RESUMO
Esta investigação reporta-se à necessidade de uma teleologia (finalidade) de formação
didático-pedagógica de professores bacharéis e tecnólogos da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT) de graduação, destacando, em particular, como a inexistência dessa
teleologia influencia nas práticas dos docentes atuantes nas disciplinas profissionalizantes
dos cursos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).
Pressupõem-se que a ausência da citada teleologia pode conduzir os docentes a uma prática
técnico-instrumental, proporcionando aos estudantes uma formação unilateral, voltada
somente para o mercado de trabalho. O entendimento do problema tem como fundamento
as reflexões de György Lukács, filósofo húngaro, sobre a categoria do trabalho como
gerador da vida social, destacando o caráter teleológico na sua gênese e nos complexos
sociais que dele derivam. O estudo seguiu os procedimentos indicados pela abordagem
qualitativa do estudo de caso único, realizado junto a dez professores das disciplinas
profissionalizantes dos cursos de graduação tecnológica do IFCE, campus de Fortaleza.
Como estratégias de coleta de dados, foram utilizados questionário de auto-preenchimento,
observações diretas e entrevista de aprofundamento, cuja análise ocorreu mediante a
categorização temática e a triangulação dos dados. As categorias definidas e analisadas
foram: motivações para ingresso na profissão docente, experiências acadêmicas e
profissionais, formação didático-pedagógica, planejamento de ensino e organização
didática da aula. Os dados revelam que, dos dez participantes da pesquisa, apenas um
exibiu uma práxis docente planejada, organizada metodologicamente, capaz de viabilizar
aos estudantes uma formação transposta aos aspectos técnicos da profissão. Esta
investigação, assim, reforça a necessidade do estabelecimento de uma posição teleológica
voltada para a formação didático-pedagógica dos professores bacharéis e tecnológicos
atuantes nas disciplinas profissionalizantes dos cursos de graduação tecnológica, com vistas
a contribuir para a realização de uma práxis consciente do professor, organizada, planejada,
crítica e reflexiva, com fins de formação omnilateral dos estudantes.
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Didático-Pedagógica. Educação
Profissional e Tecnológica.