Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM MICROBIOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Autor(es):
ARAÚJO, ANA LÉA DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A Microbiologia é a ciência responsável pelo estudo de seres microscópicos (bactérias, fungos e vírus). O estudo dessa ciência torna-se indispensável por sua importância e relação com higiene pessoal e saúde de toda a humanidade, bem como implica uma relação obrigatória com o meio ambiente em que se vive, pois cada ambiente como o solo, ar e água possui uma microbiota correspondente. O ensino de Microbiologia possui algumas dificuldades pelo abstratismo apresentado pelos seres microscópicos, sendo necessário o professor buscar novos métodos e ferramentas para expor esse conteúdo em sala de aula. Para estudo desse mundo microbiológico é preciso à utilização de estratégias e ferramentas didáticas que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse ínterim, o presente trabalho elaborou e aplicou aulas práticas com uso de materiais sustentáveis para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola em Fortaleza e através de questionários analisou a percepção dos discentes sobre as aulas práticas realizadas. Essa pesquisa caracterizou-se por ser descritiva com abordagem qualitativa que foi aplicada em uma escola privada no município de Fortaleza, contou com a elaboração de quatro planos de aulas com base na literatura atual em Microbiologia, buscando a utilização de materiais alternativos e sustentáveis para realização das práticas, para coleta de percepção foi elaborado um questionário a partir da Escala de Linkert. Como resultado, esse trabalho produziu 4 planos de aula de acordo com a literatura atual e contendo aulas práticas viáveis de execução, resultou também na produção de um questionário para análise de percepção que mostrou que 75% dos discentes consideram importante a busca de materiais alternativos para realização de aulas práticas semanais, mostrou também que 80% dos alunos mostraram conhecimentos sobre micro-organismos o que está de acordo com trabalhos realizados anteriormente, 88,4% dos discentes participantes da pesquisa consideram que a realização de aulas práticas é muito importante para o aprendizado em Ciências quando o conteúdo estudado refere-se a Microbiologia. Notou-se que a maioria dos alunos respondeu o questionário respaldado pelo conhecimento adquirido nas aulas práticas realizadas, os que lhe auxiliaram na construção do pensamento científico.. Palavras-chave: Aprendizagem. Microbiologia. Aulas práticas. Materiais sustentáveis. Ensino de Ciências.

Abstract:
ABSTRACT
Microbiology is the science responsible for the study of microscopic creatures (bacteria, fungi and viruses). The study of this science is indispensable for its importance and relationship with personal hygiene and health of all humanity and implies an obligatory relationship with the environment in which we live, because each environment such as soil, air and water has a corresponding microbiota. The teaching of Microbiology has some difficulties at abstratismo presented by microscopic beings, requiring the teacher to seek new methods and tools to expose that content in the classroom. For microbiological study of this world we have to use strategies and teaching tools that can facilitate the teaching-learning process. Meanwhile, this paper elaborated and applied practical classes with the use of sustainable materials for students from the 7th grade of elementary school of a school in Fortaleza and through questionnaires analyzed the perceptions of students on practical classes held. This research was characterized for being descriptive with qualitative approach that has been applied in a private school in Fortaleza, included the formation of four lesson plans based on the current literature in Microbiology, seeking the use of alternative and sustainable materials to perform practices, to collect perception was prepared a questionnaire from the Linkert Scale. As a result, this work produced four lesson plans according to current literature and containing viable practical classes run also resulted in the production of a questionnaire to perception analysis showed that 75% of students consider important to search for alternative materials for holding weekly practical classes, also showed that 80% of students showed knowledge of micro-organisms which is in line with work done previously, 88.4% of survey participants believe that students conducting practical classes is very important for the in Science when the learning contents studied relates to microbiology. It was noted that most students answered the questionnaire supported by the acquired knowledge in practical classes conducted, those who helped him in the construction of scientific thought.
Keywords: Learning. Microbiology. Practical classes. Sustainable materials. Science teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAÚJO, ANA LÉA DE OLIVEIRA. PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM MICROBIOLOGIA: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1