Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A DIDÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO SUPERIOR

Autor(es):
GRANGEIRO, MANUELA FONSECA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Os avanços nos estudos sobre a formação de professores têm apontado para a necessidade de um professor pesquisador, intelectual, crítico e reflexivo. No entanto, práticas de ensino e pesquisa nem sempre constituem uma unidade, ao mesmo tempo em que a atuação docente se
afasta de ações colaborativas e dialógicas que apontem para a função formativa do espaço da sala de aula. O objeto de estudo desta pesquisa é a didática do professor formador na disciplina de Didática do Ensino Superior. Os loci de investigação foram os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação (stricto sensu) e de Especialização em Gestão Escolar (lato sensu). Considerando que o professor formador dos referidos programas conduz seu trabalho na perspectiva da formação de outros professores e na aprendizagem da docência no ensino superior, a grande pergunta da presente pesquisa é: como o professor formador desenvolve suas práticas pedagógicas e sua didática na sala de aula da pós-graduação? Desta questão emergem as demais: quem é o professor formador? Quais os desafios do trabalho que desenvolve na sua sala de aula? De tais questões emergiram os objetivos. Objetivo geral: analisar a prática pedagógica do professor formador a partir do referencial teórico sobre o tema e das reflexões de docentes e discentes, tendo a Bricolagem como apoio metodológico para maior compreensão do objeto de estudo. Objetivos específicos: identificar as bases epistemológicas do trabalho do professor formador e sua práxis pedagógica no contexto atual; refletir sobre as concepções dos alunos e professores da pós-graduação a respeito do trabalho do professor formador e das suas práticas docentes. A escolha da metodologia tem seus princípios ancorados na Bricolagem, entendendo-a como possibilidade de associar diferentes saberes para melhor compreensão do problema investigado. A pesquisa revelou que a investigação das práticas dos professores formadores acontece principalmente do campo da Pedagogia e da Didática, uma vez que esses professores focam seu trabalho na formação de outros professores. A partir da sua experiência teórico-prática, a articulação de saberes, a mediação e o diálogo entre ensino e aprendizagem, o ensino e a pesquisa, a teoria e a prática buscam a práxis pedagógica, no sentido de criar e recriar a profissão de magistério da educação superior, considerando a complexidade requerida pelas constantes mudanças sociais.
Palavras-Chave: Formação de formadores. Didática. Bricolagem. Complexidade.

Abstract:
ABSTRACT
The development studies about teachers academic training has pointed to the need of a researcher, intellectual, critic and soul searching teacher. However, teaching and research practices do not always constitute in an unity, at the same time that the teaching activities moves away from collaborative and dialogic actions that point to the formative function of the classroom space. This research's main object is the didactic teacher’s former in the Didactic Higher Teaching discipline. The investigative loci were the Master and PHD degree courses in Education (sensustricto), and Specialization on School Management (sensulato). Considering that the teacher who forms these programs leads his work in the perspective of
training other teachers and on apprenticeship of teaching in higher education, the great question of the present research is: how the former teacher develops his pedagogical practices and didactics in the classroom of a post-graduation course? From this main question emerge the others: who is the former teacher? What are the challenges of this work at classroom? From these questions emerged the objectives: General: To analyze the pedagogical practice of the former teacher based on the theoretical reference on the subject and the reflections of teachers and students, with bricolage as a methodological support for a better understanding of the object of study. As specific objectives: To identify the epistemological bases of the former’s work and his pedagogical praxis in the current context; To reflect on the conceptions of graduate students and teachers regarding the former’s work and their teaching practices. The choice of methodology has its principles anchored in bricolage, understanding it as the possibility of associating different knowledge to better understand the problem investigated. The research revealed that the investigation of practices of formers teachers happens mainly in the field of pedagogy and didactics, since these teachers focus their work on the formation of other teachers. From its theoretical and practical experience, the linkage of knowledges, mediation and dialog between teaching and learning, teaching and research, theory and practice, seek the pedagogical praxis, in order to create and recreate the teaching training as a profession, considering the complexity required by the constant social changes. 
Keywords: Teacher training. Didactic. Bricolage. Complexity.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
GRANGEIRO, MANUELA FONSECA. A DIDÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO SUPERIOR. 2017. 131 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1