Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente

Autor(es):
SILVA, MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
As transformações que têm acontecido nas diversas esferas sociais no âmbito da comunicação, tem se tornado, cada vez mais, multimodal, têm levado a reflexões sobre como e se ações pedagógicas refletem essas transformações. À escola é dada a responsabilidade de inserir abordagens que correspondam a essa realidade. Desse modo, é objetivo desta tese investigar a relação entre a abordagem visual/multimodal do livro didático e a ação de uma professora de língua inglesa da escola pública, no que se refere ao letramento visual/multimodal crítico, no nível fundamental. Com base nisso, a questão norteadora central desta pesquisa refere-se a como o letramento visual/multimodal crítico, com foco na imagem, tem sido abordado pelo livro didático e pelo professor, no momento de interação de sala de aula. Analisei, assim, dois volumes do livro didático da coleção Alive!, bem como as abordagens de ensino do professor utilizando o livro didático. A fundamentação teórica que embasa a análise compreende as teorias que focam na multimodalidade, segundo autores como: Kress e van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009), Bezemer e Kress (2008, 2014, 2015, 2016), e na teoria do letramento visual/multimodal crítico, representada por Callow (1999, 2005, 2006, 2008, 2013), Oliveira (2006), Rojo (2012), dentre outros. A operacionalização deste estudo se deu por meio de uma metodologia, primordialmente, descritiva e interpretativista, com características de pesquisa etnográfica e fenomenológica. Cinco professores que lecionam no ensino fundamental I, nas escolas públicas da cidade de Pau dos Ferros-RN, responderam a um questionário inicial, no entanto, uma professora selecionada dentre os cinco, foi acompanhada nas fases de observação de aula e de intervenção, constituindo-se sujeito principal da pesquisa. Para a coleta dos dados, os seguintes instrumentos foram utilizados: questionário de sondagem, lições do livro didático selecionadas, observação com gravação de aulas em áudio, encontros de formação e entrevista. Os dados, analisados sob o paradigma qualitativo, nos levaram às seguintes conclusões: embora uma atenção seja dada à imagem no início das discussões e o letramento visual/multimodal crítico seja citado no manual do professor, como uma das perspectivas adotadas, não se concretizou nas atividades. Também na prática da professora, as imagens são mencionadas, mas continuam a enfatizar a estrutura e o vocabulário da língua escrita, em detrimento de um trabalho que explore os recursos visuais, numa perspectiva crítica de análise. Ambas as abordagens, do livro e do professor, convergem para uma abordagem tradicional que procura desenvolver letramentos básicos como ler e escrever o código escrito. Após a intervenção, a professora demonstrou compreensão da teoria e sinalizou, na entrevista, possíveis mudanças na sua prática. Considerando que o livro didático da escola pública, muitas vezes, é a única ferramenta ao alcance dos alunos, sugerimos investir em propostas didáticas que desenvolvam entendimento dos significados visuais/multimodais. Também é necessário investir na formação e no letramento dos professores, de forma que possam estar preparados para aplicá-los em suas salas de aulas.
Palavras-chave: Letramento visual/multimodal crítico. Livro didático. Prática docente. Escola pública. Língua inglesa.

Abstract:
ABSTRACT
The changes that have taken place in different social spheres in communication, have become increasingly multimodal and have raised reflections on how and if pedagogical actions reflect these changes. To school is given the responsibility to insert approaches that correspond to that reality.Thus, it is objective of this thesis investigate the relationship between the visual/multimodal approach of the textbook and the action of an English language teacher at public school, with regard to the critical visual literacy, at the fundamental level of teaching. Based on this, the central research question refers to how the critical visual/multimodal literacy, whose focus is on image and written text, has been approached by the textbook and the teacher in the classroom interaction. Thus, we analysed two volumes of the textbook collection of Alive!, as well as the teacher's approaches using the textbook. The theoretical bases for the analysis is based on the theories that focus on multimodality, according to authors such as: Kress and van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009), Bezemer and Kress (2008, 2014, 2015, 2016), and theory of critical visual/multimodal literacy, represented by Callow (1999, 2005, 2006, 2008, 2013), Oliveira (2006), Rojo (2012), among others. The operationalization of this study was through a methodology primarily descriptive and interpretative, with characteristics of ethnographic and phenomenological research. Five teachers who teach in elementary school, at public schools in Pau dos Ferros-RN, answered an initial questionnaire, however, one teacher, selected among the five, was observed in the classes observation and intervention phases, being the main participant of the research. To collect the data, the following instruments were used: a questionnaire survey, the textbook lessons selected, class observation with audio recording, training and conference meetings. The data, analyzed under the qualitative paradigm, presented the following conclusions: although attention to the image at the beginning of the discussions was given and critical visual/multimodal literacy is cited in the teacher's manual as one of the adopted perspective, it was not materialized in the activities. In addition, the images were mentioned in the teacher’s practice, however, to emphasize the structure and vocabulary of the written language, rather than to explore a critical visual literacy. Both, the book and the teacher’s approach are presented in a traditional approach which seeks to develop basic literacies as how to read and to write the written code. After the intervention, the teacher demonstrated understanding the theory and highlighted, in the interview, possible changes in her practice. Considering that the public school textbook is often the only tool to reach students’ literacy, we suggested investing in didactic proposals to develop understanding the visual/multimodal meanings. In addition, it is necessary to invest in the pedagogical training and in the teachers’ literacy, so they can be prepared to apply these new proposals into their classrooms.
Key Words: Critical visual/multimodal literacy. English textbook. Teacher’s practice. Public School. English Language.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVA, MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA. O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. 2016. 329 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1