RESUMO
Esta iniciativa investigativa discute as compreensões de estudantes do curso de Serviço Social
da UECE, acerca da instrumentalidade do trabalho da(o) assistente social, com ênfase na sua
dimensão técnico-operativa, no âmbito da formação profissional. O objetivo deste estudo é
apreender como estes sujeitos concebem a instrumentalidade da profissão, em suas dimensões
estruturantes – técnico-operativa, teórico-metodológica, ético-política –, em específico, a
dimensão técnico-operativa. A abordagem deste tema, no campo da formação profissional,
exigiu, em primeira instância, a discussão sobre o ensino da prática no curso de Serviço Social
da UECE. Diante da particularidade do objeto em tela, optou-se pela abordagem qualitativa.
Utilizou-se a observação participante, o uso de diário de campo, construção de roteiro de
entrevista, e foram realizadas entrevistas semi- estruturadas para apreender o(s) ponto(s) de
vista das(os) interlocutoras(es) e interpretá-los criticamente à luz da produção teórica de
tradição marxista, no âmbito do Serviço Social. Neste sentido, o estudo discute as
dificuldades que parecem existir na construção de mediações entre a teoria e a prática, bem
como na articulação das três dimensões constitutivas da instrumentalidade da profissão,
sobretudo, na abordagem técnico-operativa, instância de passagem para materialização do
exercício profissional. Segundo os discursos, estas dificuldades, que parecem ser presentes à
formação profissional da UECE, têm determinações estruturantes do âmbito das condições de
precarização do ensino superior, bem como parecem indicar relações com determinações da
racionalidade formal- abstrata. A interpretação dos discursos permite apreender, ainda, que a
formação profissional ampliada, construída na vivência do tripé universitário e da
participação político- social, parece favorecer à compreensão mais densa das relações
estabelecidas no campo da instrumentalidade do exercício profissional, e da unidade teoria e
prática.