Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
NARRATIVAS DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO NO CONTEXTO DO PIBID

Autor(es):
ROCHA, CLÁUDIO CÉSAR TORQUATO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O tema do desenvolvimento profissional docente ganhou visibilidade recentemente na pesquisa educacional brasileira. Tornou-se importante e polissêmico na literatura especializada. Em 2007, professores da Educação Básica foram chamados a colaborar com a formação inicial de licenciandos por meio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), atuando como supervisores de suas ações na escola pública. A partir desta colaboração, estudos (DEB/CAPES, 2013; FCC, 2014) passaram a propagar a informação de que este programa também mobilizava o desenvolvimento profissional destes professores supervisores, mediante a realização de formação continuada e interação com a comunidade universitária. Diante desta realidade questionamos: Como ocorre a prática pedagógica destes profissionais do ensino no contexto da sala de aula? Como incide nestes docentes a identificação e a compreensão de si mesmos como profissionais do ensino? Como o desenvolvimento teórico foi mobilizado? E em como este desenvolvimento se refletiu na prática? O estudo teve como objetivo compreender em como a inserção no Pibid UECE movimenta o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que atuam como supervisores. A pesquisa realizada ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa (LAVILLE; DIONE, 1999; SEVERINO, 2007) e no paradigma críticoreflexivo (NÓVOA, 1992; 2002; FARIAS, 2002; 2006). Quanto ao método de investigação, foi empregada a História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2014; SANTHIAGO; MAGALHÃES, 2015), aplicação dos procedimentos da entrevista narrativa (BERTAUX, 2010; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2010), análise de documentos e bibliografia educacional (MENDES; FARIAS; NÓBREGA-THERRIEN, 2011) e uso do diário de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLIVEIRA, 2014). A análise dos dados da pesquisa apoiou-se no recurso da hermenêutica (MINAYO, 2014). Participaram do estudo quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Fortaleza. Na conclusão, respondendo à questão norteadora da pesquisa, os achados apontam para a implicação das professoras com o que estavam realizando enquanto profissionais do ensino, para os desejos candentes de atingir os objetivos propostos a si mesmas, mais do que o comprometimento com as instituições de ensino – escola e universidade; presentes também a ambição de progredir na compreensão dos saberes da profissão docente por meio da pesquisa de suas práticas, como pretendia o projeto institucional para alimentação do sonho de que é possível melhorar na profissão. Cada professora se
10
desenvolveu a seu modo, dentro dos recursos e do tempo disponíveis. Inferimos, para finalizar, que, no contexto do Pibid, geralmente, os professores e professoras que se inserem no Programa assim o fazem por que possuem um projeto de vida que inclui melhorias na carreira profissional. Não é o Pibid que, ao oportunizar a formação continuada, desenvolve os professores. Diferentemente, são os professores que, enxergando uma oportunidade no contexto do Pibid, mobilizam-se e movimentam seu potencial, tendo em vista dar passos adiante na conquista do seu desenvolvimento e na ascensão do seu status social como professores.
Palavras - chave: Desenvolvimento profissional docente. Pibid. Professores da Educação Básica.

Abstract:
ABSTRACT
Teachers' professional development theme got visibility in brazilian educational research just recently. It is important and polissemic in specialized literature. In 2007, Basic Education teachers collaborated with initial formation of graduated students through Pibid (Schlarship Program for teacning staff initiation), acting as supervisors of their own performances in public shools. This program also included continuous formation and interaction with universitary community. Parting from this point, studies (DEB / CAPES, 2013; FCC, 2014) began to spread information that this program also mobilizes the professional development of these supervisors teachers, by means of offering them continuous formation and interaction with university community. Facing this reality, questions were proposed: How does it occur the pedagogical practice of these teaching professonals in the context of the classroom? How does it happen for these teachers the identification and comprehension of themselves as teaching professionals? How this kind of theoretical development is accomplished? How was this development reflection in teachers' practice? This study has as a target to understand how Pibid UECE Program moves the professional development of basic education teachers who act as supervisors. The research was anchored in the assumptions of the qualitative approach (LAVILLE; DIONE, 1999; SEVERINO, 2007) and in the critical-reflexive paradigm (NÓVOA, 1992, 2002; FARIAS, 2002; 2006). It was applied here Oral History methodology, using narrative interviews, paper analysis and educational bibliography. As for the research method, the Oral History (MEIHY; HOLANDA, 2014; SANTHIAGO; MAGALHÃES, 2015) was applied, the procedures of the narrative interview (BERTAUX, 2010; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2010), document analysis and educational bibliography (MENDES; FARIAS; NÓBREGA-THERRIEN, 2011) and use of the field journal (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLIVEIRA, 2014). The data analysis of the research was based on the hermeneutics resource (MINAYO, 2014). Four teachers took part in the work. They belonged to initial years of Fundamental Teaching in public schools of Forlaleza, State of Ceará. In conclusion, answering the main question of this research, results point out to a teachers' implication concerning on what they were doing as teaching professionals, intensive and strong wish teachers have to reach the goals proposed by and for theirselves, more than the commitment with teaching institutios - school and university; also present the ambition to progress in the understanding of the knowledge of the teaching profession by means of the research of
12
its practices, as the institutional project intended to feed the dream that it is possible to improve in the profession. Each teacher developed in her own way, within the resources and time available. We infer, finally, that, in the context of the Pibid, generally, teachers and teachers who fall within the program so why do have a life project that includes improvements in professional career. It's not the Pibid that by encouraging continuing training, develops teachers. On the other hand, are teachers who, seeing an opportunity in the context of the Pibid, mobilize and move your potential, with a view to taking steps forward in the conquest of your development and rise of your social status as teachers.
Keywords: Teacher professional development. Pibid. Teachers of Basic Education

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
ROCHA, CLÁUDIO CÉSAR TORQUATO. NARRATIVAS DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ESTUDO NO CONTEXTO DO PIBID. 2018. 327 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1