Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LETRAMENTOS DEMANDADOS EM CURSOS ON-LINE: POR UMA REDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE LETRAMENTO HIPERTEXTUAL

Autor(es):
Pinheiro, Regina Cláudia

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Esta tese tem o objetivo de redefinir o conceito de letramento hipertextual, cunhado por
Bolter (1998), visto que este não contempla mais as atuais práticas sociais mediadas por
hipertexto. A base teórica que sustenta esta investigação acadêmica procede,
principalmente, de Bolter (1998), Semali (2001), Soares (2002), Cavalcante Jr. (2003),
Street (2003), Martin (2008), Barton (2009), Lemke (2010) e Pinheiro; Araújo (2012).
A metodologia que tornou exequível o referido objetivo foi um estudo de caso sobre
produção de material didático on-line que se destinava a cursos de graduação a distância
da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade Aberta do
Brasil (UAB). Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores
conteudistas, responsáveis pelas disciplinas e pela elaboração do conteúdo didático que
fica disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFC Virtual, e
dois membros equipe de transição didática, uma das responsáveis pela
hipertextualização do material. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção
dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento
da elaboração por parte dos professores, através da instalação de um programa no
computador dos docentes que filma a tela com todos os seus movimentos e permite a
gravação de voz, o que possibilitou que o professor realizasse uma espécie de protocolo
verbal, e (iii) acompanhamento presencial do trabalho da equipe de transição didática,
realizado por meio de um diário de bordo no qual fiz anotações sobre esse momento.
Além disso, analisei o material elaborado em suas três versões: a elaboração do
professor, a versão da equipe de transição didática e a versão final do material no
ambiente web. A análise permite a conclusão de que os letramentos praticados pelos
sujeitos da pesquisa podem ser categorizados em centrado na escrita, oral, visual,
tecnológico, comunicacional e informacional, os quais se inter-relacionam e um ou
outro pode se sobressair. Sendo assim, o conceito de letramento hipertextual a que
chegamos se configura como práticas sociais mediadas por hipertexto, através das quais
se pode identificar diversos tipos de letramentos que se harmonizam para a significação
de sentidos.
Palavras-chave: Letramento(s), hipertexto, letramento hipertextual.

Abstract:
ABSTRACT
This thesis aims to redefine the concept of hypertextual literacy, coined by Bolter
(1998), since this does not include the current social practices mediated by
hypertext. The theoretical basis supporting this academic enterprise proceeds mainly
Bolter (1998), Semali (2001), Soares (2002), Cavalcante Jr. (2003), Street (2003),
Martin (2008), Barton (2009), Lemke (2010) and Pinheiro; Araújo (2012). The
methodology which made feasible the aforementioned goal was the case study of the
online pedagogical materials designed for undergraduate distance learning courses
provided by Federal University of Ceará (UFC – Universidade Federal do Ceará) in
partnership with Open University of Brazil (UAB – Universidade Aberta do
Brasil). The subjects who participated in the research were the professors responsible
for the discipline organization and for designing the curricular contents available for
access on the Online Learning Environment (AVA – Ambiente Virtual de
Aprendizagem) of Virtual UFC Institute, and team of professors, a part of the group
responsible for the hypertextualisation process, whose work is to do the didactic
transition. The instruments and techniques used to build the data were: (i) semistructured
interviews with the subjects, (ii) observing the development of materials by
professors through a software that record all the operations on screen and the
surrounding sounds, allowing professors to perform a verbal protocol, and (iii)
monitoring the work of the group of didactic transition by means of a journal in which
I‟ve made notes about this moment. Furthermore, I analyzed the material produced in its
three versions: the initial version designed by professors, then the one designed by the
group of didactic transition, and the final version available on the online
environment. The analysis leads to conclude that literacy practices developed by the
subjects can be categorized into traditional, oral, visual, technological, communicational
and informational, which are interrelated, and one or the other can stand out. Thus, we
define the concept of hypertextual literacy as social practices mediated by hypertext,
through which one can identify different types of literacies that jointly create the
meaning.
Keywords: Literacy(ies); hypertext; hypertextual literacies.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pinheiro, Regina Cláudia. LETRAMENTOS DEMANDADOS EM CURSOS ON-LINE: POR UMA REDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE LETRAMENTO HIPERTEXTUAL. 2013. 185 f. Tese (Doutorado em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1