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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: RESGATANDO ELEMENTOS, ESPAÇOS E OPORTUNIDADES

Autor(es):
SANTOS, ROBERTA FERREIRA SILVA DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
A educação integral surge como uma forma de resgatar e garantir os direitos e o desenvolvimento integral do homem. Partindo de um cenário de indagações e preocupações que assusta a educação em nosso país, este ideal era defendido por grandes pensadores da educação brasileira. Paulo Freire, em seus feitos, faz-nos refletir sobre uma educação integral e integrada, possibilitando a cada educando e educador os desafios e as condições para descobrir-se e assumir-se integralmente. Os pioneiros deste modelo educacional desafiador, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro imaginava a educação do nosso país um sistema político e democrático e antes o que parecia ser utopia, hoje é vista como uma porta aberta para a concepção de um ser humano transcendente, capaz de desenvolver suas inteligências múltiplas e viver numa sociedade justa e igualitária. Porém, para que haja uma idealização desta concepção várias reflexões são postas em discussão, a primeira delas é imaginar uma escola capaz de atender a essas manifestações. Entretanto, é preciso transformar, reorganizar os tempos e espaços educativos que lhes são propostos, isso implica repensar toda a lógica em que planejamos o tempo-espaço, desde o engajamento de todos a uma nova estrutura curricular que adote conteúdos significativos às múltiplas aprendizagens que serão desenvolvidas. Partindo deste pressuposto, o objetivo primordial deste trabalho é mostrar a importância do psicopedagogo nas escolas de tempo integral, bem como a parceria família e escola. Para subsidiar o trabalho teve-se como referencial teórico Teixeira (1950), Ribeiro (1997), Freire (1995) revelando os caminhos que nos levam para uma educação integral inclusiva e Sampaio (2009) que fala sobre a relação do sujeito, família. Todavia, precisa-se Imaginar a formação integral de um individuo não é apenas pretender um desenvolvimento cognitivo, afetivo e físico é preciso que se leve em conta uma série de fatores favoráveis ou não a este processo, ou seja, não são apenas os fatores orgânicos que devem ser levados em consideração, pois é preciso observar o comportamento do sujeito, na interação com seu meio familiar, escolar e social. Considerando que cada ambiente exerce uma gama de influências, esse ser social é particular, ou seja, cada um carrega consigo sua bagagem com experiências e expectativas singulares de desenvolvimento. Todavia, compreendemos que a educação é parte da sociedade e a sociedade não caminha para o sucesso se não houver uma educação justa e comum a todos.
Palavras-chave: Educação integral. Homem integral. Psicopedagogia. Escola. Família.

Abstract:
ABSTRACT
The comprehensive education emerges as a way of fishing and ensure the rights and integral development of man. Based on a scenario of questions and concerns that scares education in our country, this ideal was defended by great thinkers of Brazilian education. Paulo Freire, in his deeds, makes us reflect on a comprehensive and integrated education, enabling each student and educator challenges and conditions to be discovered and assumed full. The pioneers of this challenging educational model, Teixeira and Darcy Ribeiro thought education of our country a political and democratic system and before what appeared to be utopia, is now seen as an open door to the conception of a transcendent being human, able to develop their multiple intelligences and live in a just and egalitarian society. However, so there is an idealization of this conception multiple reflections is under discussion, the first one is to imagine a school able to meet those demonstrations. However, it is necessary to transform, reorganize the times and educational spaces that are proposed, this implies rethinking all logic we planned the space-time, since the engagement of all the new curriculum to adopt meaningful content to multiple learning to be developed. On that basis, the primary objective of this study is to show the importance of the educational psychologist in all-day schools as well as the partnership family and school. To support the work had as theoretical Teixeira (1950), Ribeiro (1997), Freire (1995) revealing the paths that lead us to an inclusive comprehensive education and Sampaio (2009) which talks about the subject of the relationship, family. However, one must imagine the integral formation of an individual is not only want a cognitive, emotional and physical development is necessary to take into account a number of favorable factors or not this process, that is, not only are organic factors that must be taken into account, it is necessary to observe the subject's behavior in interaction with their environment family, school and social. Since each environment has a range of influences, that being social is private, that is, each carries your luggage with unique experiences and expectations of development. However, we understand that education is part of society and society does not walk for success if there is a fair and common education to all. Keywords: Integral education. Whole man. Educational psychology. School. Family

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, ROBERTA FERREIRA SILVA DOS. EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: RESGATANDO ELEMENTOS, ESPAÇOS E OPORTUNIDADES. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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