Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PRÁTICA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A PASTORAL DA CRIANÇA COMO EXEMPLO ATUAL DE MOVIMENTO SOCIAL

Autor(es):
ANJOS, LÍVIA ALVES ALVES DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Este trabalho é um estudo sobre os movimentos sociais e sua prática educativa não-formal que aposta na educação para além dos muros da escola como um processo colaborativo, mas não principal e único, para construção da cidadania. Tendo como objetivo compreender o papel dos movimentos sociais como prática educativa numa perspectiva educacional não-formal, tomando como exemplo concreto a Pastoral da Criança. O trabalho parte da reflexão sobre movimentos sociais, prática educativa não-formal e ação da Pastoral da Criança como movimento social da atualidade e toma como direcionamento os pensamentos dos principais autores como, Maria da Glória Gohn (1995/2010) que contempla os estudos sobre os Movimentos Sociais, Carlos Brandão (1981) que trata da concepção de Educação como todo conhecimento adquirido com a vivência em sociedade, Paulo Freire (1980/1984) que aborda o conceito de Educação Popular numa perspectiva transformadora, José Carlos Libâneo (2007) que apresenta os conceitos de Educação e a classifica em Formal, Informal e Não-formal, dentre outros, que escreveram sobre as respectivas áreas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico realizada através da pesquisa de campo. O trabalho revela entre outros resultados, que a Pastoral da Criança como movimento social atual, pratica através de suas ações uma educação que busca alcançar a cidadania e que não substitui, e nem busca substituir a educação formal escolar, mas colabora primordialmente na construção do pensamento crítico.
Palavras-Chave: Movimentos sociais. Prática educativa não-formal. Pastoral da Criança

Abstract:
ABSTRACT
This paper is a study on the social movements and their non-formal educational practice that investment in education beyond the walls of the school as an essential process, but not only, for the main and the construction of citizenship. Aiming to understand the role of social movements as educational practice in a non-formal educational perspective, taking as a concrete example of The Children’s Pastoral. This paper part of reflection on social movements, non-formal educational practice and action of the Children’s Pastoral as social movement of today and takes as routing the thoughts of the main authors as, Maria da Gloria Gohn (1995-2010), Carlos Brandão (1981), Paulo Freire (1980-1984), José Carlos Libâneo (2007), among others, who wrote about their areas. It is a qualitative study of ethnographic. The study reveals among other results, that the Children’s Pastoral as the current social movement, practiced through their actions an education that reaches or not the citizenship and does not replace, and nor is it intended to replace the formal education at school, but collaborates primarily in construction of critical thinking.
KeyWords: Social Movements, The Children’s Pastoral, Non-formal Educational Practice

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ANJOS, LÍVIA ALVES ALVES DOS. PRÁTICA EDUCATIVA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A PASTORAL DA CRIANÇA COMO EXEMPLO ATUAL DE MOVIMENTO SOCIAL. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1