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Repositório Institucional - UECE
Título:
TESSITURAS DA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES

Autor(es):
RODRIGUES, CICERA SINEIDE DANTAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Nesta investigação defende-se a tese de que a Orientação de Iniciação à Docência no contexto do PIBID proporciona, para professores formadores, aprendizagens docentes significativas que, integradas a saberes experienciais e de formação docente da trajetória profissional, potencializam a constituição de aspectos da racionalidade pedagógica na docência universitária. O estudo buscou compreender o percurso formativo de sete docentes formadores integrantes da OID-PIBID, tendo em vista identificar aspectos da racionalidade pedagógica emergente de aprendizagens suscitadas na relação deles com o Programa. O alcance desse intento resultou da análise de argumentos aglutinadores de consolidação da tese central, assim explicitados: a formação dos docentes universitários é situada, constituída permanentemente nas mais variadas relações, tempos e espaços. Vivências marcantes dessa formação transformam-se em experiências significativas de sua constituição professoral (argumento 1); os docentes universitários enfrentam desafios didático-pedagógicos na prática cotidiana de formar professores, que constituem conteúdos importantes para a Pedagogia e a Didática universitária (argumento 2); a OID-PIBID suscita aprendizagens significativas aos professores refletidas em suas falas acerca do seu modo de ser docente formador (argumento 3). A pesquisa se orientou pelo enfoque qualitativo. Embasou-se na concepção metodológica da bricolagem científica como alternativa ao modo científico instrumental. Foram realizadas entrevistas narrativas e de explicitação. Recorreu-se à Análise Textual Discursiva-ATD para a análise do corpus investigativo. As análises evidenciaram que os sujeitos aprendem a docência universitária de modo assistemático. A prática é a principal fonte de formação, com fragilidade de saberes didático-pedagógicos para o magistério nas licenciaturas. Verificou-se que a relação dos professores com a OID-PIBID imprime aprendizagens práticas para a sua composição professoral, especialmente, devido a constituição de outros modos de enxergar a docência universitária nas licenciaturas. O estudo reforçou a compreensão de que a formação docente deve ser dialógica, com articulações entre teoria e prática, ensino e pesquisa, saberes específicos e pedagógicos. Esclareceu que para a consolidação da razão pedagógica na visão da epistemologia da práxis, o aprender docente necessita de espaços políticos, institucionais e coletivos que possibilitem aos professores formadores a reflexão crítica, sistemática e (trans)formadora da prática, alicerçada por conhecimentos didático-pedagógicos da docência universitária com aportes científicos da Pedagogia e da Didática.
Palavras-chave: Formação docente. Docência universitária. Professores formadores. PIBID.

Abstract:
ABSTRACT
This research defends the thesis that the Teaching Initiation Guidance in the PIBID context provides, for teacher trainers, significant teaching apprenticeships that, integrated to experiential knowledge and teacher formation of the professional trajectory, potentiate the constitution of aspects of university teaching pedagogical rationality. The study sought to understand the training course of seven OID-PIBID training teachers, in order to identify pedagogical rationality aspects that emerged from learning in their relationship with the Program. The scope of this intent resulted from the analysis of agglutinator arguments of the central thesis, that explicated: university teachers‟ formation is located, permanently constituted in the most varied relations, times and spaces. Remarkable livings of the formation is transformed in meaningful experiência of its teaching constitution (argument 1); University teachers face didactic-pedagogical challenges in daily practice of training teachers. These challenges constitute important contents for Pedagogy and University Didactics (argument 2); The PIBID gives rise to meaningful learnings for teachers who are reflected in their statements about their way of being a teacher trainer (argument 3). The research was guided by the qualitative approach. It was based on scientific bricolage methodological conception as an alternative to the instrumental way of doing science. Explanatory and narrative interviews were carried out. Discursive Textual Analysis‟ foundations were used for the investigative corpus‟ analysis. The analysis showed that the subjects learns the university teaching in an unsystematic way, having the practice as main source of training, allowing to verify the fragility of scientific appropriation of didactic-pedagogic knowledge turned to the teaching in undergraduate courses. It was verified that teacher trainers‟ relationship with PIBID implies important practical learning to their teacher composition, especially as result of constitution of other point of views of university teaching in undergraduate courses. The study also reinforced the understanding that teacher training processes should be permeated by dialogues and articulations between theory and practice, teaching and research, experiential, specific and pedagogical knowledge. It clarified that for consolidation of pedagogical reasoning in the founding totality of praxis‟ epistemology, the learning of teaching needs political, institutional and collective spaces that enable trainer teachers critical, systematic and (trans)formative reflection of the practice, supported by didactic-pedagogical aspects of the field of university teaching with Pedagogy and Didactics scientific contributions.
Keywords: Teacher training. University teaching. Trainer teachers. PIBID.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
RODRIGUES, CICERA SINEIDE DANTAS. TESSITURAS DA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES. 2016. 259 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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