Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
USO DO MOODLE COMO APOIO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE JAVASCRIPT/PHP

Autor(es):
MOREIRA, CARLOS RENAN

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A dificuldade de aprendizagem é um fator bastante recorrente nos cursos que
ensinam alguma Linguagem de Programação. Essa dificuldade pode ser causada
por diversos fatores, entre eles falta de acompanhamento durante o processo de
ensino, falha no diagnóstico da real situação do aprendizado do aluno, entre outros.
Esta pesquisa analisou a utilização de um Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem na influência da abordagem da disciplina de JavaScript / PHP, sendo
esta estratégia desenvolvida no Ensino Médio integrado ao Técnico na modalidade
Presencial. Para isso, o objeto de estudo escolhido foi o ambiente virtual de
aprendizagem Moodle. Tal sistema foi implantado em uma Escola Estadual de
Educação Profissional do Estado do Ceará. O trabalho visou quantificar e qualificar
quais os fatores influenciaram positiva e negativamente a qualidade do ensino
promovida. Este trabalho relata a experiência e os resultados obtidos com a
aplicação deste método complementar de ensino.
Palavras Chaves: Moodle. Linguagem de Programação. Dificuldade de
Aprendizagem.

Abstract:
ABSTRACT
Learning disability is a highly recurrent factor in courses that teach any programming
language. This difficulty may be caused by several factors, including lack of
monitoring during the teaching process, failures during the diagnose of the student’s
learning situation, and others. This research examined the use of a Virtual
Environment for Teaching and Learning in the influence of the method used in the
JavaScript / PHP discipline, this strategy was developed in the integrated high school
as part of the Technical Attendance mode. For this, the chosen Study subject was
the virtual learning environment Moddle. The system was implemented in a
Professional State School from Ceará. The study aimed to quantify and qualify which
factors had positive and negative influence in the quality of the promoted education.
This paper reports the experience and results obtained from the application of this
complementary method of teaching.
Keywords: Moodle. Programming Language. Learning Disabilities.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MOREIRA, CARLOS RENAN. USO DO MOODLE COMO APOIO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE JAVASCRIPT/PHP. 2016. 58 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1