Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS INTERAÇÕES IMAGEM-TEXTO EM MATERIAL DIDÁTICO ONLINE PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autor(es):
CARVALHO, SÂMIA ALVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A Educação a Distância tem transformado os conteúdos das aulas tradicionais e presenciais em disciplinas virtuais compostas, na maioria das vezes, por Composições Multimodais Instrucionais (composições constituídas de textos e imagens - CMIs), que chegam aos alunos através de plataformas virtuais de ensino. O objetivo geral deste trabalho é averiguar as formas através das quais o texto e a imagem se integram no processo de construção dos significados em CMIs, como estas se alinham com os objetivos de ensino e como os alunos percebem as interações entre os elementos que as constituem. Conduzimos uma pesquisa qualitativa que problematiza a interface semântica visual-verbal de CMIs constantes no material didático online do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas (modalidade a distância) do Instituto UFC Virtual. A pesquisa é de natureza exploratório-analítico-descritiva. Para o alcance do objetivo, fizemos um levantamento de todos os textos multimodais contidos nos materiais didáticos do curso e os analisamos sob a perspectiva de suas funções e das relações existentes entre os modos semióticos texto verbal e imagem estática. Analisamos também as percepções que alguns alunos do curso têm acerca dessas relações. O quadro teórico que fundamenta o estudo baseia-se principalmente na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; HASAN, 1985), nos estudos sobre multimodalidade de Royce (2007a), e Kress e van Leeuwen (2006), nos estudos a respeito das relações imagem-texto de Martinec e Salway (2005) e nas funções didáticas das imagens (CARNEY e LEVIN, 2002). Os resultados das análises apontam para um uso frequente de Composições Multimodais Instrucionais, uma vez que foram identificadas 761 ocorrências destas no material. Contudo, na maioria dos casos, elas ainda estão dissociadas dos objetivos de ensino. O estudo revela ainda a existência de CMIs complexas com relações sobrepostas entre os modos visual e verbal. A existência de desse tipo de CMI corrobora a proposição de que, quando ambos os modos visual e verbal trabalham juntos para criação de significados, cooperam para que os objetivos didáticos sejam alcançados. Os dados do estudo evidenciam também que os estudantes percebem a necessidade da inserção de CMIs em seus materiais didáticos e percebem inclusive suas funções didáticas e estéticas. Concluímos, portanto que embora o material analisado esteja hospedado em um ambiente virtual de aprendizagem que oferece potencial para o uso de diversos modos semióticos interagindo na construção de sentidos, a sua criação possui uma forte base verbal na construção de seus conteúdos.
Palavras-chave: Multimodalidade. Composições Multimodais. Relações imagem-texto. EaD.

Abstract:
ABSTRACT
Distance education has transformed the contents of traditional and on site classes into Instructional Multimodal Compositions (compositions made up of text and images - IMCs). This qualitative research problematizes the visual-verbal semantics interface of these Instructional Multimodal Compositions. Our interest is to ascertain the ways through which text and image are integrated in the process of making meanings in IMCs, and to analyse the types of connections that are made between the IMCs and the educational goals. We are also interested in investigating how students see the interactions among the elements that constitute the IMCs. Therefore, we conducted a survey of all multimodal texts contained in teaching materials and analyzed them under the perspectives of their functions and of the relationship between the semiotic modes, verbal text and static image. We submitted two samples of these multimodal compositions to students reading in order to ascertain the perceptions they have of the uses of these IMCs. The study addresses the data through a content analysis plan, which was used to describe and interpret the contents of instructional multimodal compositions and the contents of the questionnaires used with participating students. The theoretical framework which underlies the study is based mainly on the Systemic Functional Linguistics, developed by M.A.K. Halliday (1978; Halliday; HASAN, 1985), on the studies of multimodal texts by Royce (2007a), Jewitt (2011), Kress and van Leeuwen (2006), on image–text relations by Martinec and Salway (2005) and on the teaching functions of the images (CARNEY and LEVIN, 2002). The results point to a frequent use of InstructionalMultimodal Compositions, once there were identified 761 instances of IMCs in the material, in most cases, however, they are dissociated from the teaching objectives, thus, they are mostly used as accessories and adornment to the verbal mode. The study also reveals the existence of complex IMCs with overlapping relations between visual and verbal modes. The existence of such overlapping relations between semiotic modes support the proposition that, when both visual and verbal modes work together to make meanings they cooperate with the achievement of the educational objectives. Finally, the study data also show that students realize the need for the insertion of IMCs in their teaching materials. We conclude, therefore, that although the analyzed material is hosted in a virtual learning environment that offers potential for the use of several semiotic modes interacting in a meaning making process, its structure has a strong verbal base.
Keywords:Multimodality. Multimodal Compositions. Image–text relations. Distance learning

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
CARVALHO, SÂMIA ALVES. AS INTERAÇÕES IMAGEM-TEXTO EM MATERIAL DIDÁTICO ONLINE PARA A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DE INGLÊS. 2016. 288 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1