. Teaching-learning
process. Educational paradigms.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CASTRO, MARÍLIA BRITO DE. O DESAFIO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1