Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O CONHECIMENTO AVALIATIVO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CARTOGRAFIA DOS SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO

Autor(es):
NETA, MARIA DE LOURDES DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O conhecimento avaliativo dos professores pode tornar o processo de avaliação do ensino e da
aprendizagem, um importante subsídio destinado ao direcionamento das ações formativas na
Educação Básica e Superior, modificando as dimensões basilares do processo didáticopedagógico
possibilitando melhorias no planejamento, no ensino, na adoção das estratégias
metodológicas pelo professor incentivando a aprendizagem. O contexto de pesquisa foi o
ensino superior, de modo especifico a docência universitária tendo por loci de investigação os
sete cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo um localizado na
Capital Fortaleza e os outros em seis municípios cearenses: Crateús, Iguatu, Itapipoca,
Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá. O recorte temporal da pesquisa foram os anos de 2014 a
2017. Desta feita, o objeto investigado no trabalho de tese foi a constituição do conhecimento
avaliativo dos docentes que realizavam as atividades formativas nos Cursos de Pedagogia da
UECE evidenciando os saberes, as práticas e a formação. O objetivo central versou em
compreender a constituição do conhecimento avaliativo dos professores que lecionavam as
disciplinas Didática e Avaliação nos cursos de Pedagogia da UECE. O referencial teórico
básico da investigação pautou-se nos escritos de Luckesi (2005, 2011), Bonniol e Vial (2001),
Fiorentini, Sousa Junior, Melo (1998), Garcia (1995), Tardif (2008), Gautiher (2013),
Pimenta (2012), Franco (2012), Passos, Kastrup, Escócia (2015), Rolnik (1989, 2014), dentre
outros. A tessitura metodológica investigativa foi pautada na abordagem qualitativa
recorrendo ao método de estudo de caso múltiplos norteada pela postura investigativa da
cartografia educacional, baseada nas técnicas de coleta de dados bibliográfica, documental e
empírica recorrendo a entrevistas por pautas com oito professores, na qual decidimos
organizar a análise dos dados por categorias baseada em três pistas: formação, saberes e
práticas. Na busca documental realizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN), nas Diretrizes Curriculares Nacional (DCN) do Curso de Pedagogia e nos Projetos
Pedagógicos dos Cursos (PPC). Sendo que na LDB as indicações da avaliação seguem em
âmbito geral no contexto educacional brasileiro. Nas DCN do curso de Pedagogia
encontramos por resultados a indicação das necessidades da avaliação, faltando as
especificações para o âmbito avaliativo do ensino-aprendizagem. Nos PPC dos cursos a base
avaliativa foi fundamentada no regimento da UECE indicando a verificação das
aprendizagens baseada na quantificação dos resultados. A pesquisa empírica evidenciou a
constituição do conhecimento avaliativo de cada docente de forma particular constituído
principalmente a partir das experiências profissionais recorrendo as práticas de aplicação dos
instrumentos sem ofertar feedback aos discentes, com ausência das especificações dos
modelos, critérios, assim como constatamos a ausência de formação continuada pela IES
pesquisada no tocante a avaliação.
Palavras-chave: Conhecimento Avaliativo. Cartografia. Didática-Avaliação. Formação,
Saberes e Práticas.

Abstract:
ABSTRACT
The teachers’ evaluative knowledge can make the evaluation process of teaching-learning an
important subsidy aimed at directing the formative actions in Basic and Higher Education,
modifying the basic dimensions of the didactic-pedagogical process, allowing for
improvements in planning, teaching, adoption of methodological strategies by the teachers,
encouraging the learning. The context of research was higher education, specifically
university teaching in seven courses of Pedagogy of the UECE (State University of Ceará),
one located in Fortaleza (Capital) and the other in six municipalities of Ceará: Crateús, Iguatu,
Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá and Táua. The research was carried out in the period
from 2014 to 2017. The object investigated in the thesis was the formation of the evaluation
knowledge of the teachers who carried out the training activities in the UECE Pedagogy
Courses, highlighting the knowledge, practices and formation. The central objective was to
understand the constitution of the evaluative knowledge of the teachers who taught Didactics
and Evaluation in the courses of Pedagogy of the UECE. The basic theoretical reference of
the investigation was based on the Luckesi (2005, 2011), Bonniol e Vial (2001), Fiorentini,
Sousa Junior, Melo (1998), Garcia (1995), Tardif (2008), Gautiher (2013), Pimenta (2012),
Franco (2012), Passos, Kastrup, Escócia (2015), Rolnik (1989, 2014), and others. The
investigative methodological broach was based on the qualitative approach using the multiple
case study method, guided by the investigative posture of educational cartography, based on
bibliographic, documentary and empirical data collection techniques, using interviews with
eight teachers, in which we decided to organize the analysis of data by categories based on
three tracks: training, knowledge and practices. Was made a documentary search, carried out
in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN), in the National
Curricular Guidelines (DCN) of the Pedagogy Course and in the Pedagogical Projects of the
Courses (PPC). Given that in LDB the indications of the evaluation follow in general scope in
the Brazilian educational context. In the DCN, the results pointed to the indication of the
needs of the evaluation, lacking the specifications for the evaluative scope of teachinglearning.
In the PPC, the evaluation base was based on the UECE regiment indicating the
verification of the learning based on the quantification of the results. The empirical research
evidenced the constitution of the evaluative knowledge of each teacher in a particular way
constituted mainly from the professional experiences resorting to the practices of application
of the instruments without offering feedback to the students, with absence of the specification
of the models, criteria, as well as we verified the absence of continued training by the IES,
surveyed in the evaluation.
Keywords: Evaluation Knowledge. Cartography. Pedagogy. Training, Knowledge and
Practice.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
NETA, MARIA DE LOURDES DA SILVA. O CONHECIMENTO AVALIATIVO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: CARTOGRAFIA DOS SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO. 2018. 347 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1