Travessias cartográficas das práticas de letramentos não escolares da juventude da periferia de fortaleza: Uma vivência no programa viva a palavra!
Autor(es):
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Abordagens sociais do letramento têm orientado pesquisadores/as a vivenciarem os
usos sociais de leitura e escrita nos mais diversos contextos a fim de compreender a
complexidade das práticas de letramento. Inspirado nesta perspectiva e no projeto de
pesquisa “Por uma pragmática cultural: cartografias descoloniais e gramáticas
culturais em jogos de linguagem do cotidiano” (ALENCAR, 2013) do Núcleo
Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA), sediado na Universidade
Estadual do Ceará (UECE), busco cartografar algumas práticas de letramentos das/os
jovens do Grande Lagamar, especificamente da juventude da comunidade Cidade de
Deus, visando, em linhas gerais, identificar agentes e agências de letramentos, bem
como investigar no discurso da juventude menções aos problemas enfrentados por
ela e por sua comunidade, a saber: violência e reintegração de posse do terreno onde
moram. Ancoro-me teoricamente na perspectiva social e ideológica dos letramentos,
nas práticas juvenis de socialização, na Linguística Aplicada
Indisciplinar/Crítica/Transgressiva, nos estudos descoloniais e na abordagem
pedagógica de Paulo Freire. Concebendo a pesquisa como uma prática interventiva,
o método da cartografia, através de suas pistas, possibilitou-me registrar momentos
singulares das práticas de letramentos juvenis da periferia. Os dados colhidos através
de questionários, textos de memórias, fanzines, entrevistas e depoimentos foram
gerados nas travessias cartográficas que realizei durante o segundo semestre de
2014 e o primeiro de 2015. As análises sinalizaram uma mescla, por parte da
juventude, de práticas de letramentos dominantes e de letramentos vernaculares.
Ficou evidenciado na experiência que tive com as/os jovens da comunidade que a
violência do local, de certa forma, tem desestimulado a juventude a se integrar, visto
que a interação entre eles/as é reduzida por conta do medo que sentem. A produção
dos fanzines de duas jovens revelou um universo cultural juvenil amplo e diversificado
que tem permitido os/as jovens resistirem ao ambiente, muitas vezes hostil, onde
moram.
Palavras-chave: Práticas de letramento. Letramentos não escolares. Cartografia.
Juventude.
Abstract:
Social approach of literacy has led many researches to deal with the social uses of
reading and writing in different contexts, aiming to understand the complexity of literacy
practices. Based on this perspective and in the research project “In favor of a cultural
grammar: decolonial cartographies and cultural grammar in language games of
ordinary life.” (ALENCAR, 2013), which is part of Interdisciplinary Group of Pragmatics
Studies, in Portuguese, “Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática” (NIPRA),
established in The State University of Ceará (UECE), I intended to cartography the
literacy practices of some teenagers who live in a quarter called “Grande Lagamar”,
mainly the group of teenagers of the community called “Cidade de Deus”. I intended,
in a general view, to identify the agents and agencies of literacy and Ialso investigated
the teenager discourse, focusing on the problems faced by their community, such as
those: violence and repossession of the area where they live. As my scope of
investigation, I took into consideration the social and ideological perspective of the
literacy, the teenager’s practices of socialization, Applied Linguistics in its sense of
Indisciplinary/Critics/Transgression, decolonial studies and the pedagogical approach
of Paulo Freire. In this work, the research was taken as an action of intervention and
the cartographic method, based on its clues, was a field of possibilities to register the
single moments of the literacy practices developed by those adolescents who live in
peripheral area. The data in this work were constructed throughout cartographicalcrossing movements based on questionnaires, texts of memories, fanzines, interviews
and reports which were experienced in the second semester of 2014 and the first
semester of 2015. The analyses, focusing the cited adolescents, pointed out a mixture
of dominant practices of literacy and vernacular literacies. It was clear in my experience
with the adolescents of the community that the local violence, in some way, has
reduced the teenager’s desire for integration as their social contacts are mitigated
because of the fear. The fanzines made by two young girls revealed a wide, diverse
teenager universe that has helped those adolescents to resist to the hostile
environment where they live.
Key words: Practices of Literacy. Non-scholar literacies. Cartography. Youth.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da. Travessias cartográficas das práticas de letramentos não escolares da juventude da periferia de fortaleza: Uma vivência no programa viva a palavra!. 2016. 182 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1