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Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROEJA: IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO

Autor(es):
RIBEIRO, VÂNIA MONDEGO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Estudo das práticas docentes, por meio de relatos de memórias de professores do
Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís - Monte
Castelo, acerca de suas práticas docentes nesse Programa, nos cursos integrados
de Alimentos e Eletrotécnica, no período de 2007 a 2014. Focalizam-se, sobretudo,
as memórias sobre a formação, os saberes e as práticas docentes que foram
utilizadas para atuar na formação dos educandos no PROEJA. O referencial teórico
foi desenvolvido principalmente pelas contribuições de autores como Portelli (1998)
e Pollak (1989) que compreendem a memória como reinterpretação do passado. Ao
estudar formação, saberes e prática docentes no PROEJA, fez-se uma revisão
bibliográfica desses temas, com a participação de pesquisadores, mas, em especial,
com os escritos de Tardif (2012), em função de sua compreensão ampliada sobre
saberes docentes. As contribuições de Thompson (1998) sobre história oral, com
entrevista temática, através de Alberti (2005) nos ajudaram a chegar aos discursos
sobres práticas docentes de seis professores entrevistados no Programa. A pesquisa
foi distribuída em seis capítulos. Os resultados da pesquisa em seu conjunto indicam
que os professores não tiveram preparação específica para atuar no Programa e,
assim, servem-se de saberes provenientes de várias aprendizagens. Reconhecemos
que a memória é individual, social, compartilhada e estaria incompleta sem o
conjunto que envolve indivíduo e sociedade; logo, é dinâmica e (re)avalia suas
experiências. Pensando assim, os discursos indicaram que acontecimentos foram
silenciados para preservar a memória institucional e, por consequência, a memória
do grupo no sentido de manter a ordem e evitar conflitos no Programa. Neste novo
lugar, não há um discurso comum, o que nos fez compreender que essas memórias
estão em disputa.
Palavras-chave: Memória. Formação. Saberes. Práticas docentes.

Abstract:
ABSTRACT
Research of academic practices related by lecturers of PROEJA (Program of
Professional and Tecnical Integration as part of Education of Young and Adults) at the
Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA),
Campus São Luís - Monte Castelo, specifically of Electrotechnics and Nutrition
technology courses between 2007 and 2014. The focus was on memories of
formation, knowlegde and academic practices applied to educate students of the
PROEJA. Contributions by Portelli (1998) and Pollak (1989) who define memory as
reinterpretation of the past, served as theoretical reference. We carried out a revision
by studying formation, knowlegde and academic practices of PROEJA, including the
inputs of researchers, particulary Tardif (2012), due to his enhanced understanding of
lecturer´s knowlegde. The contributions of Thomson (1998) about oral history, with
tematic interview by Alberti (2005) guided us to the discourses about academic
practices made by the six lecturers of the Program interviewed. The thesis was
divided into five chapters. Results indicate that the interviewed academics did not
have specific preparation to act in the Program and helped themselves with
knowlegde originated from other learnings. We recognize that memory is individual,
social, shareable and incomplete without the collectivity that involves individuals and
society. Thus, it is dynamic and reevaluates its experiences. Therefore, the
discourses indicate that events were silenced to preserve institutional memory and,
consequently, group memories, to maintain the status quo and avoid conflicts within
the Program. In this new place, there is no common discourse, which makes us
believe that such memories are disputed.
Keywords: Memories. Formation. Knowlegde. Academic Practice.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
RIBEIRO, VÂNIA MONDEGO. MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES NO PROEJA: IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO. 2017. 201 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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