Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA: O PAPEL MEDIADOR DOS DIRETORES

Autor(es):
FERREIRA, EVELINE ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho busca somar-se a estudos sobre a gestão escolar, tendo como foco o papel do diretor escolar no atual contexto das políticas educacionais brasileiras. Os pressupostos e questões levantados instigam a definir como objetivo geral deste estudo: Analisar o papel do diretor escolar no processo de mediação de políticas educacionais associadas à melhoria do desempenho acadêmico de estudantes; e objetivos específicos: contextualizar o trabalho dos diretores no semiárido cearense a partir da análise de indicadores socioeconômicos dos municípios que compõem na pesquisa; situar o dirigente escolar no contexto das mudanças ocorridas no processo de promoção da educação enquanto direito público subjetivo, que se desdobram no seu dia a dia na escola; investigar mecanismos que influenciam os saberes e fazeres mobilizados pelo diretor para efetivar as políticas educacionais na escola; e, apresentar elementos do processo de constituição da identidade do dirigente escolar capazes de influenciar no processo de mediação das políticas educativas. Propõe-se a confirmação da seguinte tese: O diretor é sujeito mediador do processo de interpretação e “recriação” das políticas educacionais no território da escola; neste sentido, seus saberes, fazeres e autonomia trazem implicações decisivas para a escola e seus alunos. A metodologia qualitativa envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com doze diretores de escolas (estaduais e municipais) de altos e baixos IDEB, em três municípios (de alto, médio e baixo IDH, respectivamente). Os resultados obtidos foram trabalhados a partir da análise de conteúdo. Lançou-se um olhar, a partir de sete lentes (ou categorias de análise), sobre os contextos da prática, da produção do discurso e de influência a que se referem ao trabalho e à vida dos dirigentes escolares: mediação, autonomia, território, identidade, direito à educação, saberes/fazeres do diretor e autoconstituição profissional. A primeira conclusão nasce da demonstração de que o diretor, de fato, reinterpreta e “recria” as políticas educacionais, mediando de forma decisiva sua chegada à escola. Para isso, ele mobiliza saberes e fazeres, a partir do grau de autonomia conquistado, o que remete à forte influência que a participação da comunidade e do Poder Executivo – representado por instâncias como as CREDE e Secretarias de Educação - podem exercer neste processo. Portanto, a tese pôde ser confirmada. A segunda conclusão parte de reflexão sobre a centralidade assumida pela figura do diretor na gestão escolar. O atual momento
histórico reforça a personificação dessa centralidade. Na prática, essa centralidade atribuída ao diretor no processo de mediação das políticas educacionais na escola é partilhada por outros atores. Apesar de as políticas locais focalizarem o diretor, a reinterpretação e “recriação” conjunta das políticas que devem chegar à escola contribuem para garantir ao processo educativo um caráter mais participativo e democrático, próprio da educação ensejada pelo povo brasileiro e traduzida na educação cidadã preconizada pela Constituição do país.
Palavras-chave: Diretores escolares. Gestão escolar. Política educacional. Direito à educação.

Abstract:
ABSTRACT
This work seeks to add to studies on school management, focusing on the role of the school director in the current context of Brazilian educational policies. The assumptions and questions raised instigate to define as general objective of this study: To analyze the role of the school director in the process of mediation of educational policies associated to the improvement of the academic performance of students; and specific objectives: to contextualize the work of directors in the semi-arid region of Ceará based on the analysis of socioeconomic indicators of the municipalities that make up the research; situate the school leader in the context of the changes that have taken place in the process of promoting education as a subjective public right, which unfold in his daily life at school; investigate mechanisms that influence the knowledge and actions mobilized by the director to effect the educational policies in the school; and, present elements of the process of constitution of the identity of the school leader capable of influencing the process of mediation of educational policies. It is proposed to confirm the following thesis: The director is subject mediator of the process of interpretation and "re-creation" of educational policies in the territory of the school; in this sense, their knowledges, actions and autonomy bring decisive implications to the school and its students. The qualitative methodology involved semi-structured interviews with twelve school directors (state and municipal) of high and low IDEB, in three municipalities (high, medium and low HDI, respectively). The obtained results were worked out from the content analysis. A look was taken, based on seven lenses (or categories of analysis), on the contexts of practice, the production of discourse and influence that refer to the work and life of school leaders: mediation, autonomy, territory, identity, the right to education, the director's know-how, and professional self-constitution. The first conclusion comes from the demonstration that the principal does indeed reinterpret and "recreate" educational policies, decisively mediating his arrival at school. In order to do this, it mobilizes knowledge and skills, based on the degree of autonomy gained, which refers to the strong influence that the participation of the community and the Executive Power - represented by instances such as CREDE and Education Departments - can exercise in this process. Therefore, the thesis could be confirmed. The second conclusion is based on the centrality assumed by the director in school management. The current historical moment reinforces the embodiment of
this centrality. In practice, this centrality attributed to the principal in the process of mediation of educational policies in the school is shared by other actors. Although local policies focus on the director, the reinterpretation and joint "re-creation" of the policies that must reach the school contribute to guaranteeing the educational process a more participatory and democratic character, proper to the education provided by the Brazilian people and translated into citizen education advocated by Constitution of the country.
Keywords: School directors. School management. Educational politics. Right to education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
FERREIRA, EVELINE ANDRADE. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA: O PAPEL MEDIADOR DOS DIRETORES. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1