Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA TEÓRICO-PRÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA MOLECULAR

Autor(es):
OLIVEIRA, ROBERTA TAIANE GERMANO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Ademais do grande desenvolvimento da Biologia Molecular, algumas Universidades não possuem infraestrutura e recursos necessários para possibilitar aos estudantes a experiência prática do seu ensino apresentando, assim, limitações no que tange a ferramentas que possam incrementar o conteúdo teórico. Isso dificulta a aprendizagem, uma vez que, no ensino de Biologia Molecular, as atividades práticas são essenciais, pois esta disciplina lida com conceitos abstratos e microscópicos. Os elementos ilustrativos tem o objetivo de ilustrar ou apresentar ao aluno um equipamento, um processo, uma técnica, ou fatos que são de difícil assimilação, mas que não se tem a possibilidade do manuseio. A utilização desses elementos em cartilhas pode ser bastante útil e eficiente como instrumento informativo e educativo, principalmente se empregada com objetivos bem definidos. Assim, a cartilha atua como um instrumento disseminador do conhecimento, de caráter lúdico, divertido e informal. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi produzir e validar uma cartilha que sirva como ferramenta didático-pedagógica para complementar o conteúdo teórico da disciplina de Biologia Molecular, apresentando o conteúdo prático do conhecimento, de maneira simples e clara, suplementando o conteúdo teórico. Para elaboração da cartilha foram utilizados livros, artigos, revistas e materiais que apresentam o assunto em foco desse trabalho, além do livro-texto adotado na disciplina de Biologia Molecular do curso de Ciências Biológicas. A cartilha é dividida em capítulos e contemplada com ilustrações e esquemas produzidas pela autora. Toda a cartilha foi elaborada e diagramada nos programas Microsoft Power Point 2013 e Microsoft Word 2013 pela autora. O material produzido foi avaliado por instrumentos de validação internacionais: Suitability Assessment of Materials e Simple Measure of Gobbledygook. Segundo os dois instrumentos avaliativos, a cartilha pode ser lida por pessoas que tiverem 18 anos de estudo e é considerada excelente, com uma pontuação alcançada de 77,2%, já que apresenta adequação cultural, o layout e tipografia, estimulação ao aprendizado, conteúdo, leiturabilidade e gráficos adequados ao público-alvo.
Palavras-Chave: Biologia Molecular. Cartilha ilustrativa. Ferramenta didático-pedagógica.

Abstract:
ABSTRACT
Molecular Biology, despite being a relatively new science is, among the various areas of biology, which is more developed in recent years. In addition to its development, some universities have no infrastructure and resources necessary to enable students the practical experience of its teaching presenting thus limitations when it comes to tools that can increase the theoretical content. This hinders learning, since, at the Molecular Biology teaching, practical activities are essential because this discipline deals with abstract concepts and microscopic. The illustrative elements is intended to illustrate or provide the student with a device, process, technique, or facts that are difficult to assimilate, but it does not have the possibility of handling. The use of these elements in brochures can be very useful and efficient as informative and educational tool, especially if used with well-defined objectives. Thus, the primer acts as a disseminator of knowledge instrument of playfulness, fun and informal generating greater public acceptance and better implementation. Given the above, the objective was to produce and validate a primer that serves as didactic and pedagogical tool to complement the theoretical content of Molecular Biology discipline, presenting the practical content knowledge in a simple and clear way, supplementing the theoretical content. For the preparation of the booklet have been used books, articles, magazines and materials that present the subject in focus of this work, besides the adopted textbook on molecular biology discipline the course of Biological Sciences. The booklet is divided into chapters and covered with illustrations and diagrams produced by the author. The entire booklet was elaborated and diagrammed in Microsoft PowerPoint 2013, and Microsoft Word programs in 2013 by the author. The material produced was evaluated by instruments of international validation: SAM and SMOG. According to the two evaluation tools, the primer can be read by people who have 18 years of study and evaluation by the SAM method, is considered excellent, with a score reached 77.2%, as it features cultural fit, layout and typography, stimulation of learning, content, readability and graphics appropriate to the target audience.
Keywords: Molecular biology, illustrative booklet, teaching tool-pedagogical

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, ROBERTA TAIANE GERMANO DE. PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA TEÓRICO-PRÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA MOLECULAR. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 9 de outubro de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1