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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE NA INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autor(es):
BRASIL, EYSLER GONÇALVES MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos
impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social. Nessa perspectiva, o
Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia intersetorial dos Ministério da Saúde e da
Educação, busca contribuir para a formação integral dos adolescentes por meio de ações de
promoção, prevenção e atenção à saúde. O estudo objetivou analisar as ações de promoção da
saúde do adolescente escolar na integração saúde e escola e no diálogo com os participantes
construir plano de ação/intervenção. Estudo analítico na abordagem qualitativa com base
empírica na pesquisa-ação e apoiado na Teoria da Complexidade. Assim, identificou-se o
problema dentro de um contexto interinstitucional e levantaram-se questões a serem
investigadas. Da análise prévia, prosseguiu-se com os diálogos e plano de intervenção junto
aos participantes. Ao todo, foram 17 profissionais da área de saúde (gerentes, gestor e
profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família) e 22 profissionais da Educação
(professores, diretores, vice-diretor, coordenadores e gestores) atuantes em duas escolas. Os
participantes da saúde militavam em duas Unidades de Atenção Primária em Saúde da
Coordenadoria Executiva Regional IV, no Município de Fortaleza, Ceará. A produção de
dados empíricos ocorreu em 2015 e primeiro semestre de 2016 utilizando-se a observação
livre e a entrevista semiestruturada, além dos diálogos em seminários. As entrevistas foram
processadas pelo Programa ALCESTE, que selecionou 676 u.c.e.s, perfazendo 91% de
aproveitamento. No processo analítico, estas u.c.e.s foram agrupadas em três classes lexicais:
Classe 1 – O processo de trabalho nas UAPs e a priorização do atendimento espontâneo;
Classe 2 – Dificuldades e possibilidades de implementação do PSE e Classe 3 – Ações de
promoção da saúde realizadas pela equipe da ESF no ambiente escolar. As classes se
articulam, e apontam as principais ações de promoção da saúde, assim como as dificuldades e
possibilidades para a sua implementação, apoiadas no PSE. Dentre as principais ações
realizadas; destacam-se as ações de saúde bucal; a vacinação do sarampo e do HPV; a
detecção de manchas para o diagnóstico da hanseníase; o tratamento medicamentoso para
verminose; orientações sobre alimentação saudável e higiene. Outros projetos articulados
foram: Semana Saúde na Escola e Projeto Olhar Brasil, os quais vislumbram também a
promoção da saúde dos escolares. Na efetivação de seminários, obteve-se uma aproximação
entre os setores, e foi pactuado com os participantes o plano de ação para que fossem
implementadas as propostas de promoção da saúde ao adolescente escolar com base nas
necessidades apontadas e tendo como suporte o PSE. Observaram-se muitos desafios,
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essencialmente, pela falta de integração dos setores, indicando-se a necessidade de mudança e
as possíveis soluções iniciadas com o diálogo, projetado no plano de ação realizado nesta
pesquisa. A superação dos limites e dificuldades pode ser alcançada com a continuidade dos
encontros e a efetivação de conquistas da equipe de Saúde da Família para negociar com os
gestores da saúde e da escola essa oportunidade de fortalecer a promoção da saúde dos
adolescentes, colaborando na implementação de projetos interinstitucionais com esta
finalidade.
Palavras-chave: Promoção da saúde. Adolescente. Saúde escolar.

Abstract:
ABSTRACT
Adolescence is a period of transition between childhood and adult life characterized by the
impulses of physical, mental, emotional, sexual and social development. In this perspective,
the School Health Program (SHP), an intersectoral strategy between the Ministry of Health
and Education, seeks to contribute to the integral formation of adolescents through actions of
promotion, prevention and health care. The study aimed to analyze the actions of health
promotion of the school adolescent in the integration of health and school and in the dialogue
with the participants build action/intervention plan. An analytical study in the qualitative
approach based on empirical research in action and supported by Complexity Theory. Thus,
the problem was identified within an interinstitutional context and questions were raised to be
investigated. From the previous analysis the dialogue and intervention plan with the
participants was continued. In all, 17 health professionals (supervisors, managers and
professionals working in the Family Health Strategy) and 22 education professionals
(teachers, directors, vice-principals, coordinators and managers) working in two schools. The
health participants militated in two Primary Health Care Units of the Regional Executive
Coordination IV, in the city of Fortaleza, Ceará. The production of empirical data occurred in
2015 and the first half of 2016 using free observation and semi-structured interview, as well
as dialogues in seminars. The interviews were processed by the ALCESTE Program, which
selected 676 u.c.e.s, making up 91% of utilization. In the analytical process, these u.c.e.s were
grouped into three lexical classes: Class 1 - The work process in the UAPs and the
prioritization of spontaneous care; Class 2 - Difficulties and possibilities of implementing the
PSE and Class 3 - Health promotion actions carried out by the FHS team in the school
environment. The classes articulate, and point out the main actions of health promotion, as
well as the difficulties and possibilities for its implementation, supported in the SHP. Among
the main actions carried out are the oral health actions; Measles and HPV vaccination; The
detection of spots for the diagnosis of leprosy; Medicinal treatment for verminose; Guidelines
on healthy eating and hygiene. Other articulated projects were: Health Week at School and the
Brasil Olhar Project, which also envisage the health promotion of school children. At the end
of seminars, an approach was reached between the sectors, and a plan of action was agreed
with the participants to implement the proposals for health promotion to school adolescents
based on the needs pointed out and supported by the SHP. There were many challenges,
mainly due to a lack of integration of the sectors, indicating the need for change and the
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possible solutions initiated with the dialogue, projected in the action plan carried out in this
research. Overcoming limits and difficulties can be achieved by continuing the meetings and
making achievements of the Family Health team to negotiate with health and school managers
this opportunity to strengthen the promotion of adolescent health by collaborating in the
implementation of interinstitutional projects for this purpose.
Keywords: Health Promotion. Adolescent. School Health.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BRASIL, EYSLER GONÇALVES MAIA. PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADOLESCENTE NA INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2016. 160 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025

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