Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E A PRÁXIS DOS PROFESSORES DOS CURSOS TECNOLÓGICOS: ESTUDO NA PERSPECTIVA LUKACSIANA

Autor(es):
CARNEIRO, ISABEL MAGDA SAID PIERRE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta investigação reporta-se à necessidade de uma teleologia (finalidade) de formação
didático-pedagógica de professores bacharéis e tecnólogos da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) de graduação, destacando, em particular, como a inexistência dessa
teleologia influencia nas práticas dos docentes atuantes nas disciplinas profissionalizantes
dos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).
Pressupõem-se que a ausência da citada teleologia pode conduzir os docentes a uma prática
técnico-instrumental, proporcionando aos estudantes uma formação unilateral, voltada
somente para o mercado de trabalho. O entendimento do problema tem como fundamento
as reflexões de György Lukács, filósofo húngaro, sobre a categoria do trabalho como
gerador da vida social, destacando o caráter teleológico na sua gênese e nos complexos
sociais que dele derivam. O estudo seguiu os procedimentos indicados pela abordagem
qualitativa do estudo de caso único, realizado junto a dez professores das disciplinas
profissionalizantes dos cursos de graduação tecnológica do IFCE, campus de Fortaleza.
Como estratégias de coleta de dados, foram utilizados questionário de auto-preenchimento,
observações diretas e entrevista de aprofundamento, cuja análise ocorreu mediante a
categorização temática e a triangulação dos dados. As categorias definidas e analisadas
foram: motivações para ingresso na profissão docente, experiências acadêmicas e
profissionais, formação didático-pedagógica, planejamento de ensino e organização
didática da aula. Os dados revelam que, dos dez participantes da pesquisa, apenas um
exibiu uma práxis docente planejada, organizada metodologicamente, capaz de viabilizar
aos estudantes uma formação transposta aos aspectos técnicos da profissão. Esta
investigação, assim, reforça a necessidade do estabelecimento de uma posição teleológica
voltada para a formação didático-pedagógica dos professores bacharéis e tecnológicos
atuantes nas disciplinas profissionalizantes dos cursos de graduação tecnológica, com vistas
a contribuir para a realização de uma práxis consciente do professor, organizada, planejada,
crítica e reflexiva, com fins de formação omnilateral dos estudantes.
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Didático-Pedagógica. Educação
Profissional e Tecnológica.

Abstract:
ABSTRACT
This investigation discusses the necessity of a teleology (finality) of didactic-pedagogical
formation of bachelors and technicians of the Technologic and Professional Education
(TPE) of graduation, highlighting, in particular, how the non-existence of this teleology
influences in the practices of the active teachers in the professionalizing disciplines of the
technological courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology
(FICE).It is presupposed that the non-existence of the cited teleology could conducthe
teachers to atechnic-instrumental practice, providing to the students a unilateral education,
leading only to the labor market. The understanding of the issue has a base on the
reflections of GyörgyLukács, a Hungarian philosopher, about the work category as a social
life generator, highlighting the teleological reputation in its genesis and in the social
complex which they derive from. This study followed the procedures indicated by the
qualitative approach of the unique case study, performed with ten teachers of the
professionalizing disciplines of the technological graduation courses of the Institute (FICE),
campus of Fortaleza city.As collecting data strategies, were used a questionnaire selffilling,
direct observations and an improvement interview, which were analyzed by a
thematic categorization and the data triangulation.The defined and analyzed categories
were: the motivations to ingress in the teaching profession, academic and professional
experiences, didactic-pedagogical education, teaching planning and didactic lesson
organization.The results show that, of the ten participants of the research, only one showed
a planned teaching praxis, methodologically organized, able to provide to the students an
education beyond the technic aspects of the job.This investigation, therefore, reinforce the
necessity of a teleological institutional position aiming the didactic-pedagogical education
of the active bachelors and technicians in the professionalizing disciplines of the
technological degree courses, intending to contribute to performing a teacher conscious
praxis, organized, planned, critical and reflexive, aiming the omnilateral education of the
students.
Keywords: Teaching Education. Didactic-Pedagogical EducationProfessional and
Technological Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
CARNEIRO, ISABEL MAGDA SAID PIERRE. A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E A PRÁXIS DOS PROFESSORES DOS CURSOS TECNOLÓGICOS: ESTUDO NA PERSPECTIVA LUKACSIANA. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1