RESUMO
Estudo das práticas docentes, por meio de relatos de memórias de professores do
Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís - Monte
Castelo, acerca de suas práticas docentes nesse Programa, nos cursos integrados
de Alimentos e Eletrotécnica, no período de 2007 a 2014. Focalizam-se, sobretudo,
as memórias sobre a formação, os saberes e as práticas docentes que foram
utilizadas para atuar na formação dos educandos no PROEJA. O referencial teórico
foi desenvolvido principalmente pelas contribuições de autores como Portelli (1998)
e Pollak (1989) que compreendem a memória como reinterpretação do passado. Ao
estudar formação, saberes e prática docentes no PROEJA, fez-se uma revisão
bibliográfica desses temas, com a participação de pesquisadores, mas, em especial,
com os escritos de Tardif (2012), em função de sua compreensão ampliada sobre
saberes docentes. As contribuições de Thompson (1998) sobre história oral, com
entrevista temática, através de Alberti (2005) nos ajudaram a chegar aos discursos
sobres práticas docentes de seis professores entrevistados no Programa. A pesquisa
foi distribuída em seis capítulos. Os resultados da pesquisa em seu conjunto indicam
que os professores não tiveram preparação específica para atuar no Programa e,
assim, servem-se de saberes provenientes de várias aprendizagens. Reconhecemos
que a memória é individual, social, compartilhada e estaria incompleta sem o
conjunto que envolve indivíduo e sociedade; logo, é dinâmica e (re)avalia suas
experiências. Pensando assim, os discursos indicaram que acontecimentos foram
silenciados para preservar a memória institucional e, por consequência, a memória
do grupo no sentido de manter a ordem e evitar conflitos no Programa. Neste novo
lugar, não há um discurso comum, o que nos fez compreender que essas memórias
estão em disputa.
Palavras-chave: Memória. Formação. Saberes. Práticas docentes.