RESUMO
Esta tese tem o objetivo de redefinir o conceito de letramento hipertextual, cunhado por
Bolter (1998), visto que este não contempla mais as atuais práticas sociais mediadas por
hipertexto. A base teórica que sustenta esta investigação acadêmica procede,
principalmente, de Bolter (1998), Semali (2001), Soares (2002), Cavalcante Jr. (2003),
Street (2003), Martin (2008), Barton (2009), Lemke (2010) e Pinheiro; Araújo (2012).
A metodologia que tornou exequível o referido objetivo foi um estudo de caso sobre
produção de material didático on-line que se destinava a cursos de graduação a distância
da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade Aberta do
Brasil (UAB). Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores
conteudistas, responsáveis pelas disciplinas e pela elaboração do conteúdo didático que
fica disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFC Virtual, e
dois membros equipe de transição didática, uma das responsáveis pela
hipertextualização do material. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção
dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento
da elaboração por parte dos professores, através da instalação de um programa no
computador dos docentes que filma a tela com todos os seus movimentos e permite a
gravação de voz, o que possibilitou que o professor realizasse uma espécie de protocolo
verbal, e (iii) acompanhamento presencial do trabalho da equipe de transição didática,
realizado por meio de um diário de bordo no qual fiz anotações sobre esse momento.
Além disso, analisei o material elaborado em suas três versões: a elaboração do
professor, a versão da equipe de transição didática e a versão final do material no
ambiente web. A análise permite a conclusão de que os letramentos praticados pelos
sujeitos da pesquisa podem ser categorizados em centrado na escrita, oral, visual,
tecnológico, comunicacional e informacional, os quais se inter-relacionam e um ou
outro pode se sobressair. Sendo assim, o conceito de letramento hipertextual a que
chegamos se configura como práticas sociais mediadas por hipertexto, através das quais
se pode identificar diversos tipos de letramentos que se harmonizam para a significação
de sentidos.
Palavras-chave: Letramento(s), hipertexto, letramento hipertextual.