Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INSTRUMENTALIDADE(S) E SUA DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS: UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DAS VERSÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE.

Autor(es):
SILVA, SAMUEL GERMANO MOREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta iniciativa investigativa discute as compreensões de estudantes do curso de Serviço Social 
da UECE, acerca da instrumentalidade do trabalho da(o) assistente social, com ênfase na sua 
dimensão  técnico-operativa, no  âmbito da  formação profissional. O  objetivo  deste  estudo  é 
apreender como estes sujeitos concebem a instrumentalidade da profissão, em suas dimensões 
estruturantes  –  técnico-operativa,  teórico-metodológica,  ético-política  –,  em  específico,  a 
dimensão  técnico-operativa.  A  abordagem  deste  tema,  no  campo  da  formação  profissional, 
exigiu, em primeira instância, a discussão sobre o ensino da prática no curso de Serviço Social 
da UECE. Diante da particularidade do objeto em tela, optou-se pela abordagem qualitativa. 
Utilizou-se  a  observação  participante,  o  uso  de  diário  de  campo,  construção  de  roteiro  de 
entrevista, e  foram realizadas entrevistas semi-  estruturadas para apreender o(s) ponto(s) de 
vista  das(os)  interlocutoras(es)  e  interpretá-los  criticamente  à  luz  da  produção  teórica  de 
tradição  marxista,  no  âmbito  do  Serviço  Social.  Neste  sentido,  o  estudo  discute  as 
dificuldades que parecem existir na construção de mediações entre a teoria e a prática, bem 
como  na  articulação  das  três  dimensões  constitutivas  da  instrumentalidade  da  profissão, 
sobretudo,  na  abordagem  técnico-operativa,  instância  de  passagem  para  materialização  do 
exercício profissional. Segundo os discursos, estas dificuldades, que parecem ser presentes à 
formação profissional da UECE, têm determinações estruturantes do âmbito das condições de
precarização do ensino superior, bem como parecem indicar relações com determinações da 
racionalidade formal-  abstrata. A interpretação dos discursos permite apreender, ainda, que a 
formação  profissional  ampliada,  construída  na  vivência  do  tripé  universitário  e  da 
participação  político-  social,  parece  favorecer  à  compreensão  mais  densa  das  relações 
estabelecidas no campo da instrumentalidade do exercício profissional, e da unidade teoria e 
prática. 

Abstract:
ABSTRACT
This investigative initiative discusses the understanding of students of UECE’s Social Work 
major, about the instrumentality of the social worker’s work, with emphasis on its technical 
and operational  dimension in vocational training. The aim of this study is to understand how 
these  subjects  conceive  the  instrumentality  of  the  profession,  its  structural  dimensions  -technical and operational, theoretical and methodological, ethical and political  -  specifically, 
the technical and operational dimension. The approach of this theme in the field of vocational 
training required, in the first instance, the discussion about the practice of teaching in Social 
Work’s  major  at  UECE.  Facing  the  particularity  of  the  object  in  screen,  we  opted  for  a 
qualitative approach. We used participant observation, the use of field diary, interview guide 
construction, and semi-structured interviews were carried out to grasp the speaker’s point of 
view and interpret them critically  in the light of theoretical production of Marxist tradition, in 
Social Work’s ambit. In this meaning, the study discusses the difficulties that seem to exist in 
the construction of mediations between theory and practice as well as the articulation of the 
three constitutive dimensions of the profession’s instrumentality, especially in the technicaloperative  approach  in  passing  instance  for  materialization  of  the  professional’s  practice. 
According to the speeches, these difficulties that seem to be present  at the UECE’s training 
have structural determinations of the scope of precarious conditions of higher education, and 
seem  to  indicate  relations  with  determinations  of  formal-abstract  rationality.  The 
interpretation  of  the  discourses  allows  to  seize  also  th e  expanded  training,  built  on  the 
experience of university tripod and social political participation, it seems to favor a densest 
understanding  of  the  relations  established  in  the  field  of  instrumentality  of  professional 
practice, and of theory-practice unit.
Keywords: Instrumentality. Technical-operative approach. Theory -practice unit.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, SAMUEL GERMANO MOREIRA. INSTRUMENTALIDADE(S) E SUA DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS: UMA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DAS VERSÕES DE ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE.. 2016. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1