Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FLORESTAN FERNANDES E A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autor(es):
ALMEIDA, SÂMIA CAROLINE TEIXEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso apresenta aspectos relevantes acerca da vida e obra do professor Florestan Fernandes e sua presença atuante no cenário educacional brasileiro. Tem como objetivo principal dar maior visibilidade à influente participação e contribuição do educador e militante para o desenvolvimento da educação pública brasileira. Além disso, tem por finalidade tornar compreensível como ideias produzidas por intelectuais podem se transformar em conhecimento crítico e, assim, engrenar forças sociais que questionam o estabelecido. O desenvolvimento desse trabalho fundamenta-se, teoricamente, nas obras do autor investigado e demais autores que compõem a literatura sobre o assunto em questão como: Florestan Fernandes, Laurez Cerqueira, Antônio Cândido e Demerval Saviani. A metodologia apoia-se numa abordagem qualitativa que destaca o caráter social da pesquisa reunindo fontes bibliográficas e documentais analisadas a partir de uma concepção dialética de analise e interpretação da realidade, caracterizada pela contextualização dos fenômenos estudados onde um elemento é entendido a partir de suas relações com o meio. A pesquisa busca ampliar e divulgar os estudos do renomado autor por perceber a importância de Florestan Fernandes no meio acadêmico, refletir em torno de uma educação socialista que seja capaz de intervir, positivamente, a favor de uma educação transformadora, capaz de levar nossos alunos a refletir sobre seu papel na sociedade.
Palavras-chave: Florestan Fernandes. Educação. Escola Pública. Revolução Educacional.

Abstract:
ABSTRACT
This course conclusion work presents relevant aspects about life and Florestan Fernandes teacher's work and his presence active in the Brazilian educational scenario. Its main objective is to give greater visibility to the influential participation and contribution of the educator and campaigner for the development of Brazilian public education. Furthermore, it is to make understandable as produced by intellectual ideas can turn into critical knowledge and thus engage social forces that challenge the established. The development of this work is based, theoretically, in the works of investigation and further authors that make up the literature on the subject in question as Florestan Fernandes, Laurez Cerqueira, Antonio Candido and Demerval Saviani. The methodology is based on a qualitative approach that highlights the social nature of the research gathering bibliographical and documentary sources analyzed from a dialectical conception of analysis and interpretation of reality, characterized by the contextualization of the phenomena studied where an element is understood from its relations with the environment. The research seeks to expand and disseminate the renowned author studies to realize the importance of Florestan Fernandes in academia, reflect around a socialist education to be able to intervene positively in favor of a transforming education, able to take our students reflect on their role in society. Keywords: Florestan Fernandes. Education. Public school. Educational Revolution. political militancy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ALMEIDA, SÂMIA CAROLINE TEIXEIRA. FLORESTAN FERNANDES E A EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1