Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
JOGOS ELETRÔNICOS COMO APOIO VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autor(es):
SOUSA, RÓGERES RODRIGUES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Objetivou-se investigar o uso que professores de história do ensino médio fazem das imagens de jogos eletrônicos como apoio visual no ensino desta disciplina. Se fazem ou não uso de imagens de jogos eletrônicos como apoio em suas aulas e, se fazem, como fazem. Estudo qualitativo, realizado em duas escolas de Fortaleza-CE, em junho de 2014. Para coleta das informações, utilizamos a entrevista semiestruturada junto a professores de história do ensino médio. Discutiu-se a respeito do conceito de imagem, dos fins de suas produções, do seu papel como objeto mediador entre o espectador e a realidade, da sua utilização como documento histórico, fonte de pesquisa e linguagem de ensino e do seu uso no ensino de história. Das falas, emergiram as seguintes categorias: contato e uso pessoal de jogos eletrônicos, conceitos sobre imagem, uso e abordagem metodológica de imagens em sala de aula, uso de imagens de jogos eletrônicos como apoio em sala de aula, no ensino de história. A imagem, assim como o texto escrito, constitui importante fonte de pesquisa. Logo, devem ser exploradas em sala de aula, visto que novas abordagens e recursos em sala de aula figuram-se como alternativas para motivar alunos a se interessarem pelo ensino de forma geral.
Palavras-chave: Imagens. Jogos Eletrônicos. Apoio Visual. Ensino de História.

Abstract:
ABSTRACT
This study aimed to investigate the use that teachers high school history make images of electronic games as visual aids in teaching this subject. If you do or do not use images from video games such as support in their classes, and if they do, how they do. Qualitative study in two schools of Fortaleza, in June 2014. For data collection, we used semi-structured interviews with teachers of high school history. It was discussed about the concept of image, the purposes of his productions, his role as mediator object between the viewer and the reality of its use as a historical document, a source of research and teaching language and its use in teaching history. From the speeches, the following categories emerged: personal contact and use of electronic games, concepts of image, use images and methodological approach in the classroom, use of images of electronic games as support in the classroom, the teaching of history. This, as well as written text, an important source of research. Therefore, should be explored in the classroom, since new approaches and resources in the classroom is listed as alternatives to motivate students to take an interest in education in general.
Keywords: Images. Electronic games. Visual support. Teaching of History.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUSA, RÓGERES RODRIGUES DE. JOGOS ELETRÔNICOS COMO APOIO VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1